A palavra Moriá vem do hebraico מוריה, Mōriyāh, que significa "ordenado/considerado por Deus". Em Gênesis capítulo 22 Deus solicita a Abraão que lhe entregue em sacrifício seu único filho, Isaque. O sacrifício seria consumado no monte Moriá.
A antiga tradição judaica associa o lugar onde o Templo de Salomão se erguia com o monte na "terra de Moriá", onde Abraão, às ordens de Deus, ofereceu o seu filho. Foi para a "terra de Moriá" que Abraão viajou e, no terceiro dia, ele viu à distância o lugar indicado por Deus.
É interessante observarmos aqui que, o Monte Moriá, após aquele prova de fé e obediência, ganha outro nome, “Monte o Senhor Proverá”, uma vez que foi o próprio Deus, e não Abraão quem proveu o “cordeiro para o holocausto” (Gênesis 22:07).
Atualmente, o santuário islâmico conhecido como Domo do Rocha ou Cúpula da Rocha fica no alto do monte Moriá, Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha são nomes atribuídos à Mesquita de Omar, situada no monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém.
A palavra Moriá vem do hebraico מוריה, Mōriyāh, que significa "ordenado/considerado por Deus". Em Gênesis capítulo 22 Deus solicita a Abraão que lhe entregue em sacrifício seu único filho, Isaque. O sacrifício seria consumado no monte Moriá.
Deus continuou: — Pegue o seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá à terra de Moriá. Ali, ofereça-o em holocausto, sobre um dos montes, que eu lhe mostrar. Na manhã seguinte, Abraão levantou-se de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, levou consigo dois dos seus servos e Isaque, seu filho.
Trata-se do local mais sagrado do judaísmo, já que é no monte Moriá que se situa a história bíblica do sacrifício de Isaac. Para os muçulmanos, lá teria ocorrido o sacrifício de Ismael.
Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha é um edifício, situado no monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém, construído no século VII, sendo um dos sítios mais sagrados do Islã e uma das grandes obras da arquitectura islâmica. Sua vistosa cúpula dourada é um dos pontos mais emblemáticos da cidade.
O QUE É? O Moriá é um tempo de Deus reservado a você que é cristão e deseja buscá-lo mais a fim de receber restauração, libertação e relacionamento e experiências com Deus. O Programa dura três dias.
Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus.
A palavra Holocausto era originalmente usada para designar um sacrifício aos deuses em que a vítima era queimada. Em Israel, é usado o termo secular hebraico Shoah, que significa "destruição" ou "catástrofe".
Quantos anos Isaque tinha quando foi levado para o monte Moriá?
De acordo com os textos de Gênesis, ela deu luz a Isaac aos 91 anos e morreu aos 127 anos, portanto, Isaac teria 36 anos de idade, ou menos, na época da viagem de três dias até o monte do sacrifício.
O nome do lugar se deve realmente à presença de árvores de oliva que antigamente cobriam as encostas (algumas ainda podem ser vistas no Jardim de Getsêmani). Segundo a tradição, no alto do Monte das Oliveiras, Jesus teria realizado sermões para seus discípulos e seguidores.
No monte Moriá, Abraão construiu um altar e colocou lenha sobre ele. Seguindo o que o Senhor ordenou, Abraão pediu a Isaque que se deitasse sobre o altar. Isaque confiava em Abraão, assim como o Salvador Jesus Cristo confiava em Seu Pai. Quando Abraão estava prestes a sacrificar Isaque, um anjo do Senhor o impediu.
Nas obras de J. R. R. Tolkien, Moria (sindarin: "Abismo Negro") foi o nome dado pelos Eldar a um enorme complexo subterrâneo no noroeste da Terra Média, que compreende uma vasta rede de túneis, câmaras, minas e enormes salões ou mansões, que corria por baixo e, finalmente, através das Montanhas Sombrias.
Ao norte a "rocha" em torno da qual a "Fortaleza Antônia" foi construída [Sexta Colina], E finalmente, havia a própria colina sudoeste [Colina Sete] que finalmente se tornou conhecida no tempo de Simão, o Hasmoneu, como o novo “Monte Sião”. Isso dá um total de "Sete Colinas" ao todo.
O judaísmo é a religião mais antiga, ela acredita em um único Deus Yahweh. O Cristianismo se basear nos encinametos de Jesus Cristo e a Bíblia Sagrada. O Islamismo acredita em Alá como o único Deus e seguem os encinametos de Alcorão, livro sagrado do Islamismo.
Os muçulmanos acreditam que Maomé foi miraculosamente transportado em uma noite de Meca para o Monte do Templo em Jerusalém, aonde ele ascendeu ao Paraíso para encontrar os profetas anteriores do Islão.
Eles chegaram a uma montanha chamada monte Sinai. Moisés subiu a montanha para falar com o Senhor. O Senhor disse a Moisés que Ele queria falar com os israelitas pessoalmente.