A cobra enrolada no bastão simboliza a busca pela cura, o conhecimento médico e a capacidade de tratar doenças. Esse simbolismo da cobra foi entrelaçado com a figura de Asclépio, e a serpente passou a representar a regeneração e o renascimento associados ao poder da cura.
Serpente: símbolo. Embora seja usada como símbolo de regeneração e Imortalidade, a serpente, quando formando um anel com a cauda em sua boca, é também um claro símbolo da unidade em tudo e todos, a totalidade da existência. Veja: Anfisbena e Ouroboros.
Contudo, além desses sentidos dualistas, as serpentes também possuem significados associados com a fertilidade, a fecundidade, a sexualidade, o tempo, a natureza, a magia, a alquimia, a astrologia, nobreza, a proteção etc. (OLIVEIRA, 2020a; OLIVEIRA, 2020b).
A cobra também carrega o símbolo de sexualidade e sensualidade. Na crença cristã, por exemplo, a cobra é símbolo da tentação. Na cultura chinesa, além de ser símbolo de sabedoria e prudência, a cobra representa sensualidade e mistério.
Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
O que significa a cobra no símbolo da contabilidade?
É o símbolo da profissão contábil pelo seu significado: o bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil; as serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão; e o elmo tem significado de proteção contra pensamentos baixos que podem ...
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
Embora algumas pessoas acreditem que serpentes possuem veneno e cobras não, a verdade, é que não há diferença entre os dois nomes – cobra e serpente significa a mesma coisa, sendo venenosa ou não.
Em Gênesis, a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (cf. Gênesis 3:4–5, 22).
Energias: Transformação e Renovação: A cobra é frequentemente associada à transformação devido à sua capacidade de trocar de pele. Como animal de poder, a cobra pode representar a necessidade de renovação e transformação em sua própria vida.
Além do olfato, as cobras também mexem a língua para transportar avisos químicos – digamos, feromônios sexuais de um parceiro em potencial – para um órgão especializado no céu da boca, uma ação quase equivalente a cheirar.
Oxumarê, dentro do candomblé, se divide em duas qualidades: Oxumarê macho, representado pelo arco-íris; Oxumarê fêmea, chamado de Frecuém e representado pela serpente.
Afinal, o que a tatuagem de cobra significa? De acordo com o misticismo e com crenças antigas, as cobras são símbolo de renascimento e regeneração. Com isso, há também uma ligação do réptil com o poder da cura, já que é associada a Asclépio, semideus ligado às artes medicinais.
Pode ser usado como um amuleto de bolso da sorte, uma estatueta da sorte para dar sorte. Pode ser colocado em qualquer lugar que você queira ter boa sorte em sua vida. Acredita-se que este amuleto traz boa sorte ao possuidor na busca por dinheiro, prosperidade, sabedoria, amor, força e felicidade.
A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.
O bordão ou bastão de Esculápio ou Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. Consiste de um bastão envolvido por uma serpente. Às vezes é confundido com o caduceu de Hermes (Mercúrio), que consiste num bastão com duas serpentes enroscadas e asas no alto.
A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à Antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) e a cura (taça).
Ainda de acordo com a tradição, Oxumaré sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do ciclo vital. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
A cobra enrolada no bastão simboliza a busca pela cura, o conhecimento médico e a capacidade de tratar doenças. Esse simbolismo da cobra foi entrelaçado com a figura de Asclépio, e a serpente passou a representar a regeneração e o renascimento associados ao poder da cura.
O bastão de Asclépio, símbolo da Medicina. Por que o símbolo da Medicina é confundido com o do Comércio? Asclépio, deus da Medicina na mitologia grega, era filho de Apolo e da ninfa Coronis. Ele reunia a delicadeza de um tocador de harpa e a agressividade de um cirurgião.