Já GWM é Great Wall Motors, uma homenagem à grande muralha da China. A maior diferença é que a BYD resolveu divulgar seu nome no Brasil usando a sigla em inglês (“bí-uai-dí”), enquanto a GWM optou por usar o português mesmo (“gê-dábliu-ême” em vez de “dji-dâbliu-êmn”).
Wey é o sobrenome do dono da GWM, Jack Wey, que fundou a empresa há 40 anos. A Great Wall Motor tem ações na Bolsa de Hong Kong e Jack Wey é seu principal acionista. Presentes no Salão de Pequim, dirigentes da GWM Brasil confirmaram que a marca Wey vai entrar no mercado beasileiro.
Apesar dos carros, hoje, estarem sendo importados da China, tudo foi adaptado para o Brasil. Ele foi feito por brasileiros para brasileiros (Nota da Redação: A produção nacional será iniciada em 2024, na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, planta que pertencia à Mercedes-Benz até 2021).
Great Wall Motors Company Limited (长城汽车 or 長城汽車, Pinyin: Cháng Chéng Qì Chē), também conhecida pela sigla GWM, é a maior montadora de veículos privada da China, fundada em 1984. Está sediada na cidade de Baoding, Hebei, China. Great Wall Motors Co.
A montadora chinesa GWM adiou a inauguração de sua fábrica em Iracemápolis, no Estado de São Paulo, prevista para maio, citando medidas recentes do governo federal, e passou a prever o lançamento da nova planta no segundo semestre deste ano.
A chinesa Great Wall Motor (GWM) pretende trazer dez modelos de carros elétricos para o Brasil e alcançar a marca de cem mil unidades vendidas no país em 2026.
Faz três anos que a GWM comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), mas o início da produção no local foi adiada mais uma vez, para o primeiro semestre de 2025.
BYD, iniciais da frase e inglês “Build Your Dreams” – ou seja, “Construa Os Seus Sonhos”, é o que fez o chinês Wang Chuanfu, ao fundá-la em 1995, porém ela só começou a fabricar veículos em 2003 com o segmento BYD Auto no sul da China e curiosamente, no mesmo ano da sua grande rival Tesla.
Modelo de maior volume da GWM em vendas no Brasil, o Haval H6 foi confirmado como primeiro carro da marca a ser fabricado em nosso território. A confirmação foi feita pelo CEO da fabricante chinesa, Jack Wey, durante encontro com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em Pequim, na China.
Números divulgados oficialmente por autoridades chinesas revelaram o volume de vendas por parte das montadoras do país no primeiro semestre de 2024. O relatório trouxe um dado no mínimo surpreendente: a BYD vendeu mais unidade do que Chery e GWM juntas.
Considerando os dados de venda interna e produção interna das marcas chinesas que estão no mercado brasileiro, a GWM é a 4ª de 6 empresas, somando todas as marcas estão sob seu chapéu e das concorrentes BYD, Changan, Chery, JAC e Seres.
Assim como a bateria criada pela Geely conforme citamos anteriormente, este tipo de bateria possui ciclo de vida superior a 3.500 ciclos. Assim, a marca afirma que esta seria capaz de rodar mais de 1 milhão de km.
Já GWM é Great Wall Motors, uma homenagem à grande muralha da China. A maior diferença é que a BYD resolveu divulgar seu nome no Brasil usando a sigla em inglês (“bí-uai-dí”), enquanto a GWM optou por usar o português mesmo (“gê-dábliu-ême” em vez de “dji-dâbliu-êmn”).
BYD e GWM já ocupam os dois primeiros lugares em vendas de carros elétricos no país. Excluídas do mercado americano e na mira das autoridades na Europa, as fabricantes de carros elétricos da China se concentram nos países onde são bem-vindas. Um dos grandes é o Brasil.
São Paulo – Oswaldo Ramos deixou a GWM, onde ocupava a função de CCO desde 2021, na sexta-feira, 1º. A companhia não informou, no comunicado, os motivos da mudança, que mexeu no organograma dos principais cargos executivos – o de Ramos será extinto.
A sigla BMW significa Bayerische Motoren Werke (Fábrica Bávara de Motores). O novo logotipo mantém o padrão azul e branco quadriculado no centro. As cores azul e branco representam o estado alemão da Baviera.
Com a recente entrada da BYD no Brasil, surgiu uma dúvida sobre a pronúncia correta. Embora muitos brasileiros tendem a pronunciar à maneira portuguesa (bid), a BYD adota oficialmente a pronúncia em inglês, que soa como “bi-uai-dee”.
Marca chinesa confirma que vai produzir o hatch Dolphin e o SUV Yuan Plus, além do híbrido Song Plus. É oficial: a BYD deu, nesta segunda-feira (9), o pontapé inicial de sua futura fábrica no Brasil. A empresa chinesa assumiu o complexo industrial que pertenceu à Ford entre 2001 e 2021 em Camaçari (BA).
A GWM (ou Great Wall Motors) ainda é um nome pouco conhecido no Brasil. No entanto, A fabricante chinesa, que começou a veicular o seu primeiro comercial na TV em janeiro, tem uma ligação de longa data com o nosso país.
Fundada em 1984, a Great Wall Motors Company Limited é considerada a maior fabricante de automóveis privada da China e está presente em mais de 60 países.
Mesmo com um motor a combustão mais potente, seu modo híbrido usa menos o 1.5 turbo que o BYD pois, apesar de não divulgar, podemos perceber que o elétrico do GWM é mais potente e responde melhor quando precisamos de mais força antes de solicitar ajuda.
O GWM Haval H6 PHEV34 foi de R$ 279 mil para R$ 281 mil. São 393 cv e 77,7 kgfm de torque no conjunto com a bateria de 34 kWh e tração integral, principalmente pelo conjunto elétrico no eixo traseiro, o mesmo que equipa o H6 GT que não aumentou e segue por R$ 319 mil.
Marcus Celestino. A GWM (Great Wall Motors) quer fazer diferente. Afinal de contas, para os que ainda não sabem, a fabricante se autointitula uma autotech.