Orc, ork, orco ou orque (termo vindo do latim Orcus, um dos títulos de Plutão, o senhor do mundo dos mortos), aparece nas línguas germânicas e nos contos de fantasia medieval como uma criatura deformada e forte, que combate contra as forças "do bem".
Os ORKs (Objetivos Resultados Chave) e KPIs (Key Performance Indicators) são duas ferramentas utilizadas para medir o desempenho de uma empresa e ajudar a alcançar objetivos estratégicos. Os ORKs são metas específicas estabelecidas para um determinado período de tempo.
Embora sejam estúpidos, são retratados como seres infelizes, que odeiam todos, incluindo a si mesmos e aos seus mestres, que servem por medo. São incapazes de fazer coisas belas como os Elfos, mas conseguem criar instrumentos para ferir e destruir.
Nela, Tolkien escreve que os orcs se originam dos quendi (os primeiros elfos) que acabaram sendo presos, torturados e deformados por Morgoth, o Senhor da Escuridão.
Como no mundo de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder o mal é conhecido por sua incapacidade de criar novas coisas, os orcs seriam um resultado de alguns dos primeiros elfos que foram capturados, torturados e corrompidos com o passar dos anos.
Orc, ork, orco ou orque (termo vindo do latim Orcus, um dos títulos de Plutão, o senhor do mundo dos mortos), aparece nas línguas germânicas e nos contos de fantasia medieval como uma criatura deformada e forte, que combate contra as forças "do bem".
Segundo a história criada por Tolkien, os orcs são criaturas corrompidas e deformadas que surgiram a partir da corrupção dos elfos. De acordo com a mitologia do livro, Morgoth, um dos principais vilões da história, capturou elfos e os torturou e corrompeu até que se tornassem orcs.
Nas obras de Tolkien, não há diferença fundamental entre orcs e goblins. Eles são a mesma coisa. As palavras diferentes podem ser usadas por pessoas diferentes, mas são as mesmas criaturas. É como algumas pessoas chamam de "marmota" o que outras chamam de "esquilo terrestre".
Muitos orcs sobreviveram nas profundas cavernas, poços, câmaras e túneis de Melkor, as grandes fortalezas subterrâneas de Utumno e Angband. Eles multiplicaram-se e mais tarde se espalharam pelo norte da Terra-Média.
Idade: atingem a puberdade aos 10 anos, a maturidade aos 20 anos, têm uma expectativa de vida de 60 anos, mas podem chegar a viver aproximadamente até 90 anos.
Orcs se reproduzem sexualmente. Não, Tolkien não expande muito sobre isso, ele só diz que deve ter havido mulheres orcs. Uma resposta mais informativa é que Tolkien tinha várias teorias sobre a origem dos orcs e como eles se reproduzem.
Orcs: Humanos verdes grandes com pequenos dentes de presa. Ogres: Brutas ainda maiores com menos inteligência. Goblin: Humanóide verde pequeno com orelhas/nariz grandes. Esperto, mas não inteligente.
Os orcs não possuem uma origem clara nas obras de Tolkien, mas a teoria mais aceita é a de que o maligno Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, torturou e mutilou elfos para transformá-los em orcs.
O desenvolvimento do OKR é geralmente atribuído ao Andrew Grove, considerado o "Pai dos OKRs" que apresentou o sistema à Intel, como documentado em seu livro High Output Management.
São aqueles que se concentram em medir e acompanhar as atividades e ações realizadas pela empresa para alcançar seus objetivos. Por isso, estão relacionados às tarefas, processos ou marcos específicos que precisam ser concluídos para garantir o progresso em direção às metas estabelecidas.
OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave. O objetivo da estratégia é facilitar a definição e o acompanhamento dos objetivos do negócio. Além disso, os OKR fornecem métricas intermediárias que ajudam a orientar a performance do time rumo ao alcance dos melhores resultados.
Os orcs se diferem de trolls, goblins e ogros pelos seguintes fatos:são os mais organizados, tanto militar como civilmente, tendo exercito e vivendo em cidades, diferente dos trolls que vivem em tribos e dos ogros que vivem como animais selvagens, possuem uma variedade de tons de verde maior que de outras cores, ...
Orcs são os vilões mais comuns da mitologia de Tolkien, uma raça de criaturas subservientes criadas por Melkor. Durante a Guerra do Anel, Saruman também criou uma espécie de orcs-humanos, misturando as duas raças para a criação de um exército.
Os goblins são normalmente associados ao mal. Diz-se que são feios e assustadores, fazem feitiçarias, estragam a comida e travam guerras contra os gnomos. Os RPGs normalmente incluem goblins em sua galeria de seres. Em algumas mitologias os goblins possuem grande força.
Como Arqueiras, a maior fraqueza do Goblin é construções de defesa do tipo respingo (ou seja, torres de mago, morteiros). A maioria das Torres de mago e morteiros pode matar Goblins em um tiro.
Tolkien, no entanto, menciona constantemente a aversão dos orcs à luz do sol, e Sauron ter que planejar para isso é parte do esforço de guerra. A concepção por trás disso é que o sol é sagrado e, portanto, prejudicial às criaturas malignas.
O escritor britânico J. R. R. Tolkien (1892-1973) foi um dos primeiros a introduzir elfos na literatura, mais especificamente na literatura fantástica voltada ao público jovem.
Sua vontade era a vontade de Sauron. Ele os controlava e os dirigia, como ele podia fazer com os seres mais malignos. Sauron era um ser de dominação, e os orcs eram o objeto disso.