A dedução é uma maneira de organizar o pensamento lógico a fim de encontrar conclusões verdadeiras. Nesse sentido, ele precisa de estrutura e premissas verídicas para que esteja em acordo com a verdade.
Dedução tem a sua origem no latim deductione, que significa "conduzir" ou "extrair". Consiste num processo de raciocínio, em que numa afirmação a conclusão é alcançada a partir de um conjunto de premissas em consequência de regras lógicas ou "regras de inferência".
A dedução consiste em se chegar a uma verdade particular e/ou específica a partir de outra mais geral ou abrangente. Portanto, ao incluirmos um fato específico em outro mais geral, estamos raciocinando por dedução, como se vê no exemplo que segue: 1) A é sempre igual a B (fato geral, também chamada de premissa maior);
A dedução é um processo de raciocínio que usa pressupostos para chegar a uma conclusão específica. No texto padrão, o tópico frasal (algo geral) inicia o parágrafo e na sequência vem a sua fundamentação (algo específico).
Outro exemplo: um geógrafo vai a campo e descobre um lago de água salgada em vez de água doce. Sob o método dedutivo, ele partiria do que já se sabe sobre lagos salgados, e a explicação para isso poderia ser que essas formações ocorrem porque são construídas sobre salinas.
As deduções são uma forma de incentivo fiscal oferecida pela legislação tributária, com o objetivo de considerar gastos específicos e necessários no cálculo do Imposto de Renda, proporcionando uma redução na carga tributária.
Desconto simplificado nada mais é do que declaração simplificada. Esta é a segunda opção de tributação disponível na hora de declarar seu Imposto de Renda.
Por meio da dedução, o estudante e pesquisador levanta ideias gerais sobre determinado tema para chegar a conclusões particulares sobre ele, de acordo com o interesse do estudo. Isto é, com o raciocínio dedutivo, é possível analisar casos específicos sob a luz de regras mais amplas e que são validadas de maneira geral.
A dedução é aquela que se organiza de um aspecto geral para o particular, ou seja, parte de uma verdade universal, geral, para chegar a afirmações e conclusões mais individuais. Tal ideia geral é conhecida como premissa inicial ou premissa maior.
É direito do contribuinte receber uma espécie de reembolso relativo a alguns gastos por parte da Receita Federal na hora de declarar o Imposto de Renda. É o que chamamos de dedução.
São dedutíveis as despesas efetivamente pagas, tais como taxa de corretagem, taxa de liquidação e os emolumentos, que podem ser diminuídas do valor total da venda.
Dedução (Abatimento) Reconhecimento pela autoridade tributária da dedutibilidade de certas parcelas do valor tributável (ex: permitir a exclusão de despesas com educação, saúde, etc. da renda bruta auferida por pessoa física em determinado ano); são elementos redutores do montante tributário.
O que pode ser deduzido: gastos com consultas médicas particulares, cirurgias plásticas, hospitais, tratamentos odontológicos, fisioterapia, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos, próteses dentárias, gastos com remédios que estiverem incluídos na conta paga no hospital, testes de Covid-19 ( ...
Uma despesa dedutível no IR é aquela que pode ser abatida com o objetivo de reduzir a base de cálculo do imposto. Isso diminui o valor que tem de ser pago como imposto ou aumenta o valor da restituição. Quem determina quais despesas podem ser deduzidas e qual o limite é a Receita Federal.
Despesa dedutível é o valor que pode ser legalmente reduzido dos seus rendimentos, diminuindo a base de cálculo e o imposto devido. A lei prevê como despesas dedutíveis: dependentes, saúde, educação, previdência, pensão alimentícia e livro-caixa.
Isso significa que a indução parte da observação de fatos para a formulação de leis gerais, enquanto a dedução parte das leis gerais para a constatação de fatos particulares.
Os argumentos estão tradicionalmente divididos em DEDUTIVOS e INDUTIVOS. ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. Premissa : "Todo homem é mortal." Premissa : "João é homem."