Representa também a onisciência, isto é, o conhecimento sobre todas as coisas, sendo tido como o “olho que tudo vê”. A origem do olho de Hórus remonta à mitologia egípcia, mais especificamente à batalha entre os deuses egípcios Seth e Hórus, na qual Hórus teve seu olho esquerdo arrancado.
Outro símbolo do olho grego é o que ficou conhecido como o “olhar de Deus”. Daí o seu significado ligado à proteção, visto que esse seria um elo entre Deus e o ser humano. Dessa forma, muitos creem nas características protetoras da peça, como se um ser superior olhasse por quem a utiliza.
Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. Um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, o Olho de Hórus era usado como representação de força, vigor, segurança e saúde.
Segundo o mito egípcio, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a lua e o direito, o sol. Durante um duelo pouco depois da formação do universo, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto.
Tinha forte associação com a realeza egípcia e com a guerra. Set era o seu grande inimigo, e com ele travou batalhas para recuperar o trono que tinha pertencido a seu pai.
Qual a diferença entre o olho grego e O Olho de Hórus?
De olho nos símbolos
Para os egípcios, o olho esquerdo é ligado à Lua e o direito ao Sol. Já o Olho de Hórus representa a visão onipresente do Deus do Sol, da sabedoria oculta. O Olho que tudo vê (da Providência), famoso na Maçonaria, é o olho de Deus que observa/vigia a humanidade.
Dessa forma, outra opção é utiliza-lo em objetos decorativos, como almofadas, tapetes, cortinas e até mesmo em peças de cerâmica ou vidro. Esses objetos podem ser espalhados pela casa, trazendo proteção e boas energias para todos os cômodos.
Na mitologia egípcia o deus Hórus é visto como o deus do céu, do sol nascente e mediador dos mundos. Filho dos deuses Ísis e Osíris, representa a luz, a realeza e o poder. Simbolizado por um homem com cabeça de falcão, o deus Hórus era encarregado de garantir o nascimento dos dias.
Ezequiel 13:20 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “Assim diz o SENHOR Soberano: Estou contra todos os seus amuletos, que vocês usam para enlaçar meu povo. Eu os arrancarei de seus braços e libertarei meu povo, como pássaros que alguém solta de uma gaiola.
Contudo, devemos mencionar que o olho grego é um presente muito comum para recém nascidos. Religiosos acreditam que quando o olho, geralmente feito em vidro, aparece quebrado, mostra que seu propósito foi efetuado e ele deve ser substituído por outro, íntegro.
O olho de Hórus, além da mitologia egípcia, foi usado pela maçonaria como “o olho que tudo vê”. É utilizado também nas notas de dólar como símbolo de prosperidade e associado aos Illuminati, sociedade secreta. Nas obras de arte da Renascença, representava o Deus cristão.
Segundo essas teorias da conspiração, o símbolo ao redor da palavra “Oreo” é, nada mais, nada menos que a Cruz dos Cavaleiros Templários de Lorena. Além disso, as flores (ou os trevos) estariam desenhadas segundo a Cruz Templária.
Ela vem da crença de que alguém que obtém um grande sucesso ou reconhecimento também atrai a inveja daqueles ao seu redor. Essa inveja, por sua vez, se manifestaria como uma maldição que acaba com a boa sorte.
O olho simboliza as percepções e é reconhecido como o espelho da alma. O órgão da expressão espiritual e mental. Ele é associado à luz, ao espírito e ao Sol. Em muitas culturas e religiões, é visualizado o Terceiro Olho no meio da testa, bem acima do nariz, considerado um símbolo de visão interior e poder.
Primeiro pecado que Deus odeia, olhos altivos. Ter olhos altivos significa ser soberbo, orgulhoso, se achar melhor que as outras pessoas, por qualquer motivo que seja. Esse é um pecado tão perigoso. que a Bíblia diz que ele leva ruína e a queda.
O que é preciso saber antes de tatuar o Olho de Hórus?
Olho de Hórus: Ao tatuar o olho direito de Hórus – que simboliza o sol – o indivíduo estará buscando representar a si mesmo de uma maneira mais racional, lógica, regida pelo lado esquerdo do cérebro.
Hórus era uma divindade presente na religiosidade egípcia e era visto como o deus dos céus. Era também considerado o mantenedor da ordem, o deus protetor da humanidade, o protetor da realeza e o patrono dos homens jovens. Além disso, os faraós egípcios consideravam a si mesmos como as encarnações desse deus.
Zeus, filho de Cronos e de Reia, era o chefe supremo do panteão grego. Associado ao trovão e ao raio, seu nome significa resplandecente, brilhante. O seu principal centro de culto era em Olímpia (Monte Olimpo) e foi adorado por mais de 2.000 anos.