Palavra de origem guarani que significa rio semelhante ao mar. Pará (mar) + Anã (parecido, semelhante). Entre 1853 e 1860, o nome da Província do Paraná era escrito Paranã.
PARÁNÁ: O único dos três estados sulistas a ter nome de origem Tupi é o Paraná, que vem da justaposição de pará, “caudal”, com anã, “parente, semelhante”; donde: “semelhante ao caudal, mar”, o que o liga semanticamente aos acidentes geográficos.
O significado seria, por tanto, “semelhante ao mar”. No dicionário, encontramos ainda duas definições mais amplas: Braço de um rio caudaloso, separado do curso principal por uma ou várias ilhas. Canal entre dois rios.
Etimologia. O nome do estado provém do termo da língua geral paraná, que significa “rio”. Apesar disso, algumas fontes dizem que o termo vem do guarani para, “mar”, e anã, “que se parece/assemelha”, sendo, por isso, “(rio) parecido com/semelhante ao oceano”, provavelmente por sua dimensão.
Nessa tentativa, lendas e lendas, são criadas, que vão desde o cantarolar triste de um viúvo, derrubador de mato, que numa rede amarrada em árvores ninava seu filho, com a canção "Maringá, Maringá". Os presentes comovidos resolveram dar o nome dessa canção a este lugar.
Palavra de origem guarani que significa rio semelhante ao mar. Pará (mar) + Anã (parecido, semelhante). Entre 1853 e 1860, o nome da Província do Paraná era escrito Paranã.
Paranaguá é um município localizado no litoral do estado do Paraná, no Brasil. Fundada em 1648, é a cidade mais antiga do Paraná e a principal do litoral paranaense. Antonina, Guaraqueçaba, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos. 145 829 hab.
A raiz etimológica de maior aceitação é pelo qual são consideradas as palavras na língua tupi pa'ra = “rio” + a'iba = “ruim, difícil de navegar”, originando, então, o topônimo Paraíba, como atribuição inicial a um rio localizado na região.
Copiado! Paranaguá significa “Grande Mar Redondo” (Pernagoa) em tupi guarani, sendo “Paraná” o significado de Grande Rio e “Goá” o significado de Redondo, uma referência à Baía de Paranaguá.
Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer 'grande quantidade de pinheiros, pinheiral', na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná.
Em 1918, o município passa a chamar-se Foz do Iguaçu, o nome do município é de origem guarani podendo ser decomposto, na sua grafia primitiva – ü (água, rio) e wa'su (grande), portanto rio caudaloso. Por estar situado na confluência dos Rios Paraná e Iguaçu.
“Pombal - a cidade de Maringá” já é um titulo frequentemente utilizado em vídeos e campanhas institucionais. Naquela cidade tem um supermercado, rua e até uma rádio, a Maringá 98 FM. Pombal tem uma população estimada em 32 mil habitantes.
“Carioca”, em tupi-guarani, significa “Casa do homem branco”. E você sabia que os nomes de muitos bairros cariocas também têm origem indígena? Em comemoração ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro, a partir de uma cartografia da capital, venha descobrir o significado destes nomes em um jogo de tabuleiro.
E o termo Coritiba teria origem na palavra indígena "coré" – "porco", em português. Assim, o nome indígena da capital poderia expressar a suposta abundância de porcos-do-mato na região e não exatamente os extensos pinheirais que aqui existiam na época da fundação da capital.
A população paranaense é composta por diversas etnias, são principalmente imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos e japoneses, além dos indígenas que já habitavam o território.
Paranaguá ou Castro: qual a primeira cidade do Paraná? Paranaguá, no litoral do estado, foi fundada em 1648. A cidade é a mais antiga da região e uma das mais importantes do litoral paranaense, considerada por muito a “Cidade Mãe do Paraná”.