Análise bíblica O texto da Torá argumenta que o nome Efraim, que significa "dupla fertilidade", se referiria à capacidade de José de produzir filhos, especialmente enquanto esteve no Egito (chamado pela Torá de terra de sua aflição). Alguns acadêmicos especulam sobre uma possível origem egípcia de seu nome.
De origem hebraica, Efraim deriva do termo "Efrayim", que significa "frutífero" ou "multiplicação". Na tradição bíblica, Efraim era um dos filhos de José, neto de Jacó e um dos líderes das tribos de Israel. Ao longo dos séculos, o nome Efraim tem sido bastante utilizado em várias culturas ao redor do mundo.
Este povo era chamado de Efraim, pois Efraim era a tribo que comandava o reino do norte, o reino de Israel. O povo teoricamente estava perdido até que os rabinos no século XX E XXI encontram vestígios das tribos perdidas de Samaria pelos 4 cantos do planeta e alguns deles já pediram o retorno.
A Tribo de Efraim (em hebraico: אֶפְרַיִם ou אֶפְרָיִם, transl. Efráyim, ʾEp̄ráyim ou ʾEp̄rāyim, "dupla fecundida") foi uma das Tribos de Israel. Juntamente com a Tribo de Manassés, formou a Casa de José.
Assim deu a Efraim, o mais novo, a bênção que normalmente caberia a Manassés, que era o filho mais velho. E abençoou a José, dizendo: “O Deus a quem meus pais Abraão e Isaque serviram, o Deus que me sustentou durante toda a vida até o dia de hoje, o Anjo que me tem livrado de todo mal, abençoe estes meninos.
Explique-lhes que as bênçãos que Jacó desejava conceder a Manassés e a Efraim eram semelhantes a uma bênção patriarcal, porque descreviam as futuras possibilidades deles. Explique-lhes que Jacó era o patriarca da família, o que significa que era o pai ou o cabeça da família.
Mas a tribo de Efraim nos dias do profeta Oséias estava no caminho do erro, da apostasia. Eles estavam perdendo a sua herança e benção espiritual porque estavam se misturando com povos inimigos de Deus.
"Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
Quais são alguns nomes bíblicos raros e seus significados? Alguns nomes bíblicos raros masculinos incluem Ezequias (que significa "fortaleza de Deus"), Josias (que significa "o Senhor apoia"), Zebulom (que significa "morada") e Azel (que significa "afastado" ou "fuga").
Efraim (em hebraico: אֶפְרַיִם/אֶפְרָיִם, padrão Efráyim, tiberiano ʾEp̄ráyim/ʾEp̄rāyim) foi, de acordo com o Livro de Gênesis, o segundo filho de José e Asenet, uma mulher egípcia a quem o Faraó teria presenteado José como esposa, filha de Potífera, sacerdote de Om.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Efraim é como uma flor de gloriosa beleza que está murchando (v. 1). Quando Isaías disse isso, ele também tinha Lúcifer em mente o qual, apesar de sua beleza, tornou-se orgulhoso e foi expulso do céu juntamente com seus apoiadores.
“A vara ou registro de Judá — o Velho Testamento e o Novo Testamento — e a vara ou registro de Efraim — o Livro de Mórmon, que é outro testamento de Jesus Cristo — ficaram agora tão entrelaçadas que ao estudar um somos levados a estudar o outro, ao aprender com um somos iluminados pelo outro.
“Efraim mistura‑se com as nações; Efraim é um bolo que não foi virado. Estrangeiros sugam a sua força, mas ele não o percebe. O seu cabelo vai ficando grisalho, mas ele nem repara nisso. A arrogância de Israel testifica contra ele, mas, apesar de tudo isso, não se volta para o SENHOR, o seu Deus, e não o busca.
Saiba mais sobre nós. Israel é repreendido por seus muitos pecados — Efraim é disperso entre os povos. 1 Quando eu quis sarar Israel, se descobriu a iniquidade de Efraim, como também as maldades de Samaria, porque praticaram a falsidade; e o ladrão entra, e a tropa dos salteadores despoja por fora.
Mas Jacó não quis e disse: — Eu sei, filho, eu sei. Os descendentes de Manassés também serão um grande povo. Mas o irmão mais moço será mais importante do que ele, e os seus descendentes formarão muitas nações. Desse modo Jacó os abençoou naquele dia, dizendo: — Os israelitas usarão os nomes de vocês para dar a bênção.
Há nomes que carregam um peso, uma promessa, uma lição. Manassés e Efraim, os filhos de José, são esses nomes. Eles são um lembrete vivo de que Deus vê além do nosso presente, enxergando o futuro que Ele mesmo preparou.
A bênção que recebeu Efraim foi dobrada, mas o cristão que abandona qualquer coisa que o amarra ao mundo recebe, como promessa de Jesus, o cêntuplo aqui nesta terra e o cêntuplo no paraíso.
Porque José não faz parte das doze tribos de Israel?
Apesar de José ser um dos 12 filhos de Jacó, ele não teve uma tribo com seu nome. Isto aconteceu porque José, como o filho mais velho de Raquel, recebeu uma “porção dobrada da herança”. Esta porção dobrada foi dada [à tribo dos] aos filhos de José, Efraim e Manassés, a quem Jacó considerava como seus filhos.
Por que Jacó gostava mais de José do que dos outros filhos?
“E Israel amava José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.” (Gênesis 37:3-4).