O que Éodio?
O ódio (do latim odiu), também chamado de execração, raiva, rancor e ira, é um sentimento intenso de raiva e aversão. Traduz-se na forma de antipatia, aversão, desgosto, rancor, fúria, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo.O que é sentimento de ódio?
No dicionário, ele é definido como antipatia ou aversão. Trata-se de um sentimento negativo em que se deseja mal ao sujeito ou ao objeto odiado, relacionado com a inimizade e a repulsa, como esclarece Casais.Qual é a origem do ódio?
O ódio, originalmente, é uma forma de aversão profunda, causada pelo medo ou pela raiva. Odiar algo ou alguém é um sinal evidente do quão vulneráveis estamos ao poder que aquela pessoa ou aquela situação exerce sobre nós. Quando há indiferença, obviamente não há ódio.Porque o ódio faz mal?
Além disso, o ódio intenso pode ter impacto na saúde mental, contribuindo para altos níveis de estresse, ansiedade e até mesmo depressão. A presença constante desse sentimento negativo pode levar a um estado de sofrimento emocional contínuo, dificultando o processo de cura e a busca pelo perdão.VOCÊ SENTE RAIVA ÓDIO RANCOR POR ALGUÉM? ASSISTA ESSE VÍDEO
O que o ódio faz no corpo humano?
Vasodilatação, maior disposição de sangue na cabeça, pressão aumentada são reflexos da raiva. O problema é que se esta situação se der por muito tempo, de forma crônica, a persistência desses sinais pode provocar hipertensão e diabetes. Tentar suprimir a raiva também pode trazer problemas: depressão e ansiedade.Por que sentimos ódio?
Concluindo, podemos dizer que o ódio está ligado sempre a um sentimento de profunda hostilidade e antipatia. Após épocas de civilidade e contenção, parece que o ódio se desvencilhou das correntes morais e invadiu a vida social neste nosso difícil 2020. Sem remorso, o ódio berra e xinga para todo o lado.Como descrever o ódio?
As pessoas retratam o ódio apelando para emoções negativas e intensas, como o desprezo, a raiva ou o nojo, causados pela crença ou o julgamento de que o outro, o odiado, é um ser malvado e detestável. É como um estado de excitação, de fixação no odiado, e de desejos de vingança.Qual é a função do ódio?
O ódio é um afeto humano inegável. Ele revela a existência de uma dimensão psíquica de destruição que pode ter como alvo o Eu e o objeto (Jeammet, 2005). Além disso, destacam-se as suas funções de auxiliar o processo de separação entre o Eu e o objeto e de manter a sobrevivência psíquica2 (Barros, 2013).O que é ódio é o que é raiva?
Em termos práticos podemos dizer que a raiva, como uma emoção, não implica em mágoa, mas em estresse, e o ódio, como sentimento, implica numa mágoa crônica, numa angústia e frustração.O que define ódio?
1 Aversão ou repugnância que se sente por alguém ou por alguma coisa; antipatia, desprezo, enzona, odiosidade: “Ódio que acaba com a vida não é ódio, é sombra de ódio, é simples e reles antipatia.Como acabar com o ódio?
- Escolha o melhor momento. Muitas vezes é preciso esperar para dialogar. ...
- Escute de verdade. Procure entender de onde vem a opinião do interlocutor. ...
- Pense antes de falar. ...
- Descreva fatos, não julgue. ...
- Evite certezas absolutas. ...
- Expresse seus sentimentos sem violência. ...
- Busque o terreno comum. ...
- Abra espaço para as emoções.
Como lidar com o ódio?
Veja 13 formas de lidar com a raiva e sentir-se bem
- Contar até 10 (ou 100) Thomas Jefferson disse a famosa frase: "Quando se está zangado, conte até 10 antes de falar. ...
- Perdoe. ...
- Tente se distrair. ...
- Respire profundamente. ...
- Não negue que está irritado. ...
- Escreva sobre o problema. ...
- Não faça tempestade em copo d'água. ...
- Faça exercícios.