No futebol um chapéu, também conhecido como lençol, é quando o jogador joga a bola por cima da cabeça do marcador e corre pelo lado em busca da bola para continuar a jogada.
Em geral, o lençol exige que o jogador golpeie a bola com a parte da frente do pé, usando o dedo do pé para levantar a bola no ar. Geralmente usado para marcar, ele se concentra em fazer a bola atingir uma certa altura vertical, onde o goleiro não consegue alcançá-la e então fazer com que ela volte para o gol.
Em esportes tais como futebol, hóquei, ou polo aquático, drible é a ação de desvencilhar-se do adversário gingando o corpo enquanto se controla a bola com os pés (futebol), stique (hóquei) ou braços (polo aquático). Trata-se de um tipo de finta.
Um chapéu é um drible muito bonito para aplicar em um adversário. Ele consiste em passar a bola por cima do adversário e recuperá-la em seguida. Um chapéu geralmente é feito quando o jogador recebe a bola a meia altura e seu adversário ameaça vir tomá-la.
Drible popularizado por Falcão, do futsal, tem autoria incerta. Primeiro registro em vídeo é de ex-jogador do Santos, mas pernambucanos apontam outro criador. Lambreta, carretilha ou chapéu mexicano.
Um outro termo que é um pesadelo para o goleiro é o “frango”, que é quando o atleta falha na hora de evitar o gol. Quando isso ocorre, o goleiro ganha o apelido de “frangueiro”.
Foi a comemoração do gol em que Pelé aplicou quatro chapéus, contra o Juventus, na rua Javari, em 1959. Não foi em Três Corações, onde nasceu, nem em Bauru, onde despertou para o futebol, que Pelé criou a comemoração mais conhecida do futebol: o salto seguido de um soco no ar.
A caneta consiste em passar a bola no meio das pernas do adversário e recuperá-la atrás dele. Na maior parte das vezes, a melhor forma de dar uma caneta é fintar o adversário ao fazê-lo abrir as pernas para que a bola tenha espaço para passar.
2. [Brasil, Informal] [ Futebol ] Jogada vistosa, com efeitos, que revela habilidade e domínio da bola, mas que não tem qualquer finalidade (ex.: o jogador driblou o adversário e fez firula).
O drible foi inventado pelo jogador holandês Law Adam na década de 1920, o qual ficou conhecido pela alcunha "Adam Scissorsman", e foi utilizado pelo italiano Amedeo Biavati na década seguinte. O brasileiro Romeu Pellicciari utilizava o drible na decada de 30 com o nome de "Passo de Ganso".
“Clean sheet” é, literalmente, “lençol limpo” ou “folha limpa”, mas a gíria tem um significado completamente diferente do seu sentido literal. Atribuída aos goleiros, dizemos que um goleiro tem um “clean sheet” quando não sofreu nenhum gol.
A peça pode ser muito importante para manter o ar quente ou frio próximo ao nosso corpo. Quando está muito calor, o lençol segura o ar mais fresco, e quando está frio, a sensação de calor é mantida debaixo das cobertas. Quem odeia arrumar a cama, não pode reclamar.
Quando ele dobrava o lenço, e deixava-o dobrado sobre a mesa, significando que 'eu sairei, mas voltarei'. Jesus com seu lenço dobrado nos deixou a mensagem maior de sua Páscoa: 'Eu fui, mas eu voltarei, eu ressuscitarei!
Uma "caneta" (ou, no Brasil: túnel, canetinha, janelinha, rolinho, ovinho, tabaca, em Angola: caguero, em Portugal: cueca, rata, ova) é uma habilidade usada principalmente no Futebol, mas também no hóquei em campo, hóquei no gelo e basquete.
Drible da vaca é uma jogada no futebol que ocorre quando o jogador dribla o seu adversário tocando a bola por um lado e passando por ele pelo outro. Assim, o adversário fica sem saber se fica atento à bola que passa por um lado, ou ao adversário, que passa pelo outro.
Qual foi o primeiro jogador a marcar um gol no futebol?
O autor do gol histórico foi feito por James “Kenny” Davenport, em setembro de 1888, por uma liga inglesa. Davenport defendia o Bolton Wanderers em duelo contra o Aston Villa. Por muitas décadas o “gol 1” foi atribuído a um gol contra de Gershom Cox, marcado nesta partida, em vantagem para o Aston Villa.
Com as mãos, o canadense acertou o saco de peso de pouco mais de 136 kg com uma força de 1296,82 kg contra 1011,51 kg conseguidos por Velasquez e 816,47 kg de Rampage. Francis Ngannou, o homem com o soco mais forte do mundo.