Quais os efeitos jurídicos do consumidor que exercitar o direito de arrependimento previsto no artigo 49 do CDC?
Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.O que diz o artigo 49 do Código de Trânsito?
Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via. Parágrafo único.Quando o direito de arrependimento não se aplica?
O direito de arrependimento não se aplica, no entanto, a qualquer situação. Quando estamos falando de lojas físicas, a devolução de item apenas pode ser feita em caso de defeito ou vício.O que diz o artigo 49?
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.O NOVO ARTIGO 49-A DO CÓDIGO CIVIL
É lei devolver o dinheiro de volta?
Em síntese, o consumidor tem direito à garantia legal, que prevê a possibilidade de escolha entre a devolução do dinheiro ou a troca do produto com defeito. O fornecedor não pode impor a devolução do dinheiro como única opção, já que a escolha é exclusiva do consumidor.Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?
No caso de compras realizadas em loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor em caso de desistência de compra. Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor entende que o cliente pôde ver ou experimentar o produto antes de finalizar o pagamento.Quais os requisitos para aplicar o direito de arrependimento?
A base legal do direito ao arrependimento no Brasil está no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O texto é claro ao estipular que o consumidor pode desistir de um contrato firmado fora do estabelecimento comercial no prazo de 7 dias, contados a partir da assinatura ou do recebimento do produto ou serviço.Quando a loja é obrigada a devolver o dinheiro?
Nesse sentido, a legislação brasileira prevê diversas situações em que o consumidor tem direito ao ressarcimento de dinheiro. Por exemplo, em caso de produtos com defeitos, vícios ocultos, fraudes, prazos de entrega não cumpridos, cancelamento indevido de serviços, entre outros.O que diz o artigo 49 da Constituição Federal?
49, I, da CF, ao prever competência exclusiva do Congresso Nacional, restringe-se ao poder de resolver acordos ou tratados internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.Quando abre a porta do carro de quem é a culpa?
"A responsabilidade é do condutor que estacionou no acostamento. Ele desembarca já na pista de rolamento de uma via de trânsito rápido ou rodovia. Em segundo lugar, ele abre a porta e desce do veículo sem antes se certificar se o momento é seguro para isso", conclui Vieira.Quais são as multas que suspende o direito de dirigir?
Uma só infração já gera a suspensão.
- Disputar corridas ou rachas;
- Dirigir com velocidade pelo menos 50% acima do permitido na via;
- Usar o veículo para interromper a circulação na via sem autorização;
- Em caso de acidente, deixar de prestar socorro a uma vítima ou abandonar o local;
Quais os direitos do consumidor em caso de arrependimento?
O consumidor tem direito a receber todo o valor pago pelo produto, caso este não atenda às suas expectativas, inclusive compreendendo o valor de frete e outras eventuais taxas.Quais são os 7 direitos básicos do consumidor?
Quais são os principais direitos do consumidor?
- Proteção da vida, saúde e segurança no fornecimento de produtos e serviços;
- Educação e informação sobre o melhor uso de produtos ou serviços;
- Liberdade de escolha e de igualdade no fechamento do negócio;
- Ter acesso adequado da informação dos produtos e serviços.