Cadência audiovisual ou taxa de fotograma (frame rate, em inglês) é a frequência a que um dispositivo de processamento de imagens, faz a produção consecutiva das imagens chamadas de quadros de vídeo (frames em inglês).
Frame rate nada mais é de quantos frames por segundo nossa câmera está configurada para gravar. Lembro que o frame rate do cinema sempre foi 24 quadros por segundo, pois segundo consta é a cadência mais natural para os olhos humanos observarem.
FPS é a abreviação de “Frames por Segundo”, que representa o número de quadros individuais exibidos em um segundo em um jogo ou animação. Cada quadro exibe uma imagem específica, e a velocidade com que esses quadros são reproduzidos cria a ilusão de movimento contínuo para o jogador.
Além de afetar a capacidade de resposta, uma baixa taxa de quadros também pode afetar a experiência visual, especialmente se o jogo for baseado em animação e tiver recursos gráficos avançados. Portanto, os jogos rodam melhor com uma taxa de quadros mais alta, sendo 60 considerado ótimo e 30, o valor mínimo aceitável.
Qual é o FPS ideal para jogos? O consenso é que 60FPS seja o nível desejável para a maioria dos jogos. Muitos games rodam a 30FPS para poderem exibir gráficos melhores, sacrificando um pouco de fluidez. Existem níveis superiores como 120FPS, recomendado para games competitivos.
A taxa de atualização do monitor é um bom alvo para as taxas de quadros de jogos. Se o seu monitor tiver uma taxa de atualização de 60 Hz, você não verá benefícios em taxas de quadros superiores a 60 FPS, pois o monitor não atualizará rápido o suficiente para acompanhar o desempenho da sua GPU.
Quanto maior o seu poder de processar essas imagens, mais rápido o game vai rodar na máquina. Além do mais, a maior quantidade de FPS permite que você consiga rodar jogos mais complexos, com alta qualidade de imagem, maior nível de informações na sua tela e menor espaçamento entre um frame e outro.
A taxa de quadros alvo para jogadores é preferencial, pois ter uma conexão estável com a placa gráfica às vezes é mais importante do que ter uma rápida. Os jogos de ação para PC são jogados melhor a 60 fps, mas, caso contrário, uma taxa de quadros de 30 fps ou superior deve ser boa.
Fazer o upgrade da CPU é uma maneira comprovada de possibilitar um aumento no valor do FPS. O mais recente processador Intel® Core™ fornece desempenho de alto nível para aumentar o FPS. Faça overclock da CPU. O overclocking pode gerar ganhos de desempenho ainda maiores para aplicativos exigentes, como jogos.
Geralmente, um FPS 30 é adequado para uso diário, mas se você estiver sob forte exposição ao sol, pode optar por um FPS mais alto, como FPS 50 ou FPS 60. Proteção de amplo espectro: Certifique-se de que o protetor solar ofereça proteção de amplo espectro, o que significa que ele protege contra os raios UVA e UVB .
Parte de uma saga de jogos de first person shooter (FPS), Counter-Strike se mantém firme no mercado mesmo depois de quase dez anos. Segundo o SteamDB, o jogo alcançou um pico de jogadores online, com mais de 1,8 milhão de usuários, em maio de 2023.
Pressione a tecla do logotipo do Windows + G para abrir a Game Bar e selecione Menu widget > Desempenho. Escolha a guia FPS, depois pressione Solicitar acesso. Siga os avisos, depois reinicie seu computador para que as alterações entrem em vigor.
Dentre as principais razões para essa escolha, 24 fps foi considerada uma taxa de quadros suficientemente alta para criar a ilusão de movimento suave na tela, ao mesmo tempo em que era economicamente viável para a produção e distribuição de filmes na época.
É o nome de uma nova técnica de filmagem e projeção, no cinema, introduzido pelo diretor Peter Jackson em 2012 com a trilogia O Hobbit. Ele abandonou o padrão do clássico 24fps (24 quadros por segundo) e introduziu uma nova velocidade de 48fps (48 quadros por segundo), o dobro da velocidade normal.
O ideal é que mantenham no mínimo o FPS 30 e 15 em qualquer dia de exposição. A pele negra sofre menos com queimaduras, mas necessita de proteção contra o envelhecimento precoce e o risco de câncer.
Um FPS 30 permite que cerca de 3% dos raios UVB atinjam sua pele. Um FPS de 50 permite que cerca de 2% desses raios passem. Isso pode parecer uma pequena diferença até você perceber que o FPS 30 está permitindo 50% mais radiação UV em sua pele.
Uma taxa maior de quadros por segundo significa que há mais informações disponíveis na tela a cada momento — o que, entre outros ganhos, faz com que jogos tenham movimentos que fluem melhor.
E aí temos uma conclusão relevante: placa de vídeo é importante para altas taxas de quadro, mas elas só vão acontecer se o seu processador tiver desempenho para alcançá-las. Então se seu foco é em muitos FPS, esteja pronto para caprichar no processador, além da placa de vídeo.
Então você tem uma proteção 30 vezes maior da radiação solar. Com o FPS 60, essa proteção é 60 vezes maior, e daí por diante". Dra. Monalisa aproveita para abrir um parêntese: "Esse tempo de reação da pele, de ficar vermelha, varia de pele para pele.
Adicionar mais memória RAM, trocar por uma placa de vídeo mais poderosa ou investir em um processador mais atualizado pode fazer uma diferença significativa para aumentar FPS e na fluidez dos jogos.
Baixo FPS, ou quadros por segundo, é quando seu jogo fica lento porque seu computador não tem energia ou memória suficiente para rodá-lo corretamente. Causas comuns de FPS baixo são uma placa de vídeo fraca, drivers gráficos antigos, uma CPU desatualizada ou RAM insuficiente.