Gás Natural O gás GN, já bastante conhecido como gás de rua ou encanado, é composto por hidrocarbonetos e são levados por meio de encanamentos até sua casa.
Como dito nos tópicos anteriores, o Gás Natural é disponibilizado por uma rede canalizada e o usuário recebe mensalmente uma conta de consumo. Por outro lado, o Gás Liquefeito de Petróleo é comercializado em cilindros ou através do abastecimento por caminhões de um recipiente fixo no local (chamado de “estacionário”).
Nosso gás é central, porém, é por botijão, uma vez que existem 2 centrais de armazenamento (uma na entrada do portão da garagem de baixo e outra nos fundo do bloco F). O gás do tipo GN é o mesmo que utiliza-se nos veículos, chamando de GNV, e que tem uma pressão muito superior ao GLP.
O Gás Natural é um combustível fóssil encontrado na natureza dentro de rochas porosas, resultado da degradação de matéria orgânica, como por exemplo: fósseis de animais e plantas pré-históricas. O GN é formado por uma mistura de componentes com predominância do metano.
O gás natural ou GN é o gás fornecido a partir de encanamento, mais comum em grandes cidades e prédios mais novos. É composto principalmente por metano, mas também contém butano e propano em menor quantidade, sendo mais leve que o ar. Uma das suas vantagens é a economia de espaço, o que é ideal para apartamentos.
GN ou GLP? Entenda as diferenças e qual escolher para sua edificação!
O que significa GN na cozinha?
A palavra Gastronorm refere-se a um padrão europeu que define os tamanhos de recipientes, bandejas e outros utensílios utilizados em restaurantes, serviços de alimentação, fábricas e outros negócios na indústria alimentícia.
Em relação à diferença entre gás encanado e gás de botijão, qualquer modelo de fogão consegue ser utilizado de ambas as formas. Um fator importante é a válvula e outras peças de tamanho menor, que devem estar encaixadas do jeito certo, assim como a saída do encanamento ou a mangueira do botijão.
GN é a abreviação de 'gastronorm', um padrão internacional de tamanho para acessórios utilizados em fornos combinados, balcões, carros de transporte, buffets, refrigeradores, freezers e outros equipamentos de cozinhas profissionais, comerciais e industriais.
O Gás Natural (GN) é um combustível que vem de matéria fóssil, ou seja, é encontrado na natureza em rochas porosas. Esse gás é o resultado da degradação dessa matéria ao longo do tempo.
Devido ao alto poder calorífico, o GLP apresenta melhor desempenho e permite fazer mais gastando menos. Só para se ter uma ideia, o poder calorífico do GLP é 27,6% maior do que o do gás natural.
O gás natural (gn) é uma versão conhecida como o gás de rua para apartamentos e estabelecimentos comerciais. É composto por elementos fósseis, ou hidrocarbonetos leves, extraídos do solo, o que dá a sugestão de ser um elemento natural.
O GLP tem alto poder calorífico, o que o torna uma fonte de energia bastante econômica, ou seja, a duração do botijão azul da Ultragaz é muito mais prolongada do que as demais marcas.
É importante destacar que tanto o GLP, quanto o GN não possuem cheiro em sua forma original. Portanto, por questões de segurança, eles são odorizados. Dessa forma, caso ocorra algum vazamento, é facilmente percebido. Além disso, devemos reforçar que o uso do Gás Liquefeito de Petróleo é mais rigoroso em apartamento.
A opção além do GLP, é o Gás Natural (GN), também chamado de gás encanado e fornecido por empresas distribuidoras. Em São Paulo, por exemplo, ele é distribuído pela Comgás.
GNs (GASTRO NORM) | Gastronorm (GN) é uma unidade de medida universal para determinar utensílios tais como cubas, assadeiras e travessas utilizadas tanto em fornos combinados quanto geladeiras, pass throughs, buffets self service e outros equipamentos de uso comum em cozinhas industriais.
Esta churrasqueira é a revolução do churrasco, sem fumaça, sem sujeira e com um sabor ainda melhor que o churrasco a carvão. Chega de apanhar para acender o fogo, com esta churrasqueira você apenas precisa apertar um botão e pronto, o fogo já está acesso.
O que é Aquecedor a Gás GLP e GN? Os aquecedores de gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e GN (Gás Natural) são dois tipos populares de sistemas de aquecimento que utilizam combustíveis gasosos. Ambos os aquecedores têm o objetivo de fornecer água quente para uso residencial ou comercial.
Ao substituir combustíveis fósseis mais poluentes, o gás natural permite a redução de emissões de CO2 e de outros poluentes, refletindo em melhoria da qualidade de vida e de produtividade.
Dentro do botijão, o propano e o butano são os gases dominantes que formam o GLP. O propano, mais leve que o butano, é responsável pela chama azul e queima primeiro. Já o butano, mais pesado, queima por último, resultando em uma chama amarelada.
Sem mais mistérios, o gás de cozinha, esse que você tem em casa e que vem no tradicional botijão, é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). O termo “liquefeito” não é à toa, pois a principal característica deste tipo de gás é que, devido à alta pressão ao armazenar em um botijão, ele se torna líquido.
O que acontece se não converter o fogão para gás encanado?
A adaptação é necessária para que o eletrodoméstico não tenha seu funcionamento comprometido, diminuindo seu rendimento, podendo até trazer riscos aos usuários.
Ele costuma ser um pouco mais caro que o de botijão. De acordo com estudos divulgados pelo site Valor Investe, o combustível encanado pode custar até 25% mais que o comum. É preciso também considerar que a instalação tem um valor extra.
Quanto custa para converter o fogão para gás? O custo para realizar a conversão envolve a compra das peças e a mão de obra, caso você contrate alguém para realizar o serviço. A visita de um profissional custa cerca de R$ 200.