O Dia de Reis é uma data comemorativa, presente no calendário litúrgico da Igreja Católica, celebrada no dia 6 de janeiro. Essa data celebra a aparição dos reis magos ao local de nascimento de Jesus Cristo com o objetivo de prestar culto e ofertar presentes.
A data de 6 de janeiro, Dia de Reis, remonta, segundo a tradição cristã, à visita dos reis magos que viajaram do Oriente para visitar Jesus Cristo doze dias após seu nascimento. De acordo com o calendário religioso, é conhecido ainda como Folia dos Reis, Terno dos Reis, Santos dos Reis e o dia da Epifania.
Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc.
O que é Dia de Reis? A celebração é uma data comemorativa que está presente no calendário litúrgico da Igreja Católica. A data é referente a aparição dos reis magos ao local do nascimento de Jesus Cristo, com objetivo de ofertar presentes e prestar culto ao menino, considerado filho de Deus.
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas.
Foi nesse dia que os reis magos teriam chegado ao lugar onde nasceu o Menino Jesus. O objetivo da festa é justamente essa caminhada anual onde teria nascido esse menino”, explanou. Em São Luís a festa de reis é conhecida como Reis, podendo ser chamado de Reisado em outros lugares.
Quais são as principais características do reisado?
O Reisado apresenta diversas modalidades e é composto de várias partes: a abertura ou abrição de porta; entrada; louvação ao Divino; chamadas do rei; peças de sala; danças; guerra; as sortes; encerramento da função. A música no Reisado está sempre presente. O Mestre é o solista, sendo respondido pelo coro a duas vozes.
Esse acontecimento também é entendido como a primeira aparição do messias. A data comemorativa também é chamada de Solenidade da Epifania do Senhor, sendo o momento em que se encerra a Epifania, período no calendário litúrgico que é entendido como a primeira manifestação de Cristo.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem.
No Dia dos Reis Magos, coma seis sementes de uma romã, separando os caroços. Enquanto come, repita: "assim como os reis magos presentearam Jesus Cristo, também haverão de me ajudar em tudo o que precisar". Separe 3 sementes, embrulhe uma nota de baixo valor e deixe na sua bolsa.
Primeiramente, pegue um lápis e escreva no batente superior da porta de entrada da sua casa “Baltazar, Belchior e Gaspar”. Depois, faça a seguinte oração para proteção da casa e sua família: “Assim como trouxeram luz para Jesus, que tragam boas energias para a minha casa, protegendo os meus familiares. Amém”.
Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz1.
Bolo de Reis e pão de origem judaica são algumas das opções para festejar a data. O Dia de Reis, comemorado no dia 06 de janeiro, marca oficialmente o final dos festejos natalinos. É dia de desmontar a árvore de Natal, guardar o presépio na caixa e comer bolo de reis.
O 6 de janeiro, conhecido no calendário cristão também como o dia da Epifania, é a data em que, de acordo com a Bíblia, os reis magos que viajaram desde o Oriente para visitar Jesus Cristo, chegaram, doze dias depois de seu nascimento, e tiveram a confirmação da chegada do filho de Deus.
Os nascidos a 06 de Janeiro são do signo de Capricórnio, tendo a personalidade de Libra. São fisicamente belos e atrativos, amorosos, apaixonados e sentimentais. Podem se apaixonar por pessoas ou por coisas e situações, às quais se lançam com muita intensidade.
Em geral, Capricórnio combina com outros signos de terra, como Virgem e Touro, que, assim como ele, são centrados e buscam estabilidade. Capricórnio com Capricórnio é uma combinação excelente, de igual modo. Os signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes) também combinam com os capricornianos.
Capricórnio é o trabalhador mais árduo do zodíaco, são pessoas de negócios por natureza: práticos, determinados, cuidadosos, focados e bons com dinheiro. Eles gostam de fazer as coisas funcionarem mais, funcionarem melhor e crescerem. Eles gostam de entregar além das expectativas.
O Dia de Reis, celebrado neste sábado (6), marca uma tradição centenária na cultura popular brasileira, que é a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas que entoam versos em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.
Celebrado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma data comemorativa muito importante do calendário religioso da Igreja Católica e relembra a visita dos reis magos a Jesus. Essa celebração também é conhecida como Solenidade da Epifania do Senhor e é entendida como o momento em que Jesus Cristo manifestou-se como messias.
No dia 6 de janeiro, a Igreja celebra o dia de Santos Reis, também conhecida como celebração da Epifania do Senhor. Nessa festa, celebramos a visita dos Magos provenientes do Oriente, que viajaram muito para prestar homenagens e adorar o Menino Jesus recém-nascido.
Dessa forma, a Folia dos Reis pode ter sido usada como forma de catequização dos povos indígenas. A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.
O que significa Folia de Reis para os evangélicos?
Em alguns países cristãos a Folia de Reis é considerada um evento de grande importância, até se sobrepondo ao Natal, por se tratar do momento em que Jesus Cristo é apresentado à humanidade representado pela peregrinação dos três Reis Magos.