Merlot é uma uva de cachos de tamanho médio, pele fina e coloração azul violácea. Apresenta pouca acidez e grande concentração de açúcar. É bastante aromática e frutada, destacando-se os aromas de frutas negras, como ameixa, mirtilo e jabuticaba.
As uvas Merlot são originárias da mesma região das uvas Cabernet, na França. Os vinhos Merlot geralmente são mais encorpados, com sabores e aromas frutados. As uvas Merlot favorecem o consumo do vinho ainda jovem, ao contrário dos Cabernet que ficam melhores quando envelhecem.
Cada vez mais presente nas adegas do Brasil e do mundo, o vinho Merlot é elaborado por meio de uma uva tinta que, de modo geral, possui cachos com tamanhos médios, coloração azul profunda que pode ter reflexos violáceos, e pele bastante fina, além de ser uma casta aromática e delicada.
Assim como a coloração, que também indica algumas características em cada uva. O vinho Cabernet Sauvignon possui uma cor mais avermelhada, enquanto o de uva Merlot a tonalidade é mais puxada para o violeta.
O vinho Malbec, por exemplo, apresenta uma cor mais avermelhada púrpura intensa, gerando um sabor mais prolongado e tanino doce. O vinho Merlot costuma ser mais doce e o Cabernet mais intenso com um gosto mais travado como descrevemos anteriormente neste artigo.
Malbec costuma produzir vinhos que enchem a nossa boca, encorpados e com taninos bastante sedosos e agradáveis. Já o Cabernet Sauvignon tem potencial para vinhos de maior ataque em boca, com taninos mais rebeldes, que muitas vezes precisam ser amaciados pelo tempo.
Qual vinho é mais gostoso, Merlot ou Cabernet Sauvignon?
Merlot é mais doce, é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação. Quando jovem, um vinho Merlot é extremamente frutado, lembrando muito as frutas vermelhas como cereja e framboesa.
Merlot e Pinot Noir são duas uvas distintas com perfis de sabor diferentes. Merlot tende a ser mais suave e frutado, enquanto a Pinot Noir é conhecida por sua delicadeza e complexidade.
São vinhos que costumam envelhecer muito bem e, quando em barrica, seus taninos são amaciados, dando espaço aos aromas de baunilha, ameixa, chocolate e tabaco. Os aromas mais comuns do Cabernet Sauvignon são cereja-negra, cassis, pimentão, especiarias e cedro.
Os rótulos Malbec são conhecidos pela sua coloração intensa, em uma cor muito próxima à original, da uva in natura. Além da coloração, os vinhos possuem como características principais o aroma frutado marcante e o sabor intenso, que permanece na boca por mais tempo.
Queijos: para harmonizar com Merlots mais complexos, o ideal são queijos igualmente marcantes, como queijo cheddar, emmental, gruyere e gouda. Já para as variações mais leves, queijos cremosos como o brie são uma boa pedida.
Quando se trata de cozinha italiana, o Merlot é um excelente aliado. Pratos como lasanha à bolonhesa, espaguete com almôndegas ou outras massas com molho de tomate, cogumelos, panceta ou creme, como macarrão com queijo, são candidatos certos para harmonizar com vinhos como o Marques de Casa Concha Merlot.
O tanino é uma substância química encontrada no grupo de fenóis vegetais. É encontrado em sementes, cascas e caules de frutos verdes. Tem um sabor amargo que, com sua adstringência, tem a função de proteger plantas e frutos dos animais herbívoros.
Qual o vinho mais suave Merlot ou Carménère? O Merlot é mais suave, já que seu tanino é menos intenso, mesmo assim sua textura costuma ser mais encorpada e rugosa, em comparação ao Carménère que, mesmo com taninos mais intensos, carrega uma textura bem aveludada ao paladar.
O vinho do Porto é o vinho doce mais conhecido atualmente. O que mais encontramos é no estilo Ruby. Em safras excepcionais é produzido o Porto Vintage, projetado para ser guardado por mais de 50 anos.
Malbec é uma uva de cachos de tamanho médio, polpa macia e casca de coloração rubi violácea. A variedade dificilmente é amarga, produzindo vinhos bastante tânicos. Destacam-se os aromas de frutas vermelhas de casca mais escura, como ameixa, morango e cereja madura.
Os vinhos Chardonnay são encorpados e com uma textura cremosa. É bastante comum encontrarmos vinhos Chardonnay varietais – feitos apenas com uma casta. A casta da Chardonnay é também utilizada para fazer vinhos doces, tranquilos e espumantes. E é uma das uvas autorizadas para a produção do tradicional champanhe.
A uva Carménère caracteriza-se pela pele de tonalidade vermelha intensa. Daí o nome “Carménère” que significa “carmim” em francês. Quando colhida no termo normal de maturação, a casta apresenta aromas de frutas negras maduras, como cereja e ameixa, terra úmida, ervas e pimenta negra.
Ao ser comparado ao vinho feito com Cabernet Sauvignon, o Merlot é menos ácido e não dá a sensação (mesmo que pequena) de “amarrar a boca” (como quando comemos uma banana que ainda está verde), porque possui menos taninos.
Vinho reservado: vinho jovem pronto para consumo, com graduação alcoólica mínima de 10% Vinho reserva: vinho com graduação alcoólica mínima de 11% envelhecido por pelo menos 12 meses (para tintos) ou 6 meses (para brancos e rosés) em qualquer tipo de recipiente.
Quais as uvas mais suaves? As uvas mais suaves são as que tem menos tanino e possuem aromas de frutas mais acentuados. São elas: Gamay, Pinot Noir, Cabernet Franc, Grenache e Merlot.
Taninos do vinho. Os taninos do vinho são polifenóis que estão presentes originalmente na uva e funcionam como inibidores ao ataque de insetos e pragas. A casca, sementes e engaços da uva possuem tanino. Castas com pele mais grossa são mais tânicas que as frutas de pele fina.
Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.
Enquanto o vinho Cabernet Sauvignon possui uma característica forte na boca, o Merlot é macio. Extremamente frutado, a bebida apresenta aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa. o vinho Malbec possui cor em tom vermelho púrpura intenso. Na boca apresenta sabor prolongado e taninos “doces”.