Um oxidante é um material que libera oxigênio rapidamente para sustentar a combustão dos materiais orgânicos. Outra definição semelhante afirma que o oxidante é um material que gera oxigênio à temperatura ambiente, ou quando levemente aquecido.
Na produção do vinagre: quando o vinho é exposto ao ar, ele se transforma em vinagre, cujo principal componente é o ácido acético. Isso ocorre porque o álcool etílico ou etanol presente no vinho oxida-se em contato com o oxigênio atmosférico, resultando no ácido acético.
São exemplos de agentes oxidantes os peróxidos, nitratos, bromatos, cromatos, cloratos, dicromatos, percloratos e permanganatos. Agentes oxidantes não devem ser estocados na mesma área que combustíveis, tais como inflamáveis, substâncias orgânicas, agentes desidratantes ou agentes redutores.
São suscetíveis de decomposição explosiva. Queimam rapidamente. São sensíveis ao impacto ou fricção. Podem reagir perigosamente com outras substâncias.
O que é Oxidação e Redução? Aprenda com o Prof. Gabriel Cabral!
Qual a diferença entre oxidante é água oxigenada?
Água oxigenada, Oxidante e Emulsão reveladora, são nomes diferentes, mas são a mesma coisa, somente volumagens diferentes, são tudo Peróxido de Hidrogênio.
A oxidação não se limita a metais e pode ocorrer em uma variedade de substâncias, incluindo gases e compostos orgânicos. No contexto industrial, a oxidação é mais conhecida pela reação entre metais e oxigênio do ar, formando uma camada de óxidos na superfície do material.
Oxidação é o nome dado ao processo de perda de elétrons por um átomo, grupo ou espécie iônica durante uma reação química. Ela é identificada a partir do aumento do NOX (número de oxidação) da espécie ou átomo quando se comparam reagente e produto.
A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox. A oxidação ocorre quando o elemento perde elétrons e o seu número de oxidação (Nox) aumenta.
Frutas, legumes, verduras, sementes e grãos são as principais fontes naturais. Algumas ervas aromáticas, especiarias, chás, cafés e cacau também fornecem boas quantidades dessas substâncias.
Os radicais livres são os agentes oxidantes do organismo, consistindo em moléculas instáveis devido à ausência de um número par de elétrons na cadeia que a constitui. Para se estabilizar, os radicais livres promovem reações químicas com transferência de elétrons com células próximas, processo chamado de oxi-redução.
Hipocloritos, cloratos, bromatos, iodatos, periodatos, peróxidos e hidroperóxidos inorgânicos, cromatos e dicromatos, molibdatos, manganatos e permanganatos podem ser reduzidos por hiposulfito de sódio. O excesso de hipossulfito deve ser destruído com H2O2.
O Creme Revelador é parecido com o Creme Oxidante, porém tem uma intensidade menor, atingindo apenas a parte externa do fio. Esse produto é mais utilizado em tonalizacões.
Um oxidante é um material que libera oxigênio rapidamente para sustentar a combustão dos materiais orgânicos. Outra definição semelhante afirma que o oxidante é um material que gera oxigênio à temperatura ambiente, ou quando levemente aquecido.
As células do nosso organismo precisam de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. A queima do oxigênio com essa função é chamada de oxidação. Nesse processo, são liberadas moléculas de radicais livres. Isso acontece o tempo todo no organismo.
Se houver resíduos no fundo do vidro (com exceção de alguns óleos que solidificam em baixas temperaturas), ou ele parecer turvo, com a cor alterada do comum para aquele óleo ou com um aroma diferente de quando você o adquiriu, possivelmente ele pode ter oxidado.
O estresse oxidativo atua em proteínas como colágeno e elastina, alterando as funções de firmeza e elasticidade que elas possuem na pele. Além disso, ele ocasiona uma renovação celular mais lenta. Com isso, as células mortas demoram para serem substituídas por novas. É nesse momento que se inicia a oxidação da pele.
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.
A função do oxidante é colorir ou descolorir os fios, além de ter o poder de alcançar a altura do tom desejado de uma coloração para que ela deposite os pigmentos no córtex do cabelo.
Os cremes oxidantes possuem uma concentração maior de peróxido de hidrogênio que resulta numa maior oxidação, fazendo a reação das colorações permanentes penetrarem no interior dos fios. No caso dos cremes reveladores, eles agem de forma mais suave somando com a cor atual dos fios sem altera-la.
Apesar de ter como benefício eliminar os microorganismos por oxidação, ela também elimina células saudáveis da ferida, prejudicando a cicatrização. A água oxigenada prejudica a formação das fibras de colágeno importantes na cicatrização da ferida, além de roubar elétrons da proteína que recupera a pele.