Idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori, o método montessoriano consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Em outras palavras: o método montessoriano é focado na observação do comportamento das crianças, dando um suporte eficaz e profundo no desenvolvimento de quem ainda está descobrindo o mundo.
Permitir o desenvolvimento do potencial de toda e qualquer criança é o objetivo principal do método Montessori. Para alcançá-lo, é necessário organizar o ambiente para que ele proporcione os interesses naturais dos pequenos, estimule o aprendizado e respeite seu tempo e seu ritmo.
O método criado por Montessori permite desenvolver uma ampla gama de habilidades motoras e sociais, tais como escrita, leitura e matemática, o estudo das ciências da natureza, habilidades de vida prática, atividades domésticas e autocuidado e o estímulo ao convívio coletivo e ao comportamento saudável em sociedade.
Para Maria Montessori a ideia de educação está relacionado com o conceito da criança. Segundo ela a criança é um ser que nasce com o potencial criador, ou seja, que possui o desejo de aprender, desde que sejam dadas as condições necessárias, sendo possivel aprender de forma natural e desse modo se desenvolver.
O que é o Método Montessori? Um método de ensino, conceitos básicos.
Qual é a teoria de Montessori?
Idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori, o método montessoriano consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Assim, a sala de aula Montessori é um ambiente especialmente projetado para viabilizar a metodologia, possibilitando à criança estar no mundo de forma consciente e equilibrada, sempre respeitosa. Por isso, ela é conhecida como “ambiente preparado”, e também por isso é tida como um instrumento de aprendizagem.
Montessori é um método de educação que se baseia na atividade autodirigida, aprendizagem prática e brincadeira colaborativa. Nas salas de aula que seguem o método montessori, as crianças têm a oportunidade de fazerem escolhas criativas visando ao aprendizado.
Os brinquedos montessori são aqueles que dependem da criança na hora da brincadeira para ganhar uma função. Eles são feitos de materiais, como madeira e tecidos naturais (de origem animal, mineral ou vegetal), são agradáveis ao tato e costumam ter cores primárias.
O papel do professor é observar a criança, preparar o ambiente e guiá-la em seu processo de aprendizagem, de modo que ela possa encontrar tudo o que precisa para se desenvolver em cada estágio (SALOMÃO, 2019).
A cama montessoriana infantil é um modelo de cama bem rente ao chão, que permite aos pequenos subirem e descerem de forma independente, sem risco de cair ou se machucar.
Indicada para crianças de 6 a 12 anos. *Opção de montagem com fechamento inferior de grade e opção de venda de cama auxiliar. Montagem 03: cama elevada, com ou sem grades laterais, com casinha parcial.
O processo de alfabetização pelo método montessoriano privilegia a aprendizagem por meio de jogos e estímulos sensoriais, materiais concretos e o contato da criança com a natureza.
Um quarto montessoriano é um ambiente cuidadosamente projetado para permitir que a criança explore, aprenda e se desenvolva de forma independente. Diferentemente dos quartos tradicionais, esse espaço é organizado de maneira a proporcionar liberdade de movimento e estimular a autonomia da criança desde cedo.
Montessori acreditava que a linguagem é inata e é da natureza dos humanos se expressar tanto oralmente quanto por meio da palavra escrita. Crianças de todo o mundo desenvolvem habilidades de linguagem aproximadamente ao mesmo tempo.
A Pedagogia Montessori conta com o auxílio dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) no processo ensino-aprendizagem, ou seja, defende que os estudantes podem construir o seu aprendizado de maneira espontânea a partir das suas experiências com o mundo, que os estimula e proporciona uma manifestação ...
O que diz Maria Montessori sobre educação infantil?
A educação que Montessori ensinava era voltada para aju- dar os próprios alunos, pois cada indivíduo ao nascer precisa ser acompanhado durante seu desenvolvimento para que possa cons- truir a si próprio. Assim ela pensou a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento da criança em várias dimensões.
O ambiente preparado , segundo Montessori , é aquele que preparado pelo adulto a luz da ciência do desenvolvimento humano. A sala de aula Montessori usa espaço físico e tempo que permitem a concentração, design que permite que as crianças encontrem, escolham e usem materiais para aprendizagem com autonomia.
A mesa sensorial Montessori é um objeto que ajuda muito as crianças em seu desenvolvimento. É uma mesa com diferentes materiais e texturas que ajudam as crianças a explorar o mundo através dos sentidos. Há muitas razões pelas quais a mesa sensorial Montessori é importante e pode ser muito útil para as crianças.
A cama montessoriana é um tipo de cama que, além de versátil e charmosa, estimula a independência, autonomia e criatividade dos pequenos. Além de cumprir uma função pedagógica, a cama montessoriana também dá um toque único à decoração, deixando o ambiente com aspecto mágico, criativo, divertido e alegre.
Na educação montessoriana a criança é estimulada a ser a protagonista da construção do seu conhecimento. Desta maneira, o ambiente, móveis e objetos das escolas que seguem o método são adaptados para que os pequeninos os manuseiem e se locomovam sem precisar dos adultos, o que estimula a autonomia e o desenvolvimento.
Qual é o exercício cotidiano proposto por Montessori?
Entre as mais comuns no Brasil estão as habilidades ligadas à autonomia para se vestir e servir-se na cozinha, assim como o aprendizado de formas de limpar e organizar ambientes.
Qual era a imagem que Maria Montessori tinha da escola?
As salas de aula tradicionais eram vistas com desprezo por Maria Montessori. Ela dizia que pareciam coleções de borboletas, com cada aluno preso no seu lugar.