Os últimos quatro números são a data de fabricação do pneu. Os dois primeiros números indicam a semana e os dois últimos o ano. Por exemplo, no DOT 65OF 996P 1824, o pneu foi fabricado na 18ª semana de 2024.
Por isso que o DOT traz a data de fabricação, mas não de validade. Mas calma que não iremos te deixar no escuro. De acordo com o relatório da certificadora alemã TUV Rheinland, em até oito anos da data de fabricação do pneu, ele preserva as suas propriedades químicas de forma consistente.
DOT= Department of Transportation, informa que o pneu está em conformidade com os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras e o número que representa a fábrica onde foi produzido.
Conhecido como DOT antigo, possui 12 dígitos, separados de quatro em quatro. Os primeiros dois números indicam o código da fábrica e país de produção do pneu, os próximos seis números indicam o modelo e medida do pneu e os quatro números finais são a data de fabricação.
C: Pneus para van comercial. XL, HL ou Reforçado: Pneus com capacidade de carga superior ao normal para suas dimensões. Esses pneus precisam ser substituídos por um equivalente (exemplo: um pneu HL por outro pneu HL) T: Temporário (estepes)
Os pneus, além dos carros, também são avaliados pelo INMETRO e, ao comprar o seu jogo, você pode identificar o tradicional selo do instituto no produto. Esse selo é uma das melhores e mais confiáveis maneiras de avaliar um produto, pois nele estão descritas e ranqueadas todas as principais características do modelo.
Os últimos quatro dígitos do código DOT geralmente são os mais importantes para os motoristas, visto que eles indicam a idade do pneu. Os primeiros dois números indicam a semana na qual o pneu foi produzido, e os dois últimos indicam o ano.
Para determinar a idade dos seus pneus, basta olhar para a estampa DOT na parede lateral. No final da marcação DOT, haverá um número de 4 dígitos. Este é o código de data. Os dois primeiros números são a semana e os dois últimos são o ano.
Como ver a validade do pneu? Para verificar o prazo de garantia do pneu, primeiro você deve identificar o fabricante e o prazo de garantia recomendado. Em seguida, é preciso encontrar a data de fabricação do pneu, que pode ser visualizada na nota fiscal.
A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos.
Os pneus, por exemplo, são itens que demandam atenção. O prazo de validade dos pneus é de cinco a seis anos. E, ao contrário do que se pensa, não importa se estava rodando, no porta-malas ou no estoque da loja. Vencido este prazo, o componente representa risco à segurança e pode ser jogado no lixo.
Não existe legislação específica no Brasil que determine penalidades para veículos com pneus fora do prazo de garantia. O que as leis estabelecem é penalização por rodar com pneus em mau estado de conservação. A multa para essa transgressão é de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Antonio Wosgrau – Brasília (DF) Sim, desde que tenha sido armazenado corretamente. Ao contrário do que diz a crença popular, pneus não têm prazo de validade e sua troca é recomendada só após dez anos da produção.
Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars. Estes valores estão no livrete do veículo e no autocolante da porta do condutor.
As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.
O DOT do pneu é um código alfanumérico usado para indicar diversas informações sobre o componente, incluindo sua data de validade. Agora, no Brasil, esse código passou a adotar um novo formato. No novo formato, o código tem 13 dígitos e indica, também, a planta na qual foi fabricado.
Olhe na lateral do pneu e você encontrará a palavra Treadwear. Ao lado dela, vai ter um número — ele varia de acordo com o modelo e a marca e indica a velocidade com que um pneu se desgasta. O marcador Treadwear é obtido por meio de teste realizado em condições controladas.
A Formula Pirelli foi criada depois da venda da Ceat, que era a segunda marca da famosa fabricante italiana de pneus. Atualmente, a Formula é a única linha de baixo custo oferecida pela Pirelli. Apesar de ser considerada como segunda marca da Pirelli, o pneu Formula apresenta excelente custo benefício.
Qual é a marca de pneu que dura mais? Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes.
Antes de 1990, os fabricantes utilizavam a notação ZR para designar um pneu de elevado desempenho porque os índices W e Y não existiam. A sigla ZR indicava que o pneu seria apto a rodar em velocidades superiores a 240km/h, seguindo as indicações especiais dos fabricantes.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
Se você utiliza um veículo comercial leve e trafega principalmente em estradas pavimentadas, os pneus LT podem ser a escolha certa para você. Mas se você utiliza um veículo off-road e trafega em terrenos acidentados e irregulares, os pneus AT podem ser a melhor opção.