O nome do Estado tem origem na denominação da tribo indígena “guaiás” que, por corruptela, se tornou Goiás. Vem do termo tupi “gwaya”, que quer dizer "indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça".
Goiás Velho - A cidade de Goiás, hoje conhecida como Goiás Velho, foi a primeira capital do Estado e surgiu da existência de um vilarejo chamado Arraial de Santana, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno, filho de Bartolomeu Bueno da Silva, o bandeirante conhecido como Anhangüera, que havia partido de São Paulo em ...
A região das minas dos Goyazes esteve inicialmente subjugada à jurisdição da capitania de São Paulo, sendo comandada até 1734 pelo capitão-mor Bartolomeu Bueno da Silva. Em 1744, foi criada a capitania de Goiás.
EP1 - Introdução ao Tupi-guarani | Conexão Aldeia Tapirema
Porque Goiânia recebeu esse nome?
Além do sentido exposto pelo professor Alfredo de Castro, a palavra Goiânia se origina de Goyanna, do tupi-guarani, que significa “terra de muitas águas”.
Idealizado pelos irmãos Carlos e Lino Barsi, foi na calçada, embaixo de um poste na rua 7 no centro de Goiânia e em frente a residência de Lino Barsi, foi ali que surgiram os primeiros passos de um sonho, chamado Goiás Esporte Clube.
Uma das mais antigas cidades do Estado, a pequena Santa Cruz de Goiás é considerada a porta dos colonizadores do sertão goiano, na primeira metade do século XVIII. A abundância de ouro na região levou à fixação das primeiras famílias e ao crescimento do povoado.
E seu povoamento foi rápido, destacando que Goiás era um território de índios, escravos e emigrantes das regiões sul e sudeste do País. Tinham muitos que permaneceram, executavam atividades comerciais, distante do ciclo do ouro, dedicavam se criação de gado era uma opção para o vasto território.
– Hoje o número 33 é considerado simbólico pelo torcedor esmeraldino, mas nem sempre foi assim. No início da jornada, o Goiás foi apelidado Clube dos 33 pelos adversários que queriam desmerecer o pequeno número de torcedores do time.
Através de uma história bordada por mitos, o nome GOYAZES é o designativo da tribo indígena noemada pelos portugueses, quando fundaram em 1736, Vila Boa de Goyaz, atual cidade de Goiás. A “nação dos Goyazes” é, pois, a raiz do nome desse estado. Em tupi- guarani Goiás quer dizer ' gente semelhante, igual '.
A cidade de Santa Cruz de Goiás, localizada no Sudeste goiano, a uma distância de 128 quilômetros de Goiânia, foi capital do Estado durante 30 anos, de 1839 a 1870.
De fato o famoso índio Goiá, uma quaseficção etnográfica que deu seu nome ao Estado de Goiás, aindahabitava, um século depois, a região do rio Vermelho, onde fundou-se a cidade de Goiás. A raiz semântica guayá e goyá, explica TeodoroSampaio, vem do tupi “gente da mesma raça”, “parecido”, “indivíduosemelhante”.
Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala.
Fundada em 1727 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, a Cidade de Goiás completa, no próximo dia 25 de julho, 294 anos. Pioneira no estado, foi também capital goiana até o ano de 1937, quando o título em questão foi transferido para a grande Goiânia.
A origem mais provável do nome Goiana é que venha da palavra em tupi-guarani “Guyanna”, que significa “terra de muitas águas”. O topônimo do município aparece pela primeira vez nos catálogos da Companhia de Jesus, em 1592, com o nome de aldeia de “Gueena”.
A formação inicial do território muda em 1809, quando Goiás é obrigada a ceder áreas de terras para o Maranhão e para Minas Gerais. A partir de 1930, a região já se tornou prospera, graças principalmente a agricultura e a expansão das ferrovias.
Um espanhol da Catalunha, um religioso talvez (seria ele Frei Antônio, um capelão de Bartolomeu Bueno?), teria alguns anos depois, na corrida do ouro, se assentado nas margens do Rio e ali constituído uma fazenda. Daí o nome de Catalão com que ficou conhecido o lugarejo, nome que persistiu com o passar do tempo.
No primeiro levantamento divulgado nesta quarta, 28, o IBGE aponta o município goiano como o que mais cresce entre aqueles que tem mais de 100 mil habitantes. Senador Canedo tem 155.635 habitantes. Isso é o que aponta o relatório com dados da população brasileira, divulgado pelo IBGE na manhã desta quarta-feira, 28.
Quem fundou a primeira capital do Estado de Goiás?
Fundada em 1727 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, a cidade de Goiás foi capital goiana até o ano de 1937, quando o título foi concedido a Goiânia.
A região do Rio Vermelho foi a primeira a ser ocupada, onde fundou-se Vila Boa (mais tarde renomeada para Cidade de Goiás), que serviu como capital do território durante 200 anos.
O desbravamento inicial da região deve-se aos missionários do norte e aos bandeirantes do sul. Já no século XVII, em função da catequese empreendida pelos jesuítas na Amazônia, missionários sob a chefia de frei Cristóvão de Lisboa percorrem a área do Tocantins, onde fundam missões religiosas em 1625.