Magogue, como o texto mesmo explica, significa “terra de Gogue” (Ez. 38:2). Em Gênesis 10:2, encontramos os nomes dos descendentes de Jafé, o terceiro filho de Noé: “Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras”, estes povos é o que nós chamamos hoje em dia de indo-europeus (Gn.
No livro Antiguidades Judaicas, o historiador judeu, Flávio Josefo identifica Magogue com os citas, nome que era usado na antiguidade para definir um número de pessoas provenientes do norte do Mar Negro.
Ezequiel 38–39 fala de uma grande batalha que ocorrerá em Israel nos “últimos dias” e que envolverá um povo de “Magogue” liderado por um rei chamado Gogue. Ezequiel descreveu que essa guerra seria travada nos “montes de Israel” contra os filhos de Israel reunidos nessas terras.
O que é a guerra de GOGUE e MAGOGUE de Ezequiel 38?
O que é Gogue de Magogue JW?
Os exércitos de Gogue de Magogue representam os inimigos do povo de Deus tentando derrubar Israel restaurado. Nada no contexto (um livro que usa um estilo apocalíptico) sugere que Gogue seria uma determinada pessoa histórica. Capítulo 37 é simbólico (ele fala da ressurreição de pessoas num vale cheio de ossos secos).
Já o livro do profeta Ezequiel apresenta Magog como um reino na região do mar Negro sob o governo de Gogue, que, em determinado momento, se levantaria para atacar o povo judeu.
Mas sua identificação como um “agagita” sugere alguma conexão com Agague, rei dos amalequitas, que fez oposição ao rei Saul e o único a ser preservado por Saul na batalha juntamente com o despojo do seu melhor gado e o que havia de melhor, quando Deus havia ordenado que fosse destruído tudo.
Saul exige que Samuel o honre diante do povo e o acompanhe em um sacrífico a Deus. Na sequência, Aguague é morto pelo profeta e o rei de Israel o ameaça na frente dos homens.
E sucederá que, naquele dia, darei ali a Gogue um lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar; e se espantarão os que por ele passarem; e ali sepultarão Gogue e toda a sua multidão e lhe chamarão o vale da Multidão de Gogue.
Meseque (do hebraico משך, "precioso"), é um personagem bíblico fictício do Antigo Testamento, filho de Jafé e neto de Noé. Seu nome aparece sempre em conexão ao de Tubal. O nome Meseque é associado por algumas correntes com os musku de inscrições assírias, que são mencionados junto com os tabali .
Segundo esse entendimento, Gogue seria a Rússia. Gogue e Magogue estão no “extremo norte” (Ez. 38:15), o que reforça a interpretação de que se trata da Rússia, uma vez que se traçando uma linha reta para o norte, a partir de Jerusalém, capital de Israel, chega-se nas proximidades de Moscou, capital russa.
Magogue – historicamente falando, Magogue era filho de Jafé e neto de Noé. Seus descendentes se estabeleceram no extremo norte e, depois disso, o nome “Magogue” se tornou o nome daquela terra. Então, Magogue deu origem a um ou mais povos.
Magogue, como o texto mesmo explica, significa “terra de Gogue” (Ez. 38:2). Em Gênesis 10:2, encontramos os nomes dos descendentes de Jafé, o terceiro filho de Noé: “Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras”, estes povos é o que nós chamamos hoje em dia de indo-europeus (Gn.
Esse povo era arquiinimigo de Israel. Então talvez o livro de Ester mostre um descendente desse povo, ligado à descendência de Agague, mais uma vez querendo destruir o povo de Deus numa época em que os amalequitas praticamente já tinham desaparecido. Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia.
Quando ocorrerá a batalha do Armagedon e onde na Bíblia é registrada?
De acordo com os escritos, esse confronto acontecerá em um lugar chamado Armagedom, e que de acordo com arqueólogos fica no norte de Israel, na antiga cidade de Megido, habitada por cerca de 6 mil anos, por volta de 7 mil a.C.
Ezequiel mostra o poder das forças inimigas. Porém o exército de Deus demonstra um poder ainda maior. As armas capturadas de Gogue fornecem dois anos de lenha para o povo de Deus. Há tantos cadáveres dos soldados inimigos que são necessários sete meses para enterrá-los.
Assim, o Armagedon é o lugar onde acontecerá um conflito entre a humanidade contra Deus e Sua Verdade. Aqueles que conseguirem ver além das mentiras dos espíritos do mal se juntarão ao exército celestial na batalha final entre o bem e o mal.
Nessa substituição dos selêucidas aos romanos, ver os versículos 19-22, onde os versículos 20 e 21 começam com a expressão de transição, “se levantará em lugar dele”, isto é, no lugar do “rei do Norte”, que foi Antíoco III, o Grande.
A expressão Grande Tribulação (do grego θλιψις μεγαλη) é um termo bíblico que descreve o período que antecederia a volta de Jesus Cristo e por consequência julgamento final de Deus.