Três classes de medicamentos inalatórios são utilizados no tratamento da DPOC: beta-agonistas de longa duração (LABA), antagonistas muscarínicos de longa duração (LAMA) e corticoides inalatórios (ICS).
LAMA é a sigla utilizada para designar medicamentos inibidores da acetilcolina, e LABA são denominados os medicamentos agonistas beta adrenérgicos de longa ação.
laba a 1 s. f. || (bot.) planta da família das poligonáceas (Rumei patientia, L.), também chamada coenha, paciência e (Bras.) azeda-espinafre, por serem as suas folhes aproveitadas em culinária como espinafre.
Beta-agonistas de ação prolongada (LABA): Os LABA são utilizados em associação aos CI em pacientes acima de quatro anos, quando estes forem insuficientes para promover o controle da asma. Estão disponíveis no Brasil o formoterol e o salmeterol.
Manejo da asma em crianças com idade entre 6 e 11 anos. CO: corticoide oral; CI: corticoide inalatório; LABA: long-acting β2 agonist (β2-agonista de longa duração); e SABA: short-acting β2 agonist (β2-agonista de curta duração). Manejo da asma em crianças com idade < 6 anos.
Ele desempenha um papel essencial na proteção do veículo contra detritos, lama, água e outros elementos que podem causar danos. Além disso, o para-lama contribui para a aerodinâmica do carro e a sua aparência geral.
O uso de antagonistas muscarínicos de longa ação (LAMAs em inglês) adicionados aos corticosteroides inalatórios (ICS em inglês) é um tratamento superior ao placebo na melhora do controle da asma em adultos e crianças com 12 anos ou mais, mas não é superior à terapia adicional com β agonista de ação prolongada (LABA em ...
[Brasil] [ Náutica ] Suplemento de madeira que se prega nas faces das cavernas dos barcos e navios, para receber o tabuado que nessas peças se deve colocar.
Broncodilatadores – medicamentos que facilitam a respiração através do relaxamento e dilatação das vias aéreas. Podem ser de curta ou longa duração. Beta-2-agonistas de curta ação (SABA) ou antimuscarínicos de curta ação (SAMA) são a primeira opção de medicamento.
Três classes de medicamentos inalatórios são utilizados no tratamento da DPOC: beta-agonistas de longa duração (LABA), antagonistas muscarínicos de longa duração (LAMA) e corticoides inalatórios (ICS).
A lhama ou lama (Lama glama), do quíchua llama, é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, género Lama. É um animal de pelagem longa e lanosa, domesticado para a utilização no transporte de carga e na produção de lã, carne e couro.
Lama ou a Lhama, é um mamífero ruminante, da família dos camelídeos, com origem na América do Sul. É um animal de pelagem longa e lanosa, domesticado para utilização no transporte de carga e na produção de lã, carne e couro. O Lama é relacionado com o guanaco, a vicunha e a alpaca e foi domesticado pelo povo inca.
Sabá significa Sul e indica uma região que era conhecida como Arábia Feliz e hoje está no território do Iêmen. O reino atravessava o Golfo de Aden e o Mar Vermelho, ocupando terras que hoje fazem parte da Eritreia, da Etiópia, do Djibouti e da Somália. Todos são de maioria negra.