Se a referência é uma oração cuja acção decorre no presente (informa) e nos remete para algo que aconteceu, indicamos o passado com o pretérito perfeito (foi); mas, se se trata de oração que já está no pretérito (informou) e nos remete para o pretérito desse pretérito (o passado anterior), empregamos, então, o mais-que ...
“Foi” é a forma de conjugação do verbo “ser” ou “ir” na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e deve concordar com o predicativo do sujeito, quando esse for um pronome pessoal. Nesse caso, se o predicativo for o pronome “eu”, a conjugação correta será “fui”.
A primeira forma verbal, “fui”, é complementada por “à escola”, ou seja, por um termo introduzido por preposição, também chamado de objeto indireto. Isso acontece porque a transitividade do verbo “ir” exige que uma preposição (“a”, no caso) ligue o verbo ao seu complemento.
O verbo no Infinitivo é a maneira como ele se apresenta naturalmente, sem conjugação . o verbo"foi", está no tempo verbal pretérito perfeito, o seu modo no infinitivo é o verbo "ser".
A forma foipode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o correto será sempre “fui eu”, não “foi eu”, isso porque o verbo precisa concordar com o sujeito da oração e, como o sujeito está expresso no pronome pessoal “eu”, a concordância adequada será feita com o verbo fazer no pretérito perfeito do indicativo, ou seja, “fui” ...
Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).
3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ir. 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ser. Ontem ele foi comigo ao circo. Ele já foi um ótimo trabalhador.
A forma fomospode ser [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de ser] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.
Exemplos: Quando ele nasceu, seus pais já tinham se divorciado. Quando saiu o resultado oficial, ele já havia sido [= fora] chamado. Ele foi ao clube buscar a filha, mas ao chegar lá ela já se fora, já saíra [= tinha ido, tinha saído].