A miose é uma condição que ocorre quando as pupilas permanecem contraídas, não respondendo à quantidade de luz que chega aos olhos. Isto ocorre devido à contração excessiva do músculo circular, que é responsável pela diminuição do tamanho da pupila, ou por um défice de atividade do músculo dilatador pupilar.
O psicodiagnóstico miocinético ou PMK é um tipo de teste psicotécnico que avalia a partir de traços e desenhos as tendências de personalidade de um indivíduo. Ele foi criado por Emilio Mira y López e apresentado oficialmente em Londres, no ano de 1939.
As miopatias são doenças de ordem genética ou não que afetam os tecidos musculares. Denominamos de miopatias todas as desordens musculares que são restritas ao músculo sem nenhum problema estrutural envolvendo o nervo periférico. Suas causas podem ser genéticas ou não.
Pupilas mióticas podem ser causadas por medicamentos
Opioides para o tratamento da dor (oxicodona, morfina, hidrocodona e codeína etc.) receitados por seu médico. Opiáceos ilegais, incluindo heroína, também podem causar miose pupilar. Medicamentos usados para tratar a pressão alta, como a clonidina.
Isocóricas: são do mesmo tamanho e reagem à luz; Mióticas: quando ambas estão contraídas e não apresentam reação à luz; Anisocóricas: quando apresentam tamanhos diferentes, ou seja, uma está contraída e a outra dilatada; Midriáticas: quando estas se apresentam grandes e dilatadas.
1 Apresentação. A avaliação pupilar é um procedimento importante na avaliação neurológica, pois pode fornecer informações valiosas sobre a função do sistema nervoso central e a presença de lesões ou patologias.
Agentes que causam contração da pupila do olho. Algumas fontes usam o termo mióticos somente para os parassimpaticomiméticos, mas qualquer droga usada para induzir miose se inclui aqui. Agentes que causam contração da pupila do olho.
Utilização de codeína e morfina. No processo de quimioterapia são utilizadas determinadas drogas, com isso, pode ocasionar miose. Pupilas de Argyll Robertson, ocorre devidos a complicações neurológicas decorrentes da Sífilis.
A heroína causa apatia, contração das pupilas e diminuição dos movimentos do estômago e dos intestinos. O Brasil é um dos recordistas mundiais de aci- dentes de trânsito: cerca de 50 mil mortes por ano.
Estão listados nesta categoria os poderes miméticos, ou seja, poderes que envolvem se transformar, total ou parcialmente, ou imitar algo, como substâncias, seres, espécies, etc.
Sua teoria do desejo mimético indica que entre o sujeito e o objeto não existe somente o desejo, mas também o modelo, o mediador do desejo, ou o rival. O conceito de mimesis aqui estabelece o ponto central da articulação. Desde as sociedades primitivas, o desejo mediado é o desejo causador dos conflitos.
A Mimesis é como um elemento da organização social e fundamento das forma- ções culturais. As ações miméticas são constituídas por movimentos corpóreos que incluem as mais diversas formas de interação, comunicação e linguagem (verbais ou não) [...].
A miose acontece devido a uma contração excessiva do músculo do olho responsável pelo movimento de contração e dilação da pupila ou alteração no seu funcionamento, não havendo resposta à quantidade de luz que chega ao olhos.
A midríase é uma dilatação que a pupila sofre em decorrência de causas não fisiológicas. Essa dilatação prolongada acontece, geralmente, como resultado de algum trauma sofrido pelo olho, um distúrbio médico ou efeito colateral de um medicamento.
Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.
Midríase unilateral benigna episódica – Nesse distúrbio, a pupila pode se dilatar repentinamente e ser acompanhada de dores de cabeça e visão turva. É uma condição essencialmente inofensiva, e os episódios costumam se resolver naturalmente após algumas horas.
Em geral, pupilas normais variam em tamanho de 2,0 a 4,0 milímetros (mm) em luz intensa, e 4,0 a 8,0 mm no escuro. Em certa medida, o tamanho da pupila tende a diminuir com a idade. Às vezes, uma pupila dilatada ainda pode reagir à luz — ou seja, diminuir sob luz intensa ou quando uma luz é apontada para o olho.
A pupila aumenta (dilata) na luz fraca e diminui (contrai) na luz intensa. De modo geral ambas as pupilas têm o mesmo tamanho e respondem à luz do mesmo modo. Um tamanho desigual de pupila é chamado anisocoria. Se o tamanho das pupilas for muito desigual, a discrepância pode ser percebida.
A miopatia pode afetar músculos específicos ou grupos musculares inteiros, como as pernas ou os braços. Dependendo do tipo e da gravidade da doença, os sintomas podem variar desde uma leve fraqueza muscular até uma incapacidade total de mover certas partes do corpo.
A Eletroneuromiografia é um elemento fundamental no diagnóstico e acompanhamento das miopatias, e deve sempre ser utilizada como uma extensão da avaliação clínica, já que é capaz de documentar a existência de doença muscular e pode apontar ou excluir diagnósticos diferenciais.