Não existe nenhuma lei ou resolução que determine um prazo de validade do estepe ou de qualquer pneu ou ainda que a data de fabricação determinada pelo DOT permita que o motorista seja autuado e o veículo removido.
Após dez anos, o pneu se torna um perigo e pode estourar no meio do caminho. O composto de borracha do pneu se deteriora com o tempo, mesmo quando o pneu está estocado e não está em uso.
"A Continental estabelece que dez anos é o prazo recomendado para a substituição de todos os pneus, incluindo o estepe, mesmo que não esteja em operação e mesmo quando os pneus parecem estar em boas condições", acrescenta Astolfi.
O que é obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é manter os pneus em boas condições de conservação. Circular com pneus "carecas" ou desgastados, que comprometem a segurança, pode gerar multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira de habilitação.
Recomendamos sempre três pontos: primeiro, se o seu pneu possui mais de cinco anos da data de fabricação, é bom que ele seja examinado por um técnico. Segundo, se ele foi fabricado há mais de dez anos, substitua estes por pneus novos, mesmo quando eles aparentem estar em boas condições.
Estepe 'vencido' dá multa e remoção do veículo? O que diz a lei!
Quantos anos um pneu pode rodar?
Os pneus, por exemplo, são itens que demandam atenção. O prazo de validade dos pneus é de cinco a seis anos. E, ao contrário do que se pensa, não importa se estava rodando, no porta-malas ou no estoque da loja. Vencido este prazo, o componente representa risco à segurança e pode ser jogado no lixo.
Por isso, é muito importante conhecer quais os principais cuidados que devemos ter com essa peça essencial. Em primeiro lugar, é preciso saber que a validade do pneu, mesmo novo e sem utilização, é de cinco anos. Após esse prazo, aproximadamente, ele deve ser substituído.
As fabricantes recomendam realizar inspeções anuais após o pneu completar cinco anos de vida, seja em uso ou armazenado. Para saber a data de fabricação do pneu, é necessário procurar os quatro últimos dígitos do DOT (Departament of Transportation), localizado na lateral do pneu.
Segundo relatos, ao ser parado em uma blitz, o agente fiscalizado confere quando o pneu fabricado e, se estiver com mais de 5 anos de fabricação, o motorista é autuado e o carro é removido.
Se descartado corretamente em pontos de coleta da Reciclanip, os pneus inservíveis começam uma nova vida e podem ser reutilizados de diversas formas como, por exemplo, em fornos de cimenteira e para produção de asfalto ecológico.
Entre os principais perigos estão: Falta de aderência: pneus desgastados ou vencidos têm menos aderência à estrada, tornando mais difícil para o veículo manter o controle, especialmente em condições adversas, como chuva ou neve; Risco de derrapagem: pneus desgastados têm menos capacidade de tração.
Qual a validade de um pneu? Apesar de o pneu não ter prazo de validade, ele possui um prazo de garantia de 5 anos estabelecido pelos fabricantes, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.
Art. 5º Fica proibido, em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos o uso de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações.
Sim, desde que tenha sido armazenado corretamente. Ao contrário do que diz a crença popular, pneus não têm prazo de validade e sua troca é recomendada só após dez anos da produção. Problemas de degradação só ocorrem se os compostos não foram estocados de modo adequado.
Pneus velhos não conseguem aderir tão bem ao solo. Logo, maiores são as chances de uma derrapagem. Inclusive, sequer é preciso estar em alta velocidade para isso ocorrer. Acima dos 60 km/h, já existe a possibilidade de acidentes com pneus que tenham passado do prazo de validade.
A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos.
As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.
Ele é composto por quatro algarismos, sendo que os dois primeiros informam a semana e os dois últimos o ano em que o pneu deixou a linha de produção. O pneu traz impressas ainda outras informações importantes que o motorista deve observar na hora de trocá-los ao final de sua vida útil.
Com cuidados adequados e uma condução cuidadosa, o pneu pode durar até 60.000 a 80.000 km. No entanto a durabilidade do pneu pode ser afetada por vários fatores, como a forma de condução, a calibragem do pneu, o alinhamento e cambagem do carro, e o tipo de carro em que o pneu é usado.
Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação, enquanto os dois últimos representam o ano. Por exemplo, se você encontrar DOT 2320, significa que o pneu foi produzido na 23ª semana de 2020. Esta informação é crucial para determinar se o pneu ainda está dentro do prazo recomendado de uso.
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.