O que acontece se eu optar pelo saque-rescisão?
O Saque-Rescisão do FGTS é um direito que fica disponível no momento da rescisão do contrato de trabalho sem justa causa. Com o Saque-Rescisão, o trabalhador pode resgatar a parte do saldo que se refere ao tempo que ele trabalhou naquela empresa específica.Como faço para sacar o saque-rescisão?
O Saque pode ser solicitado de forma totalmente digital pelo aplicativo do FGTS, sem precisar ir até uma Agência da CAIXA. Basta indicar no App FGTS uma conta da CAIXA ou de outra instituição financeira, para crédito dos valores, sem nenhum custo.Quais as vantagens do saque-rescisão?
Vantagens do saque-rescisãoO saque-rescisão é aquele que permite a movimentação do Fundo (em outras palavras, o acesso ao dinheiro) somente se você for demitido por justa causa. Se isso ocorrer, você poderá (mas não é obrigado) sacar o valor total do seu FGTS.
Qual é o valor do saque-rescisão?
Para esta modalidade de Saque o trabalhador saca o valor de 80% do saldo da conta do FGTS. O trabalhador com opção vigente à sistemática do SAQUE–ANIVERSÁRIO tem direito ao saque da multa rescisória.FGTS: SAQUE ANIVERSÁRIO ou SAQUE RESCISÃO? Qual a DIFERENÇA entre um e outro?
Quanto tempo dura o saque rescisão?
Após a comunicação da rescisão por parte do empregador, o valor devido deve ser depositado na conta vinculada do empregado em até 5 dias úteis, e o trabalhador tem até 30 dias para realizar o saque.Como saber se o saque rescisão está liberado?
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.Qual é a diferença entre o saque-aniversário e o saque rescisão?
Enquanto o saque-rescisão permite retirar o valor integral em casos de demissão sem justa causa, o saque-aniversário concede ao trabalhador a liberdade de sacar um percentual do saldo todos os anos em seu mês de nascimento, com algumas condições específicas.Estou no saque rescisão posso voltar para o saque-aniversário?
Sim, o trabalhador que escolher o Saque-Aniversário pode solicitar a reversão para a modalidade de saque por rescisão. No entanto, essa alteração só entra em vigor no primeiro dia do 25º mês seguinte à data da solicitação, ou seja, após dois anos completos da data do pedido.Como saber o valor da sua rescisão?
Para calcular, basta dividir o valor do salário mensal pela quantidade de dias do mês da rescisão. Em seguida, multiplique o resultado pelos dias trabalhados.Como saber se eu tenho direito ao lucro do FGTS?
Todos os trabalhadores que possuíam contas ativas no FGTS em 31 de dezembro de 2023 têm direito a receber a parcela do lucro. Isso inclui, tanto contas ativas (emprego atual), quanto contas inativas (empregos anteriores).Quem optou pelo saque aniversário pode sacar o FGTS em caso de demissão?
Se a demissão acontecer no período de vigência do saque-aniversário, o trabalhador receberá a multa rescisória, mas o saldo residual ficará retido na conta do FGTS, o que só poderá ser sacado nos saques-aniversários futuros.Quanto tempo posso voltar a optar pelo saque-rescisão?
Sim, é possível voltar à modalidade de Saque-Rescisão após optar pelo Saque-Aniversário. No entanto, conforme as regras atuais, isto só pode ser feito após 25 meses da adesão e, caso tenha realizado a operação de empréstimo, é necessário que ele esteja quitado.Como fazer o saque-rescisão?
Saque Dispensa Sem Justa Causa
- Cadastrar uma conta bancária CAIXA ou de qualquer Instituição Financeira de sua titularidade para recebimento do Saldo do FGTS; ou.
- Escolher um dos Canais físicos de pagamento CAIXA: Unidades Lotéricas, Correspondentes Caixa-Aqui, Salas de Autoatendimento e Agências CAIXA.