Resumo: A menorá, o candelabro de sete braços, um objeto ritual do Templo de Jerusalém, adquiriu grande relevância na literatura bíblica. Primeiro como representação do cosmo, tanto do mundo visível quanto do invisível. Segundo, como árvore da vida, e representação de Deus e da vida eterna.
Além de Maimônides, também Rashi, em seu comentário sobre a Torá, assim descreve o formato da Menorá: "Seis braços da Menorá saem de seus lados - para cá e para lá em diagonal, vão subindo até atingir a altura da Menorá que é a haste central e, uma a uma, vão saindo da haste central acima da outra." Inferimos desta ...
Como acender as velas? Segundo o site da Embaixada de Israel na Guatemala, o ritual consiste em acender a menorah no lado de fora da porta principal da casa, de preferência ao anoitecer. A embaixada explica que na primeira noite, uma vela deve ser colocada no lado direito.
O candelabro judaico de 7 pontas representa os dias da semana. Representa também os planetas (segundo o que era credível há tempos) e os níveis do céu, pois para os judeus o universo é formado por sete céus. A Menorá também é um dos símbolos mais antigos da identidade judaica.
Resumo: A menorá, o candelabro de sete braços, um objeto ritual do Templo de Jerusalém, adquiriu grande relevância na literatura bíblica. Primeiro como representação do cosmo, tanto do mundo visível quanto do invisível. Segundo, como árvore da vida, e representação de Deus e da vida eterna.
A menorah é um candelabro com 9 velas, uma para cada dia de Hanukkah e uma que você usa para acender as outras velas. Tradicionalmente uma vela é acesa para cada noite de Hanukkah, assim no oitavo dia todas as velas estarão acesas.
A forma dela foi um mandamento de D'us para Moisés, possuindo 7 velas. Ou seja, a Menorá é um candelabro judaico de 7 braços. Este número simboliza a luz de cada dia da semana e a criação. Isso nos passa um significado do potencial de luz que cada dia da semana (7 dias) pode nos proporcionar!
Acende-se as velas no lugar da casa onde se comerá a seudá (comida) da noite, pois se considera que tragam prazer à pessoa que se alimenta. A mitzvá do acendimento cumpre-se com apenas uma vela.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias.
“Faça um candelabro de ouro puro batido. Todo o candelabro e seus enfeites formarão uma só peça: a base, a haste central, as lâmpadas, os botões e as flores.
Os sete braços do candelabro designavam aos sete arcanjos superiores e outras vezes apareciam representados como os planetas e o sol que tinham à sua volta os signos do Zodíaco e as estações do ano, mais uma vez num esforço de os tornar o mais próximo possível da representação do cosmos.
Como era o candelabro que Deus mandou Moisés fazer?
Significado. O candelabro era feito de ouro batido e colocado do lado sul do Lugar Santo (Êx 40:24), tinha sete lâmpadas, as quais eram mantidas acesas todas as noites. Para o povo de Deus, a menorá no templo simbolizava a vida e as bênçãos que Deus havia dado ao seu povo.
Construir o candelabro (Menorá) sob as duras condições do deserto não foi uma tarefa fácil. No entanto, o mestre artesão Betsalel de fato formou o candelabro “de uma única peça de ouro puro” e o colocou no Tabernáculo.
Ocandelabro é um dos mais antigos símbolos da religião judaica. O candelabro ou menorah em hebraico, é um castiçal com uma coluna do centro da qual saem seis hastes, totalizando sete braços (Êxodo 25:31-32). Segundo os judeus, o candelabro remete aos olhos de Deus que sondam toda a terra.
Oito dos nove braços do candelabro usado durante esse período de celebração correspondem aos oito dias do feriado. No nono braço, coloca-se o shamash, uma vela auxiliar com a qual se acendem as outras.
Os cristãos celebram o Natal e os judeus celebram o Hanukkah (Hanucá) - que em hebraico significa "dedicação", "inauguração". A festa prolonga-se durante oito dias. A cada dia acende-se uma das chamas de um candelabro denominado Menorá - um dos principais símbolos da religião judaica.
A palavra hebraica para “candelabro” é “menorá”, e deriva de um verbo que significa “flamejar”. O nome menorá simplesmente ressalta o propósito utilitário do candelabro: Dar luz aos sacerdotes que serviam no Santo Lugar do tabernáculo.
Judaísmo: A estrela de Davi é formada por dois triân- gulos sobrepostos, resultando em seis pontas, e simboliza o governo de Deus sobre o universo em todas as seis direções: Norte, Sul, Leste, Oeste, Céu (em cima) e Terra (embaixo).
Ouve Israel, ADO-NAI nosso Deus ADO-NAI é Um. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Veahavtá et Adonai Elohêcha, bechol levavechá uvchol nafshechá uvchol meodêcha.