Mago é o epíteto de Simão, aquele embusteiro, a que se faz referência nos Atos (8.9). Todavia, a palavra 'magos' tem uma honrosa significação quando é aplicada aos sábios, vindos do oriente, para procurarem o Salvador, que nascia em Belém (Mt 2). Em At 13.6,8 o termo acha-se traduzido por mágico, encantador.
Os termos usados são “magos”, “sábios”, “homens que estudavam estrelas” e termos semelhantes. Isso nos permite sugerir que o termo “magos” poderia ser uma referência a homens estudiosos e, além disso, pode ser sugerido que os magos eram astrônomos ou astrólogos.
Os Magos seguem uma estrela brilhante no céu, que os conduz até onde está Jesus. Estes três magos oferecem três dotes a Jesus: ouro, incenso e mirra. É pelo número de ofertas que se conclui que sejam três os Magos. Na Idade Média, os Magos são figurados como Reis.
Na versão da Bíblia do Rei Jaime, o termo "Magos" foi derivado da palavra grega "magoi". Essa palavra, comumente traduzida como "Magos" em português, tem sua origem no persa e se refere aos sacerdotes da antiga religião da Pérsia.
OS TRÊS REIS MAGOS SÃO UM MITO? A BÍBLIA FALA DELES?
O que criou os magos até onde Jesus estava?
Segundo a Bíblia, os magos tiveram um sinal divino sob a forma de uma estrela que lhes indicou o caminho até ao estábulo onde Jesus estaria abrigado. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Os três reis magos buscavam o nascido rei dos judeus com o objetivo de adorá-lo e levaram como presente ouro, que representava a realeza, o incenso, que representava a divindade, e a mirra que representava a humanidade”, explica Guilherme.
Um mago é um praticante de magia que utiliza seus poderes para realizar feitiços, encantamentos e rituais místicos. Os magos são conhecidos por sua habilidade de manipular energias sobrenaturais e canalizá-las para alcançar seus objetivos.
Alguns têm escrito que o ouro simboliza a fé, o incenso simboliza a santidade e a mirra simboliza a paixão. Para outros, os três dons coincidem com as três virtudes teologais: ouro é caridade, fé no incenso, livre arbítrio mirra. Vejamos os presentes dos Magos, um a um.
Os escritos do Evangelho Apócrifo descrevem no capítulo 5, versículo 10, que “os reis magos eram três irmãos: Melquior, que reinava sobre os persianos; Baltasar, que era rei dos indianos, e Gaspar, que dominava no país dos árabes”.
Qual o significado dos presentes dos magos para Jesus?
Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio. É ele quem oferece o incenso; Baltazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico. É ele quem oferece a mirra.
Os três reis magos são sábios que foram adorar Jesus após seu nascimento. A Tradição e as Escrituras Cristãs (Evangelho de São Mateus, 2º capítulo) afirmam que eles foram de terras distantes do Oriente para aclamar e servir Jesus em Belém.
Em Mateus 2:19–23 , lemos que, quando Herodes morreu, o Senhor deu outra mensagem a José enquanto ele, Maria e Jesus estavam no Egito. Por meio dessa comunicação com José, aprendemos que, se estivermos dispostos a ouvir e obedecer, podemos receber revelação e orientação.
Os magos eram pagãos. As primeiras personagens são os que a nova versão da Bíblia chama sábios e a versão antiga chama magos. Neste aspecto a versão moderna não foi muito feliz, porque sábio é um homem que sabe muitas coisas ou que é muito sensato, e não é disso que aqui se fala.
Além disso, na crença cristã, o aparecimento da Estrela de Belém é a concretização de uma profecia hebraica que anunciava o nascimento de Jesus e o aparecimento do astro. Na questão do milagre, destaca-se que a estrela serviu de guia para que três sábios do Oriente fossem até a Judeia prestar culto ao menino Jesus.
Assim, uma relação que podemos fazer por meio dessas versões e baseando nos relatos de estudiosos é que o termo “mago” era utilizado para referir-se a sábios, homens estudiosos, eruditos. Acredita-se que os magos poderiam ser astrônomos ou mesmo astrólogos, pois algumas versões falam que eles estudavam as estrelas.
Os magos são mestres na arte de transformar a realidade, poderosos alquimistas e possuem como fonte de poder o universo e o conhecimento. Possuem grande sabedoria dos mistérios do mundo e por vezes detêm poderes clarividentes, mediúnicos e clauriaudientes.
Os magos eram a casta sacerdotal pertencente à religião mazdeísta da antiga Pérsia, que também era praticada na Índia e na Grécia - pensa-se que os três Reis Magos que seguiram a estrela até junto do Menino Jesus tivessem pertencido a esta mesma casta.
O Mestre dos Magos é uma espécie de mestre de RPG (Dungeon Master), atuando como guia dos garotos. Não se conhece seu nome verdadeiro, sendo Mestre dos Magos uma espécie de cargo. Suas informações cifradas ocultam suas reais intenções e por vezes seus motivos se demonstram dúbios.
Havia alguns reis magos que viviam num outro país. Eles sabiam o que os profetas tinham dito sobre o nascimento de Jesus. Quando eles viram uma estrela nova no céu, souberam que um novo rei tinha nascido. Os reis magos foram falar com Herodes, rei dos judeus, em Jerusalém, e perguntaram a ele onde estava o novo rei.
Segundo a tradição cristã, três reis magos teriam viajado do Oriente a Jerusalém, em Israel, durante o reinado de Herodes. Ali, anunciaram o nascimento de seu futuro rei, Jesus, em Belém, e seguiram uma estrela no caminho para conhecer o recém-nascido, levando como presentes ouro, incenso e mirra.
Qual o significado dos 3 presentes dos reis magos?
Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio. É ele quem oferece o incenso; Baltazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico. É ele quem oferece a mirra.
"Os Magos que adoram o Cristo também O proclamam com presentes místicos: que Ele é rei, com o ouro; que é Deus, com o incenso; e que é mortal, com a mirra. De fato, são muitos os hereges que acreditam em Deus, mas de modo algum acreditam que Ele reina em todos os lugares.