Ibope é a sigla para Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, que foi uma importante empresa multinacional brasileira do setor de pesquisa de mídia e de mercado. O Ibope foi fundado por Auricélio Penteado em 1942 e operou no Brasil até 2021.
1 Resultado obtido por pesquisa de opinião pública para medir preferências e nortear técnicas de propaganda e venda de algum produto. 2 Índice de audiência. 3 coloq Grande influência exercida sobre as pessoas: Está com ótimo ibope depois que tirou o primeiro lugar no concurso.
O IBOPE foi a primeira empresa do mundo a oferecer o serviço de medição de audiência de TV em tempo real, a partir de 1988, em São Paulo. Em cada cidade onde é realizada a medição de audiência de TV, o IBOPE sorteia um conjunto de domicílios que representam a população.
Como funciona a medição de audiência do IBOPE? Pequenos aparelhos são conectados a uma amostra dos televisores presentes em determinada região. Eles identificam o que está sendo transmitido, minuto a minuto, 24 horas por dia.
Dizer, por exemplo, que determinado programa alcançou 2 pontos de audiência, significaria dizer que aquela atração foi assistida em 536.166 domicílios. Além do valor domiciliar, o ponto de audiência também representa a quantidade de pessoas assistindo a determinado programa.
As pesquisas são domiciliares, realizadas pessoalmente por uma equipe de entrevistadores contratada pelo IBOPE Inteligência, devidamente credenciada, com experiência e treina- mento específico em pesquisas de opinião pública, com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.
No comparativo direto, a emissora alcançou 25,5% de participação, superando por uma margem mínima – apenas 0,1% – as plataformas não-lineares. Esse desempenho representou o dia de menor audiência da Globo no ano de 2024, sublinhando a força que as transmissões de futebol possuiam sobre o seu público.
Pequenas e médias agências de publicidade podem ter acesso a dados e relatórios de audiência de TV por meio do Consulta.net, plataforma online disponibilizada a baixo custo para o mercado.
Conceito de aferição do nível de audiências de um programa nos meios audiovisuais. Obtém-se pela verificação da percentagem do número de espectadores de um programa relativamente aos níveis de outros programas concorrentes que decorram no mesmo período.
A audiência da televisão tem sua medição feita por meio de coleta de dados em todas as regiões do país, por meio de proporcionalidade. A obtenção das informações é feita desde 1950, com descoberta em tempo real desde 1988 pelo Ibope – desde 2014 chamado de Kantar Ibope Media, após sua compra.
A medição da audiência de TV pela Kantar IBOPE Media é realizada com aparelhos chamados peoplemeters. Eles são conectados aos televisores e identificam automaticamente o que está sendo transmitido, com reconhecimento por áudio.