Cada deus e deusa do Olimpo dotou Pandora de dons específicos: Afrodite a fez bela, Hermes a deu astúcia e persuasão, Atena lhe deu habilidades manuais, e assim por diante. Seu nome, "Pandora", significa "a que tem todos os dons".
Pandora (em grego clássico: Πανδώρα, "a que tudo dá", "a que possui tudo", "a que tudo tira"), na mitologia grega, foi a primeira mulher, criada por Hefesto e Atena a pedido de Zeus com o fim de agradar aos homens.
A “caixa de Pandora” é uma metáfora usada para caracterizar ações que, menosprezando o princípio de precaução, desencadeiam consequências maléficas, terríveis e irreversíveis.
De acordo com a mitologia grega, a caixa de Pandora é um objeto extraordinário em que os deuses colocaram todas as desgraças do mundo. A caixa continha as guerras, as doenças físicas e da alma e a discórdia.
O mito de pandora, pelo o que puder ver, é o de Prometeu. Sendo que ele (o mito ) explica a criação da primeira mulher, da humanidade e de todos os males humanos existentes. Contudo : O mito ensina bem que a cobiça, ganância, curiosidade e a mentira estão postos em nossos dias, mas é preciso driblá-las.
A Caixa de Pandora: A Primeira Mulher - Mitologia Grega - Foca na História
Qual é a lenda de Pandora?
Segundo o mito, foi dada a Pandora com a instrução de que jamais deveria ser aberta, mas sua curiosidade levou-a a liberar os infortúnios do mundo. Ao abri-la, Pandora espalhou doenças, sofrimentos e outros males sobre os humanos.
Zeus criou a mulher para vingar-se de Prometeu e Epimeteu. A vingança era porque Prometeu roubou o fogo do Olimpo e deu aos homens. Pandora foi a responsável por abrir uma caixa/jarra que espalhou todos os males existentes pela Terra.
Neste último sentido tem-se que a expressão "abrir a caixa de Pandora" (ou equivalente como "abrir o saco dos ventos", usada em Portugal, como menção aos "ventos" malignos libertados com a abertura da vasilha confiada a Pandora) significa "a origem de todos os males".
Sua condenação foi passar a eternidade preso a uma rocha, aonde uma ave viria comer seu fígado. Toda noite seu fígado se regeneraria e a ave voltaria no dia seguinte pra lhe comer o fígado novamente. Para castigar os homens, Zeus ordenou que o Deus das Artes, Hefesto, fizesse uma mulher parecida com as deusas.
Mandou então que, com a ajuda de Atena, Hefesto, o deus ferreiro, criasse a primeira mulher, Pandora, que significa ('todos os dons'), e cada um dos deuses dotou-a com uma das suas características: Afrodite deu-lhe beleza e poder da sedução; Atena fê-la arguta e concedeu-lhe a habilidade dos lavores femininos; mas ...
Pandora é uma figura da mitologia grega que não foi só a primeira mulher, mas, como instrumento da ira de Zeus, foi responsabilizada por liberar os males da humanidade pelo mundo. Outra Pandora teria sido também uma deusa da terra no antigo panteão grego.
Esta Pulseira Pandora simboliza laços eternos e amor duradouro. O fecho coração vazado apresenta pedras ao longo da borda e um símbolo assimétrico do infinito dentro do coração. A parte de trás do fecho está gravada com a mensagem "Family forever and Always".
A PANDORA busca inspirar o senso de individualidade em todas as mulheres, ajudando-as a compartilhar sua própria história. Para comemorar 30 anos de celebração das mulheres, a PANDORA convida você a conhecer mais a fundo uma história repleta de paixão e orgulho.
Em Avatar, os seres humanos vão para um outro planeta, chamado Pandora, principalmente em busca de um minério precioso chamado Unobtanium, que não é encontrado na Terra. Entretanto, lá se deparam com os nativos que já habitavam o lugar, os humanóides da tribo Na'vi.
A única coisa que restou no fundo da caixa foi a esperança. Algumas teorias afirmam que a esperança foi a única coisa que ficou presa na caixa, pois era aquilo que os humanos poderiam contar para sobreviver ao caos que se instalaria na Terra.
Pandora simboliza a mulher bela e perversa que é capaz de levar os homens à perdição, algo que nos recorda o relato bíblico de Adão e Eva, assim como de muitas histórias e lendas na qual a mulher simboliza a ameaça do mal.
A história é um mito de origem que tenta explicar a existência das coisas ruins que assolam a humanidade. Além disso, os gregos utilizavam o mito para mostrar como a curiosidade também pode ser negativa, se utilizada sem cautela. O mito da Caixa de Pandora tem início numa era em que os mortais ainda não eram existiam.
Porque a caixa de Pandora é uma expressão que designa curiosidade?
Pandora fechou o vaso, encerrando lá no fundo a única coisa que não conseguiu sair: a esperança. Pandora é, assim, o símbolo da curiosidade feminina, mostrando como esta pode ser funesta, e a expressão «caixa de Pandora» indica todos os males que nos podem afectar numa situação específica.
O sentimento comum entre Pandora, primeira mulher da mitologia grega e Eva primeira mulher da história judaico-cristã é de curiosidade, como se a mulher fosse a responsável pela desgraça do gênero humano. 2. A caixa de Pandora é associada a curiosidade porque era proibida de ser tocada e portanto, de ser aberta. 3.
Como seria o mundo se esses males não tivesse saído da caixa de Pandora?
Na mitologia grega, a Caixa de Pandora continha todos os males do mundo, como doenças, guerras, fome, entre outros. Se esses males não tivessem saído da caixa, o mundo seria um lugar perfeito, sem sofrimento ou dor.