É um dos apelidos mais antigos de Portugal e a sua história remonta à antiguidade clássica, ou seja, ao tempo dos romanos! Os Oliveiras descendem de antigos nobres romanos, mais propriamente da “gens” Oliva. A “gens” significava, na Roma Antiga, a linhagem conjunta de um grupo de famílias, uma espécie de clã.
[ Botânica ] Árvore (Olea europaea) da família das oleáceas, de folhas perenes acinzentadas, cujo fruto é a azeitona (ex.: o ramo de oliveira é símbolo da paz). Origem etimológica:latim [arbor] olivaria, árvore da azeitona, feminino de olivarius, -a, -um, relativo a azeitona.
O sobrenome Oliveira tem origem portuguesa e começou a ser utilizado na região de Paço da Oliveira, localizada na vila lusitana de Arcos Valdevez. O fundador da família, Pedro de Oliveira, viveu no século 13 e ganhou esse nome por possuir uma vasta plantação de olivas (azeitonas).
Os Oliveiras descendem de antigos aristocratas romanos da gens Oliva. Escudo de armas de uma das famílias Oliveira. A primeira família que adotou este nome por apelido é de remotas origens, a ela pertencendo o arcebispo de Braga D.
A Origem do sobrenome Oliveira | Como os oliveiras vieram para o Brasil
O que a oliveira representa?
Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo. Sua grandiosidade simbólica não para por aí.
Existem aproximadamente 15 cultivares no Brasil; Apesar de ser o segundo maior importador de azeitonas de mesa e um dos maiores consumidores per capita, o cultivo de azeitonas no Brasil para esse propósito é ainda mais restrito.
A oliveira é, pela primeira vez, mencionada em Gn 8.11, quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo daquela árvore. Havia na Terra Santa muitas oliveiras, quando os israelitas tomaram posse dela (Dt 6.11) – e acham-se associadas com as vinhas como sendo uma fonte de riqueza (1 Sm 8.14 – 2 Rs 5.26).
No Brasil. Entre as famílias mais antigas está a do fidalgo Antônio de Oliveira, chegado à capitania de São Vicente junto com Martim Afonso de Souza em 1532.
Oliveira tem uma raiz geográfica, que faz referência à árvore da azeitona, registrada no português arcaico como “olveira”. Esse é o 3º sobrenome mais comum do Brasil (e o 6º de Portugal), sem contar a variante “de Oliveira”, que soma mais 500 mil brasileiros.
Quais são as principais características do oliveira?
A oliveira, Olea europaea L., pertence à família botânica Oleaceae, que engloba espécies distribuídas por regiões tropicais e temperadas do mundo. A maioria das plantas desta família é composta por árvores ou arbustos. A oliveira é a única espécie da família Oleaceae que produz fruto comestível.
Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.
As oliveiras centenárias, ou até bicentenárias, podem chegar ao valor de R$ 100 mil dependendo das condições da planta e idade, segundo o site MF Rural.
Quem tem sobrenome oliveira é descendente de quem?
Os Oliveiras descendem de antigos nobres romanos, mais propriamente da “gens” Oliva. A “gens” significava, na Roma Antiga, a linhagem conjunta de um grupo de famílias, uma espécie de clã. Depois da história dos Silva, dos Ferreira e dos Pereira, é a vez dos Oliveira.
Se é raro para um brasileiro não conhecer um membro da família Silva, o mesmo ocorre em relação às pessoas que carregam o sobrenome Oliveira, terceiro mais comum no Brasil e o sexto em Portugal. Quase 4 milhões de brasileiros assinam Oliveira, mas nem todos são da mesma família.
Alguns indícios demonstram que seu cultivo começou na Ásia Menor, Síria e Palestina, há pelo menos 6.000 anos. Segundo o historiador grego Tucídides: “Os povos do Mediterrâneo começaram a sair da Barbárie quando aprenderam a cultivar a oliveira e a vinha”. Tucídides (460-395 a.
Jesus saiu para o Monte das Oliveiras, como era seu costume. Os discípulos foram com ele. Quando lá chegou, disse-lhes: «Peçam a Deus para não caírem em tentação.» Afastou-se deles a uma curta distância e, pondo-se de joelhos, orava assim: «Pai, se for do teu agrado, livra-me deste cálice de amargura.
O que faz das oliveiras ter tantas propriedades especiais como: ação antialérgica, anti-inflamatória e antioxidante. É também hipotensor, febrífugo, espasmódico, diurético, hipoglicemiante. As principais fontes dos benefícios da oliveira são tiradas das suas : folhas, da azeitona e de seu derivado o azeite (óleo).
é considerada uma árvore sagrada. Ela é citada em várias passagens da Bíblia. No Gênesis há referências a um óleo extraído do seu fruto. Na passagem sobre a arca de Noé, a oliveira representa o recomeço, o início de um novo tempo para a humanidade.