A mensagem de 'Não Deixe o Azeite Acabar' é clara: a preparação espiritual é contínua e essencial. A música utiliza a parábola das dez virgens para transmitir uma mensagem de urgência e vigilância, lembrando os fiéis da importância de manter a fé viva e estar sempre prontos para a vinda de Cristo. Enviada por Edylando.
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.
No relato, o azeite é aquilo que alimenta a lamparina, ou seja, que torna possível a luz. Com isso, o eixo da parábola nos remete a esta questão: que é que possibilita, mantém e alimenta a luz em nossas vidas?
Templo de Salomão | Na Bíblia, o azeite carrega um profundo significado espiritual, representando o Espírito Santo. Ele foi usado para consagrar sacerdotes… Instagram.
5 LIÇÕES ELISEU AUMENTA O AZEITE DA VIÚVA - MENSAGEM QUE EDIFICA
O que significa manter a lamparina acesa na Bíblia?
Nesse sentido, manter a lamparina acesa, seria também permanecer na fé em Jesus. O que mantém a fé acesa e viva? A Palavra do Senhor, por meio da qual o Espírito Santo age. Podemos propor que o óleo, combustível da lamparina, é a Palavra de Deus que mantém a fé acesa.
Durante a noite a chama daquela lâmpada ficava fraca ou se apagava. Permitir que a lâmpada se apagasse era uma violação dos regulamentos da Lei (Êxodo 27:20-21). Os sacerdotes não deveriam deixar a lâmpada se apagar, mas os filhos de Eli não se preocupavam com isso.
O azeite é considerado um símbolo santo na Bíblia, que representa a unção do próprio Espírito Santo. Foi utilizado para curas, milagres e manifestações de fé diversas no Livro Sagrado e, também, na vida de muitos que creram no seu uso.
Lâmpada, aqui, possui o sentido da permanência da dinastia de Davi, portadora da esperança de restauração do povo de Javé. Para os cristãos, 1 Reis 11,36 deve ser lido à luz de João 8,12: "Eu sou a luz do mundo" (conferir Mt 4,16; Lc 2,32; Jó 3,19). Assim, o uso teológico acrescenta um sentido que vai além do concreto.
O documento discute os quatro tipos de unção na Bíblia: (1) unção de cura para curar enfermos, (2) unção do sacerdote para consagrar pessoas à oração, (3) unção do profeta para usar pessoas na pregação da Palavra, e (4) unção do rei para dar autoridade a vencer.
No Antigo Testamento esta unção acontecia quando o óleo de azeite era derramado sobre a cabeça de um escolhido. A unção representa a autoridade espiritual na vida daquele que acredita nela, porque capacita a pessoa escolhida para realizar determinada missão.
O óleo é considerado símbolo do Espírito Santo porque era usado no ritualismo do Antigo Testamento, correspondendo a operação real do Espírito Santo na vida do crente na atual dispensação. O óleo (Azeite) representa uma ação prática do Espírito Santo de Deus.
É utilizado em rituais de unção, como na consagração de reis e sacerdotes, representando a capacitação e a autoridade divina. Além disso, o azeite também é considerado um símbolo de cura, prosperidade e proteção espiritual.
O azeite de oliva é um alimento considerado sagrado nas três principais religiões monoteístas do mundo: judeus, cristãos e muçulmanos celebram e ungem com o sumo natural da azeitona. Para todos é símbolo de luz e paz, para muitos representa conexões espirituais, a transcendência, o essencial!
O azeite tem a ver com o Espírito Santo, pois é seu símbolo, mas nessa figura bíblica não representa A PESSOA dele, e sim algo que cabe a cada um de nós decidir se iremos oferecer ou não.
Na época da Bíblia, o azeite servia para letra a, alimentar as lamparinas. Hoje nós temos energia elétrica, temos as lâmpadas, as lâmpadas aqui, as luminárias. Mas na época não tinha energia elétrica, então de noite você precisava de uma lamparina.
O azeite nesta parábola representa a comunhão com o Criador e, sem ela, as bodas (casamento) fracassam. O Senhor procura pessoas que o adorem com o coração inteiro e sigam as Suas direções. Seja reconhecida como uma mulher sábia. Alguém que ora e coloca o Senhor em primeiro lugar em sua vida.
O óleo da parábola representa nossa fé e testemunho, nossa pureza e dedicação, nossas boas obras e o cumprimento dos nossos convênios: todas as maneiras pelas quais “[tomamos] o Santo Espírito por [nosso] guia” (D&C 45:57).
Lucas 12:35-59 NTLH. E Jesus disse ainda: — Fiquem preparados para tudo: estejam com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas. Sejam como os empregados que esperam pelo patrão, que vai voltar da festa de casamento.
O que significa a lâmpada de Deus ainda estava acesa?
Fica patente que é uma figura do Espírito Santo. Por isso, a ordem de manter sempre acesa a lâmpada no tabernáculo é aplicada no Novo Testamento como se referindo ao Espírito de Deus, a quem jamais devemos extinguir!
O conhecimento remove a ignorância, assim como a luz remove a escuridão. O conhecimento é também uma riqueza interna permanente, através da qual toda meta externa pode ser alcançada. Sendo assim, acende-se a lamparina para reverenciar o conhecimento como uma forma do bem maior.
Entretanto, Abisai, cuja mãe era Zeruia, socorreu Davi, atacou o gigante filisteu e o matou. Então os soldados de Davi lhe fizeram a seguinte promessa: “Nunca mais irás conosco à guerra, para que não apagues a nossa esperança, a gloriosa lâmpada de Israel!”
Jesus aborda como os bons vendedores tratam os compradores para enfatizar a abertura à verdade: se alguém estiver aberto à luz, receberá ainda mais, mas se rejeitar a luz, até o que tinham antes será tirado.