Simão Barjonas significa filho de Jonas. Assim falando, Jesus personifica o apóstolo em sua condição humana, genealógica, estabelecida nas linhas da reencarnação.
Deram-lhe o nome hebraico/aramaico Simeão (aquele que ouve), o segundo filho de Jacó, para ligá-lo às tradições patriarcais de Israel. Mas normalmente o chamavam em grego de Simão (aquele do nariz achatado, o Achatado.
Pedro era filho de Simão Barjonas (Mateus 16:17), que significa “Simão, filho de Jonas ou João (o que quer dizer pombo)” (João 21:15-17). O sufixo hebraico Bar significa filho, como no caso de Barrabás, que em uma outra forma escrita seria Bar-Abbas ou Filho do Pai.
Trata-se de uma das figuras mais importantes do Cristianismo nascente. Infelizmente, lembrado sempre pelas suas três negações, quando, na verdade, dever-se-ia enfatizar sua vasta obra: Desde o início, despontou como líder dos doze Apóstolos.
Simão Pedro, também conhecido como Cefas e Simão Barjonas, foi um dos mais famosos dos apóstolos de Jesus. Este humilde pescador da região da Galileia se destacou entre os doze por sua disposição de tomar uma posição e falar abertamente.
Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.
O nome tem origem hebraica e é derivado de“Shimon”. Com forte conexão religiosa e espiritual, Simão significa "ouvinte" ou "aquele que ouve". O nome ainda está associado ao personagem bíblico Simão Pedro, um dos apóstolos de Jesus.
Essa pergunta que Jesus fez a Pedro, faz também a você, e Ele espera a sua resposta, não só com palavras, mas com gestos, posturas, jeito de ser e de falar. Essa é a melhor maneira de mostrar às pessoas quem é Jesus.
Pedro se chamava Simão. Jesus lhe mudou o nome, significando sua missão, como é habitual nas Escrituras: “Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas! (que quer dizer Pedro – pedra)” (Jo 1, 42).
Tendo chegado aos confins de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns, João Batista; outros, Elias; outros Jeremias ou um dos profetas”.
Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Aparece ainda uma variante do seu nome original, Simão Pedro, no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10:18) e na II Epístola de Pedro (II Pedro 1:1).
Ou seja, apesar do nome complexo a definição é simples. Mateus identifica Simão Pedro como filho de Jonas. Assim, o “Bar” significaria “filho” e o “Jonas” seria o nome do pai em questão.
São Simão ou Simão Apóstolo, dito Simão, o Zelote ou Simão, o Cananeu, natural da Galileia, foi um dos discípulos de Jesus Cristo que fazia parte do grupo dos doze apóstolos. É referido como o Cananeu de acordo com o Livro de Mateus Livro de Marcos (Mc 3:16-19) e como o Zelote no Livro de Lucas e em Atos dos Apóstolos.
Sacerdote foi um dos principais impulsionadores da Renovação Carismática no Brasil nos últimos anos; ele morreu na segunda-feira, aos 85 anos, em Cachoeira Paulista (SP)
Nick Jonas e sua esposa, Priyanka Chopra Jonas, têm uma filha chamada Malti Marie, de dois anos. Joe Jonas e sua ex-esposa, Sophie Turner, são pais de Willa, de quatro anos, e Delphine, de dois anos. O quarto Jonas, Frankie, não tem filhos.
Ao perceber que Deus não destruiria os ninivitas, Jonas ficou muito aborrecido. Ele reclamou com o SENHOR por causa disso: “Foi isso mesmo que eu pensei que o Senhor ia fazer, meu Deus, quando eu ainda estava na minha terra e o Senhor me disse, pela primeira vez, que viesse até aqui. Foi por isso que fugi para Társis.
quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus (Mt 16:17). Simão Barjonas significa filho de Jonas. Assim falando, Jesus personifica o apóstolo em sua condição humana, genealógica, estabelecida nas linhas da reencarnação.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e grande afeição a Cristo.
Nas nossas bíblias em português, o nome do apóstolo aparece às vezes como Pedro e às vezes como Cefas. Os dois são o mesmo nome. Como Jesus e os apóstolos falavam aramaico, o nome pelo qual Pedro era chamado em seu dia a dia era Kefa'. Este nome adaptado para o hebraico escreve-se כֵּיפָא.
O nome é associado frequentemente a tradição, força e união. Além disso, no Novo Testamento, Levi é outro nome para o apóstolo Mateus, adicionando outra camada de significado religioso ao nome. Em resumo, Levi é um nome com raízes profundas na tradição bíblica, carregando consigo um senso de união e força.