IFRS é a sigla para International Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Relatório Financeiro, em tradução livre). Trata-se de um conjunto de regras que determina como devem ser feitos os procedimentos contábeis dentro da empresa.
O que é o IFRS? O IFRS (International Financial Reporting Standards) é um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). As normas foram criadas com o objetivo de padronizar os procedimentos contábeis e critérios de negociação.
Em inglês, estas normas são conhecidas como IFRS — International Financial Reporting Standards, as quais são emitidas pelo IASB – International Accounting Standards Board, órgão criado em 2001 que sucedeu ao IASC – International Accounting Standards Committee.
A primeira e provavelmente principal vantagem é a possibilidade de comparar as demonstrações contábeis brasileiras com as de empresas de praticamente qualquer país. Isso traz transparência e facilita a integração do Brasil ao mercado internacional de capitais.
O que as IFRS trouxe de mudanças para a contabilidade brasileira Quais as principais alterações?
Uma importante mudança que a adoção das IFRS trouxe ao Brasil foi o aumento da responsabilidade do contador em relação ao julgamento que este tem das demonstrações contábeis. Assim, o profissional passou a ter mais responsabilidade em diversos assuntos, pois seu julgamento é utilizado como base para algumas operações.
IFRS na prática: tudo sobre as normas internacionais de Contabilidade
Qual IFRS foi adotada no Brasil?
Isso possibilitou a identificação do nível de conformidade das empresas brasileiras com os requisitos de divulgação das IFRS no primeiro ano (2010) de sua adoção plena no Brasil.
International Financial Reporting Standards (IFRS) são normas internacionais de contabilidade, um conjunto de pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting standards Board).
Quais foram os benefícios com a implantação da IFRS para a contabilidade do Brasil?
Uma importante mudança que a adoção das IFRS trouxe ao Brasil foi o aumento da responsabilidade do contador em relação ao julgamento que este tem das demonstrações contábeis. Assim, o profissional passou a ter mais responsabilidade em diversos assuntos, pois seu julgamento é utilizado como base para algumas operações.
A adoção de normas de contabilidade convergentes com os padrões IFRS pelo Brasil a partir de 2007 tornou as informações financeiras das empresas brasileiras mais úteis e transparentes.
Quais os efeitos positivos da adoção dos padrões contábeis do IFRS?
De acordo com Ball (2006), a adoção das IFRS obrigatórias tem o potencial de facilitar a comparabilidade internacional, aumentar a transparência dos relatórios, diminuir os custos da informação, reduzir a assimetria da informação e, assim, aumentar a liquidez, a competitividade e a eficiência dos mercados.
A missão da instituição é “Ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e ...
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, que instituiu, no total, 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
O IASB é responsável pela criação e manutenção de normas contábeis internacionais, conhecidas como IFRS (International Financial Reporting Standards). Essas normas são adotadas por empresas em todo o mundo para garantir a consistência e comparabilidade das demonstrações financeiras.
Como se deu o processo de adoção do IFRS no Brasil?
As IFRS foram adotadas, inicialmente, na União Europeia para as demonstrações financeiras do exercício findo 2005. Dessa forma, no Brasil, a convergência às normas internacionais de contabilidade deu- se a partir do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que conforme Almeida (2014, p.
A sigla significa International Financial Reporting Standards. O IFRS nada mais é que um conjunto de normas internacionais para a elaboração e apresentação de demonstrações financeiras, a língua padrão é o inglês.
"As normas IFRS (International Financial Report Standard) estabelecem padrões internacionais de contabilidade financeira, são emitidas pelo Iasb – que é um órgão regulador, com sede em Londres –, e adotadas em mais de 138 países no mundo, que representam mais ou menos 80% do PIB mundial.
Conforme demonstrado na seção anterior, dos 136 países da amostra, 112 adotaram as normas internacionais completas (full IFRS), e 24 não as adotaram. Da mesma forma, 70 adotaram as normas para pequenas e médias empresas (IFRS for SMEs), ao passo que 66 não adotaram.
Coincidentemente (ou não), em Abril de 2001 o IASC foi substituído pelo IASB (International Accounting Standards Board) e as IAS começaram a ser substituídas pelas IFRS (International Financial Reporting Standards) – este processo de substituição / revisão das IAS ainda estão em andamento no IASB.
Até o momento, foram publicadas 20 IFRS (International Financial Reporting Standards), que são normas internacionais de contabilidade que estabelecem princípios e diretrizes para a elaboração e apresentação de demonstrações financeiras.
O IFRS oferece cursos de formação inicial continuada (cursos rápidos), cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação (especialização e mestrado).
A IFRS S1 exige que as empresas divulguem informações relevantes sobre todos os riscos e oportunidades relacionados com a sustentabilidade. A IFRS S2 estabelece os requisitos para a divulgação de informações relacionadas com o clima.
No Brasil, o processo de adoção das normas do IASB iniciou em 2005, com a criação do CPC, por meio da resolução nº 1055 do Conselho Federal de Contabilidade, para ser o único órgão responsável pela emissão dos pronunciamentos contábeis no Brasil, em virtude das necessidades de convergência às normas internacionais.
Qual é a principal diferença entre as IFRS normas internacionais de relato financeiro e as US GAAP Princípios Contábeis Geralmente Aceitos dos EUA )?
Em resumo, as US GAAP são aceitas em contabilidade de empresas norte-americanas, com regulamentação por vários órgãos específicos de lá. Por outro lado, a IFRS é um conjunto de normas. Elas não são obrigatórias. Sendo assim, cada país decide se vai (ou não) implementá-la em seu território.
Que tipo de esforço o profissional contábil terá que fazer para adotar o IFRS?
Identificar as organizações e seu porte segundo as normas de contabilidade; Verificar e analisar o índice de adequação às normas IFRS; Identificar os benefícios que as empresas possuem em adotar as normas, bem como os desafios encontrados.