O Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na escrita, também conhecido por disortografia, é caracterizado por comprometimentos relacionados a ortografia, gramática e redação, mesmo que o indivíduo possua capacidade intelectual.
Um erro tipográfico, popularmente conhecido por gralha, é um erro cometido no processo de datilografia, geralmente de material impresso. O termo inclui erros causados por falhas mecânicas e lapsos dos dedos ou mãos, mas exclui erros de ignorância, como os erros de ortografia.
A disgrafia pode ser resultado de causas maturativas.
Tais dificuldades afetam a escrita por meio de pressão e velocidade irregulares na hora de escrever, desenho da letra ilegível e distribuição espacial desrespeitando as margens.
Como mencionamos, erros gramaticais são pontuações, palavras, termos ou expressões empregados de forma indevida em um texto, considerando-se a gramática tradicional como parâmetro.
Este erro tem as seguintes causas e soluções: Uma palavra-chave ou um argumento está incorreto. As palavras-chave e os nomes de argumentos nomeados devem corresponder exatamente aos especificados nas especificações de sintaxe.
Erros acontecem pois, ao escrevermos (ou digitarmos), estamos tentando dar sentido e objetividade ao que se escreve e isso não é tão simples quanto parece. Pelo contrário, escrever um texto que faça sentido e que atraia o leitor é muito complexo.
Dificuldade em decodificar sons e letras: a criança não consegue olhar para uma palavra e reconhecê-la a partir do contato visual direto; até com palavras que são consideradas de alta frequência ou seja que tem contato no dia a dia, como seu nome, rótulos de produtos (ex.: Danone, Nescau, etc)
Explique o que aconteceu para cometer o erro. Não minta nem omita informações, tenha uma conversa sincera. Assim, você mostra maturidade e comprometimento, características muito valorizadas no mundo corporativo. Existem falhas graves e irreversíveis.
O que causa dificuldade para escrever? Falta de estímulo da leitura, dificuldade com o método de alfabetização, transtornos que afetam o desenvolvimento (deficiência intelectual, paralisia cerebral), Transtorno Específico de Aprendizagem: Disortografia e Disgrafia (transtorno motor).
Esta fato pode estar relacionado a diversos fatores, como: emocional (ansiedade, rapidez para escrever), fatores cognitivos (falta de atenção, processamento visual), acadêmicos (defasagem na aprendizagem, desenvolvimento aquém na escrita).
A disortografia é caracterizada pela dificuldade de fixação da regras ortográficas, apresentando frequentemente substituição, omissão, inversão de grafemas, alteração na segmentação de palavras, persistência do apoio da oralidade na escrita e dificuldade na produção de textos.
Erro semântico: É um erro na "lógica de seu código", em sua semântica, o código está sintaticamente correto, porém não faz o que se esperava dele. Por isso, este tipo de erro é geralmente mais difícil de ser identificado e corrigido.
Erros morfológicos são erros que ocorrem pela violação da escrita que é vinculada à estrutura morfológica das palavras. São erros de: 1) omissão dos morfemas (ex., come escrito no lugar de comer); 2) concatenação dos morfemas (ex., agente no lugar de a gente);
O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.
Qual a diferença entre erro ortográfico e gramatical?
E se existe uma diferença entre elas, é o fato de que a gramática determina o uso correto na linguagem escrita e falada. A ortografia, por sua vez, é voltada somente para a linguagem escrita.