O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.
Qual o verdadeiro significado do Natal para os evangélicos?
O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos.
Como todas as estalagens estavam ocupadas, José e Maria ficaram em um estábulo. Maria deu à luz a Jesus “e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura” (ver Lucas 2:7). Um anjo apareceu aos pastores nas proximidades declarando “boas novas de grande alegria”.
O Natal tornou-se uma época de consumismo, bebedeira, glutonaria, autogratificação, superstição, crendices e outros comportamentos que a Bíblia descreve como pecados que desqualificam uma pessoa de integrar o Reino de Deus (Gl 5:19-21).
O CRISTÃO PODE COMEMORAR O NATAL? (A ORIGEM DO NATAL) É PECADO? É FESTA PAGÃ? - Palavras de Fé
O que os evangélicos pensam do Natal?
A maioria dos evangélicos aproveita a data como um feriado qualquer. "É a parte que aproveita a data para estar com a família, para curtir os seus queridos. Trocam presentes, riem, festejam, viajam. Lembram do nascimento de Cristo, mas não se ligam muito a Papai Noel e tantos adereços que foram anexados ao Natal."
O que os evangélicos comemoram no dia 25 de dezembro?
Amanhã, dia 25 de Dezembro, é comemorado o nascimento de Jesus Cristo pelos cristãos. Assim, é tradicional que hoje as famílias e os amigos se reúnam para realizar uma ceia, todos juntos, costume este expandido até mesmo àqueles que são adeptos de demais religiões.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
Apesar de serem cristãos, os testemunhas de Jeová não comemoram o Natal. De acordo com Nirley Peterossi Júnior, que é seguidor da religião, isso se dá porque a Bíblia não informa a data do nascimento de Jesus.
Porque 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?
Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.
Qual o verdadeiro sentido do Natal segundo a Bíblia?
O verdadeiro significado do Natal é o amor de Deus por nós. S. João 3:16-17 diz: “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo…
Onde está escrito na Bíblia que Jesus nasceu no Natal?
A Bíblia diz a data do nascimento de Cristo? Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.
“Para nós, evangélicos, significa a vinda de Deus para esse mundo de forma física, como salvador. E existe também a questão de esperança para as pessoas, em que Deus enviou o seu filho para esse mundo para dizer o quanto Ele se importa conosco e nos ama”, afirma.
O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.
O verdadeiro sentido do Natal reside na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador. O mistério natalino é que o Criador do mundo visitou sua criação na condição de criatura. Para os que creem, Jesus é Deus feito homem. Muitos não-cristãos também vivem o Natal.
Eles não comemoram nem o Natal nem o Ano Novo da mesma forma que os cristãos. Para essa cultura, principalmente em Israel, a comemoração de fim de ano é o Hanukah, que significa festa das luzes em hebraico e lembra as vitórias contra a opressão, a discriminação e a perseguição religiosa.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
Segundo a história, São Bonifácio encontrou alguns germânicos realizando sacrifícios em um carvalho. Para convertê-los, São Bonifácio derrubou a árvore e mostrou às pessoas que nada havia acontecido com ele. Assim, aproveitou a oportunidade para convertê-las ao cristianismo.
Onde está escrito na Bíblia que o Natal é uma festa pagã?
Todos sabem que o NATAL de Dezembro não é o Natal cristão e que na Bíblia não existe referência sobre essa festa. “O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália que, por tradição, acontecia entre 17 e 25 de Dezembro.
O primeiro registro histórico é de 336, durante o reinado do imperador Constantino. Alguns anos depois o papa Júlio 1º proclamou 25 de dezembro a data oficial do Natal. Escritos da época sugerem que a essa altura ninguém sabia mais o dia exato do aniversário, logo a escolha foi por outras razões.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
Embora Israel tenha uma significativa população judaica, o Natal não é uma festividade amplamente celebrada no país. O judaísmo não reconhece Jesus como o Messias da mesma maneira que o cristianismo, e a festa do Hanukkah geralmente é mais central nas comemorações de final de ano para a comunidade judaica.
Então, significa a manifestação de Deus em carne humana, para que os homens pudessem compreendê-lo melhor. A Bíblia não diz que 'o Natal é isso', apenas que Jesus nasceu. Para a fé cristã, é que Deus veio habitar entre os homens, tornou-se um igual aos homens.