O que significa nascer da carne é nascer do Espírito?
Jesus explicando a Nicodemos que o homem não pode gerar sua própria conversão. Carne gera somente carne. Ninguém nasce de novo a não ser pela intervenção eficaz e irresistível do Espírito.
O que significa nascer da carne e nascer do Espírito?
Esse ensinamento deixado pelo Mestre, teve por objetivo esclarecer os homens, em todos os tempos, que carne e espírito são dimensões diferentes da criação divina, ainda que um não proceda do outro.
O que é da carne e da carne, o que é do Espírito e do Espírito?
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Nascer do Espírito é encontrar a serenidade da alma. “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (João 3,5). Precisamos e queremos entrar no Reino de Deus. Estamos perto, estamos na porta, mas, muitas vezes, não entramos.
O que Jesus quis dizer o que é nascido da carne é carne?
“O que é nascido da carne é carne” (João 3.6) e não apenas biologicamente. Do ponto de vista espiritual, ser “carne” é ter se convencido de que se é de Deus, mas não ter se convertido a Ele. Seu coração pode até lhe convencer de que você é uma pessoa de Deus e você se manter, aparentemente, na fé.
ENTENDA O QUE SIGNIFICA “NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO”
O que significa ser nascido do Espírito?
Os nascidos do Espírito passam por uma renovação na mente, na maneira de pensar e de ver o mundo. Isso é um mistério, não sabemos explicar ao certo como acontece, mas tudo passa a ser diferente. Os nascidos do Espírito são transformados em novas criaturas. Seu nascimento não é algo superficial.
No Antigo Testamento, a carne tem sempre um significado oposto ao do espírito: ela é frágil e transitória enquanto que ele é eterno e forte. Talvez por estas razões, a carne é humana e associada ao pecado, enquanto que o espírito é divino e passível de salvação.
Com este fundamento podemos aplicar esta informação a conjunção “e” em João 3:5 “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” A tradução pode ser “Quem não nascer da água, a saber/isto é do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” Justamente isto é a obra do Espírito Santo.
Na teologia cristã, o nascimento é a encarnação de Jesus como segundo Adão, a realização da vontade de Deus com o objetivo de desfazer o dano provocado pela queda do primeiro Adão.
3- O vento sopra onde quer, isso significa que não somos donos de nada e temos que viver o chamado de Deus numa perspectiva eterna. Nascer de novo nos faz viver pelos interesses de Cristo e não pelos nossos. Somos agora servos de Deus, e seus dons são irrevogáveis, Ele nos chamou para uma santa vocação.
“Carne” é o ser humano abandonado ao seu próprio egoísmo; “Espírito” é o ser humano transformado pelo Espírito de Deus, o Espírito Santo. Paulo também estabelece uma ligação positiva entre o Espírito e a fé e uma relação negativa entre a carne e as obras da Lei (Gl 4,21-31).
Embora a Bíblia não explique claramente o que Cristo queria dizer, surgiram diferentes interpretações ao longo dos anos. Uma dessas interpretações é que o termo “nascer da água” se refere ao parto natural, e a alusão ao nascimento do Espírito nos fala da necessidade de um novo nascimento em Cristo.
Assim buscando, esforçando, orando, jejuando e oferecendo as dores, sacrifícios, penitências e dando sentido aos sofrimentos, é que conseguiremos viver uma vida no Espírito não mais na carne.
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Romanos 8:5-11 ARA. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
O que Jesus quis dizer com nascer de novo para Nicodemos?
Era preciso que Jesus, o Filho de Deus, se tornasse homem para que a humanidade voltasse ao seu estado anterior. Por isso, Jesus disse a Nicodemos que ele tinha de “nascer de novo” (João 3,7). Precisamos nascer espiritualmente.
Portanto, Jesus nos ensina, desde o Seu nascimento, a esvaziar-nos de nossa própria grandeza, a buscar a humildade e a viver de acordo com nossa nova identidade em Cristo, servindo a Deus e aos outros. Isso é o que significa viver como Cristo viveu, e a manjedoura é o primeiro de muitos exemplos dessa humildade.
Diz o texto, no capítulo 14, verso 13, que Jesus retirou-se para um lugar deserto. Porém, o povo sabendo disto seguiu-o a pé, de tal modo que “Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos” (Mateus 14:14).
Ser nascido de Deus significa receber uma nova vida em Cristo, transformada e sustentada pelo poder do Espírito Santo. Aqueles que são nascidos de Deus não apenas sobrevivem às pressões do mundo, mas vencem através da sua fé.
Um dos princípios que aprendemos com os ensinamentos do Salvador a Nicodemos é que devemos nascer da água e do Espírito para entrar no reino de Deus. Enquanto os alunos debatem as perguntas a seguir, certifique-se de que entendam que devemos ser batizados e confirmados para nascer de novo da água e do Espírito.
Em Tg. 4:8 Tiago nos mostra que somente quando nos chegamos a Deus ele pode se chegar até nós. Mesmo tendo todo conhecimento por parte da lei, ou seja, das escrituras sagradas da época, Nicodemos durante a madrugada foi ter com Jesus.
Todos nós, como cristãos, enfrentamos uma batalha constante entre a carne e o Espírito Santo. A carne representa nossa natureza pecaminosa e egoísta, enquanto o Espírito representa a natureza santa e justa de Deus. Essa batalha pode ser difícil, mas com as armas certas, podemos vencê-la.
Viver segundo o Espírito é viver nesta relação permanente com Deus, nesta consciência a cada momento de que estamos perante Ele, perante o Seu amor. Por isso, as pequenas coisas da vida não são pequenas, são o nosso modo de relação, são a oportunidade, a oportunidade de uma relação.
Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei.