Mas se alguém não cuida dos seus parentes, especialmente daqueles que são da sua própria casa, ele tem negado a fé e é pior do que aquele que não acredita em Cristo.
Negamos Jesus, quando O ignoramos e não cremos na sua Palavra (a Bíblia Sagrada). Negamos Jesus, quando rejeitamos a sua oferta de salvação, não aceitando o seu chamado ao arrependimento, não atendendo aos seus ensinamentos, suas ordens, seus mandamentos.
Negar-se a si mesmo quer dizer “não” às exigências do eu, isto é, fazer desaparecer o eu, destruir o eu, para que se possa ver Cristo em nós. Negar-se a si mesmo é o mesmo também que “renunciar-se a si mesmo” e às exigências do eu.
Mas você precisa aguentar firme na fé. Desde agora a Mãe já está conosco, igualzinho a mãe dos Macabeus, passando para você pelo olhar, pelo semblante, pelas suas palavras que não vai nos faltar o necessário.
Podem negá-Lo conformando-se com o mundo, por uma conduta indelicada, pelo amor das próprias opiniões, pela justificação própria, por nutrir dúvidas, por ansiedades desnecessárias e por deixar-se estar em sombras. Por todas essas coisas declaram não ter consigo a Cristo.
Quem abandona a sua fé, e não se arrepende mais, negou Jesus: “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hb 10.26,27).
Significa abrir mão do controle e seguir os princípios de Deus em vez de nossos próprios desejos e planos. Devemos renunciar ao nosso senso de direito e estar dispostos a fazer sacrifícios para servir a Deus e aos outros.
A «heresia é a negação pertinaz, depois de recebido o Baptismo, de alguma verdade que se deve crer com fé divina e católica, ou ainda a dúvida pertinaz acerca da mesma; apostasia é o repúdio total da fé cristã; cisma é a recusa da sujeição ao Sumo Pontífice ou da comunhão com os membros da Igreja que lhe estão sujeitos ...
Desprezar significa, em grego, declarar nulo, ter menos valor do que a palavra dada, recusar-se a aceitar. Em suma, tornar vã a vontade salvadora de Deus com a dureza de um coração fechado à escuta da sua Palavra. Dizer não a Deus, invalidar a salvação que Jesus trouxe para nós.
Questionar não é duvidar. A dúvida não é algo que deve existir em nossa vida cristã. Ela é sempre o empurrão para sairmos da crença. Que a fé dispensa provas, disso devemos ter clareza.
No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.
“Pecado é um ato e um estado da vontade pessoal contra Deus e a vontade de Deus. O pecado origina-se da totalidade da pessoa arraigada e relacionada com aquilo que transcende a pessoa, expressa-se na complexidade da força e da fraqueza da pessoa, e resulta na distorção de todas as relações.” (Carl E.
Pedro é o Príncipe dos Apóstolos e a matéria do termo foi devidamente destrinçada na terceira secção deste Estudo. A Negação de Pedro é a rejeição verbal de Jesus por Pedro no Sinédrio, descrita pelos Evangelhos (Mt 26, 69-75; Mc 14, 66-72; Lc 22, 56-62; Jo 18, 15-18, 25-27).
Qualquer que seja o motivo pelo qual as pessoas rejeitam Jesus Cristo, a sua rejeição tem consequências eternas e desastrosas, porque “ Em nenhum outro há Salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”, a não ser o nome de Jesus! (Atos 4:12).
22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o anticristo, que nega o Pai e o Filho. 23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. 24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós.
Podemos negá-lo numa conversa entre amigos, com atitudes incoerentes ao que Ele ensinou e até usando a religião para nos proteger com o objetivo de preservar a nossa imagem. Depois de negar a Jesus por três vezes Pedro se lembrou das palavras do Mestre que o preveniu do perigo que o cercava.
Lucas 12:9 No entanto, o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. No entanto, o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. mas quem me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus.