Folclore é o conjunto de manifestações da cultura popular que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos e ritmos, por exemplo. Folclore é o que conhecemos como manifestações da cultura popular que acontecem e que formam a identidade social de um povo.
Podemos definir folclore como um conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração e integram a cultura popular. As manifestações folclóricas ajudam a ler a história e caracterizam a cultura de um povo.
A palavra Folclore, como se sabe, é o aportuguesamento da expressão inglêsa Folk-lore, em que folk significa "povo", e lore, "ciência, saber". Foi proposta pelo arqueólogo William John Thomas, que se ocultara com o pseudônimo de Ambrose Merton, em carta divulgada no n.
O folclore simboliza a essência da cultura popular, atuando como um pilar fundamental na construção da identidade de um povo. Por isso, sua transmissão através das gerações é crucial para a preservação da tradição.
Quem criou esse termo foi o arqueólogo William John Thoms, quando enviou uma carta ao periódico inglês Athenaeum, em 22 de agosto de 1846, na qual sugeria que todo o conjunto de tradições ou antiguidades populares poderia ser definido pela palavra folklore.
A palavra folclore surgiu em 1846 numa revista literária semanal publicada em Londres, The Athenaeum. Grafada inicialmente como folk-lore, em que folk significa povo e lore saber, ela expressa literalmente “saber popular”.
Cria-se uma identidade cultural, segurança, confiança e consciência crítica de si e da nação, sendo esse, o principal objetivo ao introduzir o assunto na educação infantil. Venha nos visitar e conhecer nossos diferenciais.
O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais.
Costumes tradicionais: festas populares, danças tradicionais etc.; Crenças e superstições: crendices populares e outros elementos, como magia e bruxaria; Linguagem popular: dialetos e jargões populares.
A cuca é um ser do folclore e conhecida como uma velha com feições horrendas e muito maldosa. A principal maldade cometida por ela é a de sequestrar e devorar crianças, característica que a associa diretamente com o bicho-papão. Por meio da obra de Monteiro Lobato, a cuca foi popularizada com a forma de um jacaré.
O Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto como referência à data em que o escritor inglês William John Thoms cunhou o termo "folklore", de sua autoria, para designar as expressões culturais de um povo.
A palavra Folclore é de origem inglesa. São as palavras 'Folk' que quer dizer povo e 'Lore' que significa sabedoria popular, logo Folclore é sabedoria povo. Porém em outros casos a palavra tem um lado pejorativo.
Extremamente rico, nosso folclore possui influências da cultura europeia, africana e indígena – um resultado da diversidade cultural aqui existente. Isso sem falar nos personagens folclóricos, como o Saci-Pererê, Curupira, Boitatá, Iara, entre outros.
De onde veio a palavra folclore? A palavra folclore surgiu no século 19 pelo pesquisador britânico William John Thoms (1803-1885). Ela tem origem na junção das palavras folk (traduzido para o português “povo”) e lore (que significa "conhecimento”).
Além de ser comemorado em diversos países do mundo, no Brasil o folclore simboliza um importante viés da cultura popular, sendo representado por uma variedade de manifestações culturais, como festas populares, música, dança, cantigas e lendas – as mais conhecidas -, envolvendo personagens lúdicos.
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. As crianças vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore.
Folclore é o que entendemos como as formas pelas quais a cultura popular manifesta-se e que são parte da identidade cultural de um povo. As representações folclóricas podem ser manifestadas por meio de ações individuais e coletivas e são formadas por costumes e tradições que são transmitidos de geração em geração.
Neste simples exemplo, temos quatro disciplinas envolvidas: História, Geografia, Educação Física e Arte. A mesma regra vale para a maioria dos conteúdos ensinados em sala de aula.
O folclore brasileiro é muito mais do que apenas lendas e mitos, é uma peça fundamental para a construção da cultura popular brasileira. Afinal, quem nunca ouviu falar sobre um menino que usa um short e um capuz vermelho, fuma um cachimbo e pula com uma perna só?
Gente, os livros de mitologia e folclore contam histórias incríveis, mas com algumas diferenças entre eles, viu? Enquanto a mitologia fala muito de deuses, semideuses e heróis, o folclore tem personagens lendários do imaginário popular.
Em sentido figurado, a palavra “folclore” é usada com o significado pejorativo de “mentira”, “invenção”, designando algo fantasioso. Também se refere a determinadas características pitorescas relacionadas com uma pessoa, um acontecimento, um lugar, etc. Por exemplo: folclore político.