Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, a intercessão "consiste no pedir em favor de outro. Ela conforma-nos e une-nos à oração de Jesus que intercede junto de Deus Pai por todos os homens, em especial pelos pecadores.
Qual o significado da palavra oração intercessória?
Intercessora: A intercessão é a solicitude ou o rogo em favor do outro. Sempre há três pessoas envolvidas: o que tem a necessidade, o que tem o poder para supri-la e o que está em contato com as outras duas.
A intercessão nos leva à intimidade, transforma os nossos corações, unifica-nos numa comunidade, renova a nossa fé, multiplica bênçãos de volta para nós e nos dá uma herança nas pessoas e nos lugares pelos quais oramos.
Interceder, como consta no dicionário Michaelis, significa "ser intermediário a favor de alguém; intervir" e "pedir, rogar por outrem ou por alguma coisa". Portanto, a intercessão evangélica diz respeito a uma pessoa orando em favor de outra, ou seja, se colocando na posição de intercessor entre uma pessoa e Deus.
O QUE É INTERCESSÃO NA BÍBLIA? COMO INTERCEDER EM ORAÇÃO?
Qual a postura de um intercessor?
O intercessor tem humildade, mas com ousadia luta em favor do seu semelhante. Podemos ver nas Escrituras que a necessidade do intercessor é várias vezes citada. Deus é um ser tão grande, bom, maravilhoso, santo, justo, mas Ele permite que passemos por situações que exigem uma resposta.
Intercedendo por nós, o nosso Salvador e Mestre não apenas nos deu um exemplo a seguir, mas também nos ensinou que a intercessão é o meio espiritual de combatermos o mal em todas as suas esferas.
A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores ( 107 ).
A oração de intercessão não é passiva – o necessitado lá e eu aqui –, mas ativa como Jesus, que ia ao encontro de Seus semelhantes, que nada quis para si, mas se entregou pelo outro, “amou-os até o fim” (cf. Jo 13,1). Ativamente, intercedamos pelo próximo indo ao encontro dele.
O intercessor é aquele que faz a ligação entre a misericórdia de Deus e a necessidade humana. Ou seja, é alguém sensível à dor do outro. Pressupõe sofrer com os que sofrem, chorar com os que choram, se colocar no lugar do outro e se juntar à sua causa como se fosse a sua própria.
Um intercessor é um combatente espiritual que deve estar sempre preparado para combater em favor dos irmãos. Daí a necessidade de se manter vigilante na oração e no seu proceder, a fim de estar constantemente equipado com a armadura de Deus (cf. Ef 6, 10-17).
Uma boa maneira de começar é se dirigir nominalmente a Deus. Você pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.
Senhor Jesus eu lhe peço que entre no coração de (diz o nome da pessoa) e toque aquelas experiências de vida que precisam ser curadas. Você conhece muito melhor o (diz o nome da pessoa) que ele próprio conhece a si mesmo. Derrame, então, o Seu amor em todos os cantos do coração dele.
Essencialmente, a intercessão é um dom do Espírito Santo. Existem outros carismas que podem ser usados durante o processo de intercessão, tais como: o dom de línguas, o dom de interpretação de línguas, palavra de ciência, palavra de sabedoria, discernimento dos espíritos, dom de profecia etc.
A oração é uma comunicação direta com Deus, pode ser feita individualmente ou em grupo, e tem como propósito nos aproximar do Pai. A intercessão é um tipo específico de oração, onde se pede a Deus para intervir em uma situação ou por alguém, assumindo a responsabilidade de trazer a vontade de Deus para a terra.
Salmo 115:1 diz: "Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade." Existem muitas tendências hoje, até em igrejas, de exaltar homens.
Interceder é pedir algo em favor de uma outra pessoa. É colocar-se entre Deus e alguém rogando pela sua causa e necessidade, como São Tiago nos exorta a fazer: “orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia.”
Nos novos direcionamentos, você aprenderá sobre os três pilares do Ministério de Intercessão, que direcionam o exercício ministerial dos intercessores: a espiritualidade, o pastoreio e a formação.
“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.”
Em O Poder da Oração Intercessória você aprenderá a encontrar sua motivação para a oração na força do amor, ao experimentar em primeiro lugar, um relacionamento duradouro com Deus como seu Pai e amigo.
Há formas mais certeiras de interceder em oração por outra pessoa. Rezar com alguns cuidados pode ser a maneira certa de conseguir a intervenção divina para outra pessoa, seja em um momento atribulado da vida dela ou em alguma dificuldade intransponível.
Intercessão é dar à luz no reino do espírito às promessas e propósitos de Deus. É uma oração para que a vontade de Deus seja feita na vida de outros; é descobrir o que está no coração de Deus e orar para que isso se manifeste.
O intercessor carismático é chamado a perseverança, a insistência, pois o intercessor é um insistente que ama, e por amar tanto os irmãos que se encontram em diversas situações de dificuldade, insistem no combate da oração até contemplar o poder de Deus na vida das pessoas.
O ofício do intercessor é interceder e Interceder é colocar-se no lugar de alguém; é se interpor; é mediar-se; é atuar no lugar de outro; significa representar alguém clamando por ele junto a Deus.
O intercessor não é aquele que somente faz a Deus uma oração de pedidos. Não. Ele conhece o coração de Deus. E porque o ama e sabe que é amado por Ele, nesse amor, ele atinge o coração de Deus, através da intercessão que se torna um humilde diálogo de amor.