Os nomes Ucrânia ou Ukraina, como é escrito no idioma ucraniano, derivam de uma palavra do eslavo antigo, ukraina, que significa “terra de fronteira ou marcha”. Sua adoção em maior escala foi feita somente a partir do século XIX.
Possivelmente, o nome Ucrânia provém da palavra eslava fronteira, eis que, em russo e polonês, se chamava a região de "Ukraina" ou "Ukrainian". Assim era conhecida a região da fronteira sul entre Polônia e Rússia.
A Ucrânia é uma antiga república soviética localizada na Europa Oriental. O país é um berço cultural de povos eslavos que habitavam boa parte do Leste Europeu.
Origem. Os ucranianos são descendentes de vários povos que habitavam a vasta área que se estende do norte do Mar Negro às fronteira de Rússia, Polônia, Moldávia, Bielorrússia e Eslováquia.
Foi esse grande Estado medieval, que os historiadores chamam de Rus de Kiev, que deu origem à Ucrânia e à Rússia - cuja capital atual, Moscou, surgiu no século 12.
Poder Explica: como pronunciar nomes de cidades da Ucrânia
Como se chamava a Rússia antigamente?
O primeiro uso da palavra “Rosia” é atribuído ao imperador Constantino VII (no século 10). Há, no entanto, outra designação para essas terras: “Ruthenia”, palavra que vem do sueco antigo “Rōþin-”. “Rutênia” é como a Rússia era chamada em muitas fontes europeias em língua latina.
Em 8 de dezembro de 1991, os presidentes da Ucrânia, da Federação Russa e da Bielorrússia declararam o fim da URSS e estabeleceram a Comunidade de Estados Independentes (CEI). No início de 1992, o governo ucraniano anunciou a liberação de preços, criou uma nova moeda e criou incentivos para o investimento estrangeiro.
A língua ucraniana (українська мова, transl. ukrayins'ka mova) é uma língua oriunda de um ramo de línguas eslavas que evoluiu do antigo eslavônico. Morfologicamente, assemelha-se à língua russa, embora também apresente semelhanças fonéticas com a língua servo-croata e partilhe muito do seu vocabulário com o polonês.
O país abrange, ao lado de 77,8% de ucranianos, 17,3% de russos, 0,6% de bielorrussos, 0,5% de moldavos, 0,5% de tártaros da Crimeia, 0,4% de búlgaros, poloneses, húngaros e romenos cada um com 0,3% e 0,2% de judeus.
O Governo estimou haver cerca de 1.679 comunidades religiosas não registadas. Mais de 90% dos cidadãos religiosamente ativos eram cristãos - a maioria ortodoxa.
A Ucrânia é um país bastante rico em terra arável e foi a partir dela que, integrada na ex-URSS, o país desenvolveu o seu sector agrícola tendo sido considerado durante longos anos o “celeiro da Europa”, produzindo uma variedade de grãos, sementes, açúcar (de beterraba), legumes, carne e leite.
A influência pode ser percebida atualmente na religião, no artesanato (com as pessânkas e os bordados), no idioma que ainda é praticado por comunidades da região, na gastronomia (como o pirogue), entre outros aspectos culturais.
O nome "rus'", que deu origem a "Rússia" provavelmente vem da palavra finlandesa "Ruotsi" e da estoniana "Rootsi", que por sua vez derivam de "Ródr", remadores. No finlandês atual, "Ruotsi" significa Suécia.
A Galícia-Volínia acabou sendo assimilada pela Comunidade Polaco-Lituana, enquanto o Principado de Vladimir-Susdália e a República de Novogárdia sob domínio mongol, duas regiões da periferia de Kiev, estabeleceram as bases para a moderna nação russa.
O país foi criado em 1991 após a dissolução da União Soviética (URSS), uma potência socialista com atuação fundamental na vitória de seus aliados na Segunda Guerra Mundial.
A sua origem dá-se como resultado de vários cruzamentos entre raças diversas como os cavalos puro sangue Árabes e também os Trakehners. Outras raças que interviram na sua criação foram o Hanoveriano e também o cavalo já desaparecido, conhecido como Sela russo.
Integrou diversos territórios no curso de sua história, e fez parte ainda da União Soviética. Declarou a sua independência no ano de 1991. Entre 2021 e 2022, houve uma escalada das tensões entre Ucrânia e Rússia em decorrência de disputas territoriais pela Crimeia, situada no mar Negro.
1. Árabe. E o topo desta lista ficou com esse idioma da família semítica, com mais de 310 milhões de falantes nativos que nem sempre se entendem. Pois é, o árabe tem tantos dialetos e subdialetos que, em alguns casos, é difícil até mesmo para quem usa a língua desde pequeno compreender alguém de outro país árabe.
Vinte letras representam consoantes (б, г, ґ, д, ж, з, к, л, м, н, п, р, с, т, ф, х, ц, ч, ш, щ), dez são vogais (а, е, є, и, і, ї, о, у, ю, я) e dois são semivogais (й/yot, e в). O "sinal suave" ь não tem valor fonético, porém indica a suavização (palatalização) da consoante que o antecede.
A herança compartilhada dos dois países remonta a mais de mil anos, a uma época em que Kiev, hoje capital da Ucrânia, estava no centro do primeiro Estado eslavo, a Rússia de Kiev, berço tanto da Ucrânia quanto da Rússia.
A colaboração ucraniana com a Alemanha Nazista ocorreu durante a ocupação da Polônia e da Ucrânia Soviética pela Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.
O primeiro grande Estado eslavo oriental se constituiu no território que hoje é a Ucrânia, por volta do século 9. O nome Ucrânia deriva de uma palavra do eslavo antigo, ukraina, que significa “terra de fronteira ou marcha”.