A luz de airbag, que parece um bonequinho com balão, indica o funcionamento ou não desse dispositivo de segurança. Ou seja, se o veículo sofrer uma colisão e essa luz estiver acesa, o airbag não vai operar ou apresentará falhas.
Imobilizador. Essa luz pode ser representada pela palavra “CODE”, por uma chave ou por um cadeado. Quando ela permanece acesa, significa que o módulo de gerenciamento do motor não encontrou a chave do carro. Mesmo que ela acione o contato, uma chave codificada não identificada não irá ligar o carro.
A luz de alerta no painel que indica a temperatura do motor é um aviso vermelho que sinaliza o superaquecimento do motor. Essa luz geralmente indica problemas sérios no sistema de arrefecimento do veículo, como baixo nível de água no radiador, falha na ventoinha de arrefecimento ou nos sensores do sistema.
Luzes vermelhas: quando as luzes forem vermelhas significa que o problema requer a máxima atenção. É algo grave que precisa ser examinado o quanto antes. Luzes verdes ou azuis: as cores verdes ou azuis significam apenas que há algum equipamento em funcionamento no carro, como as lanternas, por exemplo.
Afinal, qual é a luz da injeção eletrônica? Como já destacamos, a luz da injeção é representada pelo desenho de um motor. Em geral, ao colocar a chave na ignição e girar, sem ligar o motor, a central do sistema de injeção será acionada. No painel do carro, a luz da injeção é a que assemelha a um motor.
Quando você inicia o motor, a luz de baixo nível de refrigerante deve acender durante 1 ou 2 segundos e depois se apagar. Se não desligar, significa que o nível de líquido do radiador está muito baixo, insuficiente para resfriar o compartimento do motor quando for necessário.
Como saber se está na hora de trocar o líquido de arrefecimento?
Aumento da temperatura do veículo
Agora, se o marcador de temperatura que se encontra no painel do veículo aumentar ou apresentar uma luz de alerta, o líquido de arrefecimento está abaixo do que é recomendado. Além disso, pode ser que também haja vazamento no sistema.
O que acontece se andar sem líquido de arrefecimento?
Se faltar líquido no radiador, o motor pode fundir e você terá que levar o carro para uma oficina para passar por um serviço de retífica, algo que não é nada leve para o bolso. A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido.
A maioria de nós já viu o símbolo do cadeado SSL antes, mas poucas pessoas sabem o que ele realmente significa. SSL significa “Secure Sockets Layer” e é um protocolo que é usado para criptografar as comunicações entre dois sistemas.
Qual é a luz da bateria no painel? A luz da bateria acesa no painel é um indicador de alerta, geralmente, apresenta-se como um ícone de uma bateria com os sinais de "+" e "-", frequentemente na cor vermelha ou amarela.
– Luz do painel verde ou azul: a principal função do ícone com a cor verde ou azul é de informar ou indicar a direção, como por exemplo, farol aceso. – Luz do painel amarela: a luz amarela tem a finalidade de te informar de que algo está errado. Essa é a hora de procurar um mecânico. – Luz do painel vermelha: alerta!
A luz de airbag, que parece um bonequinho com balão, indica o funcionamento ou não desse dispositivo de segurança. Ou seja, se o veículo sofrer uma colisão e essa luz estiver acesa, o airbag não vai operar ou apresentará falhas.
Uma construção que permita o embarque de pessoas ou cargas para transporte por mar, é uma embarcação. Um navio de guerra é uma belonave. A palavra vem do latim navis (nave, navio) e bellum (guerra).
Pode colocar água ao invés de líquido de arrefecimento?
Agora, se a água for misturada com o líquido de arrefecimento, o que acontecerá é que este perderá suas propriedades. Resumindo, você deve sempre usar líquido de arrefecimento para garantir a temperatura correta do motor do seu carro.
Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.
Quanto custa, em média, a manutenção do sistema de arrefecimento? Em média, o líquido (aditivo + água desmineralizada) custa R$ 45. Um carro pode precisar de cinco a nove litros para completar todo o sistema, dependendo do modelo. Já as demais peças têm preços variados.
O nível de água deve ser checado regularmente, uma vez por semana, com o carro parado em piso plano e frio. Você mesmo pode fazer isso antes de sair de casa. Basta levantar a tampa do capô e observar se o reservatório está entre o mínimo e o máximo.
Luz de temperatura do motor: acende quando há aumento da temperatura do motor e, eventualmente, sinais de problema no sistema de resfriamento. “Se esta luz aparecer, poderá haver vazamento de líquido de arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capô”, explica Valêncio.
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil.
É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Como a luz acesa pode indicar diversos problemas relacionados ao funcionamento do veículo, é perigoso circular com esse indicador ligado. Além disso, essa prática pode agravar ainda mais a situação.
Quanto tempo eu posso andar com a luz da injeção acesa?
Você vai precisar conduzir por entre 30 a 40 km até que a luz se apague, se o problema for a pressão atmosférica. Um manual de proprietário contém uma sessão com possíveis problemas que um veículo pode apresentar, com soluções e verificações simples.
Mas quanto custa a manutenção da injeção eletrônica? É importante saber que este valor pode variar de uma oficina para outra e de uma localidade para outra. Em média, cobra-se R$200 pelo serviço de inspeção e limpeza do sistema.