2. [ Linguística ] Que é formado por justaposição, processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: "arco-íris" e "pontapé" são nomes justapostos).
Na pintura, a justaposição refere-se à prática de colocar cores, formas ou texturas contrastantes próximas umas das outras para criar um efeito visual interessante. Por exemplo, um artista pode justapor cores complementares, como o vermelho e o verde, para intensificar a luminosidade de uma obra.
Justaposição é o processo que ocorre quando os elementos ou palavras estão lado a lado. Estar lado a lado significa que, quando são unidas duas ou mais palavras ou radicais, nenhuma delas é alterada sonora ou ortograficamente.
Quando coisas opostas ou diferentes são destacadas juntas, os itens justapostos são usados para dar ênfase extra para tornar a disparidade ainda mais aparente. O tipo certo de justaposição pode ser muito engraçado, presságio ou até mesmo chocante.
É também uma das artes visuais. A justaposta é uma técnica que consiste na colocação de elementos lado a lado para assim estruturar uma composição artística, cabendo ao público estabelecer conexões e descobrir o sentido.
Técnica dos pintores neo-impressionistas , também chamada divisionismo, que consiste em justapor pequenas pinceladas de diferentes cores na tela, em vez de misturar as cores na paleta. ... justa- | elem. de comp. Exprime a noção de contiguidade ou proximidade (ex.: justafluvial; justapor). ...
[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: há justaposição em "arco-íris" e "pontapé").
A justaposição é caracterizada, basicamente, por períodos e/ou orações que deveriam constituir períodos independentes, mas foram justapostos, de modo a formar períodos únicos.
A justaposição existe quando duas orações estão lado a lado sem conec- tivo entre elas. A justaposição acontece com coordenadas e subordinadas. A intercalação é um tipo especial de justaposição: uma oração ou um período se encaixa em outro sem que haja qualquer relação sintática entre seus elementos.
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas.
Uma pessoa justa nada mais é do que um sujeito que sabe olhar os outros a partir de uma perspectiva muito mais humana e empática. Ou seja, não está preocupada em encontrar erros, mas sim em ajudar outras pessoas a se tornarem mais justas consigo mesmas, passando a viver uma vida mais plena.
Nos Salmos encontramos uma pérola que diz assim: As pessoas justas são como árvores que crescem na beira de um riacho (estão sempre úmidas - alimentadas) elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham (Salmo 1.3). É isso mesmo, quem é justo não desiste, não murcha, não volta para trás.
São aquelas que não são introduzidas por nenhuma conjunção, estando justapostas sem nenhum conectivo (ou seja, uma ao lado da outra sem nenhuma palavra ligando-as). Veja alguns exemplos: “Avancei lentamente até o bueiro, sentei-me.”
Justaposição é um termo utilizado na linguística e na literatura para descrever a colocação de duas ou mais palavras, frases ou ideias próximas umas das outras, sem qualquer conectivo ou pontuação que as separe.