Na informática, o Advanced Technology eXtended, abreviado ATX (em português: Tecnologia Avançada Estendida) é uma especificação de configuração de placa-mãe e fonte de alimentação desenvolvida em 1995 pela norte-americana Intel Corporation, para melhorar os padrões de fator de forma/designers anteriores, como o design ...
Uma das diferenças entre fontes AT e ATX está nos seus conectores (liga–desliga da AT e botão Power da ATX) e na forma de desligá-las. Não podemos nos esquecer da fonte BTX. Ela foi criada pela Intel na intenção de substituir as fontes ATX.
Na informática, o Advanced Technology eXtended, abreviado ATX (em português: Tecnologia Avançada Estendida) é uma especificação de configuração de placa-mãe e fonte de alimentação desenvolvida em 1995 pela norte-americana Intel Corporation, para melhorar os padrões de fator de forma/designers anteriores, como o design ...
Conectores padronizados: As fontes ATX possuem conectores padronizados, facilitando a compatibilidade com a maioria dos componentes de hardware. Isso inclui conectores para a placa-mãe, dispositivos de armazenamento, placas de vídeo e outros.
Como o nome indica, a principal diferença em relação ao padrão ATX está nas dimensões: placas-mãe Micro ATX são menores e, portanto, ideais para PCs com gabinete médio ou pequeno.
Este conector é chamado de ATX12V, é um chicote auxiliar requisitado para fornecer 12V em algumas placas-mãe podendo ser utilizado pelo AGP e regulador de tensão da CPU.
Uma placa-mãe ATX deve ter o tamanho de 305 x 244 milímetros. Toda placa-mãe também possui furos. Esses furos servem para parafusar a placa-mãe no gabinete, deixando-a bem segura. Portanto, o padrão ATX também determina a posição de cada um dos furos.
Toda fonte ATX possui uma capacidade de fornecimento de energia medida em watts. Na hora de escolher um modelo para a sua máquina, é necessário ficar atento aos watts reais, ou seja, à capacidade real das saídas de 3,3V, 5V e 12V.
Usado para levar energia a drives do tipo IDE, este conector de 4 pinos foi padrão durante muitos anos, mas nas máquinas de hoje já não é mais utilizado.
Compartilhar. Tem uma série de diferenças entre o padrão ATX e o AT. Acho que um jeito fácil de ver qual é qual é como é o botão de ligar... No AT o botão fica pressionado quando tá ligado, sai um cabo dele e vai diretamente na fonte, no ATX o botão de ligar é conectado na MOBO, que por sua vez é ligada na fonte.
Basta procurar nas especificações da placa-mãe o Formato (Form Factor), vai aparecer em algum lugar falando se é EATX, ATX, mATX/microATX, ITX/mini-ITX, etc. Mesma coisa no gabinete, em algum lugar vai ter a informação sobre quais os formatos/medidas compatíveis.
O cabo de força ATX segue o novo padrão de tomadas brasileiras, com plugue de 3 pinos. Possui proteção de plástico nos pinos para evitar choques acidentais por contato. Serve para levar a energia da tomada da sua casa até a fonte ATX, onde irá distribuir a energia para sua máquina.
microATX é um padrão para placas-mãe que foi introduzido em dezembro de 1997. O tamanho máximo de uma placa-mãe microATX é de 9,6 × 9,6 polegadas. O tamanho padrão de ATX é 25% mais longo, com 12 × 9,6 polegadas. As placas-mãe microATX atualmente disponíveis suportam CPUs da VIA, Intel ou AMD.
O gabinete M-ATX foi desenvolvido para abrigar as placas-mãe Micro-ATX, que têm tamanho reduzido. Dessa forma, apresenta uma menor capacidade para a instalação de componentes, atendendo às pessoas que pretendem montar um PC portátil e aos usuários que desejam economizar espaço.
Os gabinetes Mid Tower (Torre Intermediária) e Full Tower (Torre Completa) são compatíveis com as placas-mãe padrão ATX, ou seja, um dos tamanhos mais populares do mercado entre esses componentes.