A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por seqüência, para o Oceano Atlântico. O nome, de origem indígena, significa lugar onde o rio se alarga (gua - grande, I - água ou rio, ba - lugar).
A palavra Guaíba já designa o que é o local: "encontro das águas". O nome é de origem tupi guarani, segundo professor Rualdo Menegat. Ele é um receptor de quatro rios importantes do estado: Jacuí, dos Sinos, Caí e Gravataí.
XX, a cidade já tinha características e vida própria, com intensa atividade econômica e social, o que provocou, em 14 de outubro de 1926, a sua emancipação. Desta época em diante, Pedras Brancas foi batizada com o mesmo nome do lago que a margeia: Guaíba.
“O Rio Guaíba (outros preferem dizer Lago Guaíba) inicia após o encontro dos braços Leste (Porto) e Oeste (Ilha da Pintada) do RIO JACUI, na altura da Usina do Gasômetro. Os braços E e O do Rio Jacuí envolvem o Delta (conjunto de ilhas e canais).
O Guaíba é definido como um lago aberto que recebe água da rede fluvial, formada por quatro rios (Jacuí, dos Sinos, Caí e Gravataí) que afluem para o Lago Guaíba, que, por sua vez, também escoa essa água para a Laguna dos Patos. “Está conectado com ela.”
Basicamente, a vazão e o vento — além das chuvas — são os fatores responsáveis pela estabilização do lago Guaíba. Segundo o Metsul, o vento sul passou a soprar mais fraco e o pico da vazão na região acontece neste momento. Esse vento sul é o que gera represamento e contribui para manter o Guaíba elevado.
Por que Guaíba é o berço da Revolução Farroupilha?
Entre os motivos, destacou que Guaíba é o berço da Revolução Farroupilha graças à conspirata ocorrida no casarão. Foi a partir dele que a cidade tomou forma. É perto do cipreste que jazem os restos mortais de Gomes Jardim, um dos presidentes da efêmera República Rio-grandense.
Região inundada de Porto Alegre (RS) tem característica geográfica específica que dificulta o escoamento da água, mesmo sem chuva. A água do Rio Guaíba escoa para a Lagoa dos Patos, a maior da América do Sul. Dependendo do nível da maré, a água fica represada, sem escoamento.
Importante rio do estado, o nome "Guahyba" tem origem no Tupi-Guarani, que foram os primeiros moradores da região, e pode ser traduzido como "encontro das águas", "baía de todas as águas" ou "ponto de encontro".
Quatro meses depois, em 23 de outubro de 1880, foi instalado o município de Gravataí, que, na língua guarani, significa Rio dos Gravatás (espécie de bromélia que existia em abundância na região).
O parque, que integra o projeto urbano Orla do Guaíba, assinado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, esteve em obras desde 2010 e obteve investimento de R$ 53,4 milhões durante a execução de revitalização.
A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por seqüência, para o Oceano Atlântico. O nome, de origem indígena, significa lugar onde o rio se alarga (gua - grande, I - água ou rio, ba - lugar).
Popularmente, o Guaíba segue sendo chamado de rio, apesar de sua identificação ter mudado no final do século passado. Na prática, a mudança de classificação traz implicações sociais: a lei ambiental permite edificações a partir de 30 metros da margem dos lagos. No caso dos rios, o limite é de 100 metros.
A superfície da área onde Porto Alegre surgiu foi “multiplicada” por sucessivos aterros Guaíba adentro. Ainda no século XIX, isso aconteceu em pequena extensão e de forma desordenada, sendo feita aos poucos na face norte da península com novas ruas e trapiches para receber as embarcações.
Organizada como um movimento da elite gaúcha, a Guerra dos Farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo. Os termos da rendição ficaram conhecidos como Tratado do Poncho Verde.
Em que cidade iniciou o conflito da Revolução Farroupilha?
A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerras dos Farrapos, foi a mais longa Revolta Regencial, com 10 anos de duração. Esse conflito aconteceu no Rio Grande do Sul, teve início em 1835 e só chegou ao fim no ano de 1845.
O município de Farroupilha foi criado através do Decreto Estadual nº 5.779, de 11 de dezembro de 1934, com seu território sendo desmembrado dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Montenegro.
| As características da bacia hidrográfica e o relevo do Rio Grande do Sul são alguns dos motivos que explicam por que o nível do Guaíba não está diminuindo mesmo sem registro de novas chuvas em Porto Alegre.
Isso acontece porque o escoamento da água no estado é prejudicado, além do alto volume de chuvas, pelo tipo de relevo, matas e bacias hidrográficas da região, que influenciam a vazão da água, explicam especialistas ouvidos pelo Valor.