O ato de bater paó é a garantia que a infinita e generosa oferta que a natureza nos faz, desde que saibamos reverencia-la e louva-la. O ato de bater palma está sendo ignorado por quase todos os filhos e adeptos nos ritos sagrado de uma casa de axé.
Fortalecimento da Energia Vital: A "pata de vaca" é associada ao fortalecimento da energia vital na perspectiva da Umbanda. Sua forma robusta e suas propriedades simbólicas são usadas para inspirar vigor espiritual e vitalidade. Ela é usada em rituais e práticas para revitalizar a energia espiritual da pessoa.
Da mão esquerda, e depois cruzando os dedos com as palmas das mãos voltadas para o solo; Saudando Exu; Da mão direita, fazendo uma cruz e depois fazendo a cruz no peito; Saudando os Pretos Velhos.
O que é o Paô, Pawo ou Paô? Bater palmas no Terreiro - Como falar com o Sagrado pelo silêncio
Como fortalecer meu Exu?
Abre-os para o fortalecimento do caráter através da caminhada interna de superação de nosso lado sombra, para vencermos nossas negatividades. Apoia o impulso de nossa vontade, que nos conduz ao esforço pessoal, indispensável para percorremos os caminhos indicados por ele.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Para cumprimentar o povo baiano, diga saravá Bahia, salva o senhor do Bonfim, faça esse sinal com as mãos e diga, salve Bahia, dê esse cumprimento de abraço três vezes também. Para cumprimentar seus boiadeiros, diga getuar, seu boiadeiro, faça esse sinal com as mãos, comprimente e tome esse abraço três vezes também.
Toques de saudação e respeito com os Exus e Pombo Giras
Quando um ponto é cantado para o seu Exu de trabalho ou sua Pombo Gira, tocamos o chão do lado esquerdo. O toque pode ser com os dedos, ou com as mãos, no geral se toca apenas com os dedos.
Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa. Em algumas casa a saudação continua com os quatro dedos tocando simultaneamente o lado direito e esquerdo da cabeça, na região acima das orelhas e em seguida espalmando-os em direção ao alto.
O ato de bater paó é a garantia que a infinita e generosa oferta que a natureza nos faz, desde que saibamos reverencia-la e louva-la. O ato de bater palma está sendo ignorado por quase todos os filhos e adeptos nos ritos sagrado de uma casa de axé.
A feitura do santo proporciona remanejamentos identitários que interferem em outros microssistemas. O respeito extremo à hierarquia é valorizado e está associado à realização de obrigações, provendo saberes e experiências a serem compartilhados com o decorrer do tempo.
De acordo com o mental_floss, além de ser um dos sinais mais reconhecidos no mundo ocidental, o ato de cruzar os dedos para indicar boa sorte tem uma história bem antiga e um pouco incerta. Cruzar los dedos símbolo de buena suerte.
Por ser uma religião sincrética, a umbanda acredita na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè), mantém uma relação de crença em relação aos orixás, porém diferente da crença candomblecista.
O Ebó é sempre feito com cânticos e invocações ao Orixá. Confira um exemplo: Sààra rú ìyè ebo ikú ònòn! (Sacudo-lhe a vida com ebó, para a morte ir embora!).
A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Porque não pode acender vela para Exu dentro de casa?
Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável.
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.