Pés descalços, por tradição, indicam humildade e símbolo de lamentação”. A ligação dos pés à terra é vista não só como lamuria, mas sinal de reverência e adoração.
O hábito de andar descalço e literalmente os pés no chão tem voltado a ser uma atividade presente na vida das pessoas, pois além de ser uma forma de conexão com as nossas raízes, traz surpreendentes benefícios para a saúde.
Por sua vez, o descalçar os pés — como vimos acima no caso de Moisés — é sinal de grande respeito, e os sacerdotes serviam descalços no Templo. Nessa linha, poder-se-ia interpretar o fato de Nosso Senhor e Nossa Senhora aparecerem com os pés descalços para indicar que Eles habitam no Céu, junto à Santíssima Trindade.
VOCÊ JÁ SONHOU QUE ESTAVA DESCALÇO - Significado dos Sonhos
O que a Bíblia fala sobre os pés descalços?
Daí as ideias dos pés descalços em procissões. “Deus disse: Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é um lugar sagrado” (Ex 3,5).
Na Bíblia, andar descalço é frequentemente associado a atos simbólicos de humildade, submissão e reverência a Deus. É um gesto que representa a disposição de se despojar de tudo o que é material e se entregar completamente a Deus.
O profeta Isaías andou praticamente despido e descalço durante três anos para mostrar a humilhação que as potências humanas e mundanas enfrentariam (vs. 1-5).
Por que Deus falou para Moisés tirar as sandálias?
O levantamento do pé hitita e o despojamento da sandália pelos israelitas simbolizam a mesma coisa: a liberação de qualquer direito à terra. ¹⁸ Ao fazer Moisés tirar os sapatos, Deus o força a reconhecer isso como solo sagrado e efetivamente declarar: “Nenhum homem pode reivindicar este lugar (Sinai)”.
A Umbanda é uma religião que valoriza a conexão com a natureza, os ancestrais e as forças espirituais. Uma das formas de demonstrar essa conexão é ficar de pés descalços no terreiro, o local sagrado onde são realizados os rituais de Umbanda.
Estudos indicam que andar descalço ou usar calçados minimalistas podem melhorar a força, o equilíbrio e a marcha dos pés. Porém, os especialistas alertam que a transição para um estilo de vida descalço requer uma abordagem gradual para evitar lesões.
E a sua principal função é absorver a energia do sol, alimentar a aura energeticamente e espiritualmente. E um dos pontos menos conhecidos e explorados são os Chakras nos pés. Conhecidos como centros de energia secundários, eles também oferecem equilíbrio ao corpo e merecem ser cuidados.
Na visão de nossos antepassados, os calçados representavam o íntimo do seu dono, e isso poderia afugentar desde maus espíritos até maus olhados. Sawnn sublinha que os sapatos sempre foram, ao longo da história, vistos de forma especial.
Como dito anteriormente, andar completamente descalço não é isento de perigos. A exposição a superfícies perigosas e a falta de proteção podem levar a lesões cutâneas ou infecções. E a mudança de hábito é desaconselhada para quem sofre de doenças como o pé diabético.
A expressão "caminhar com os pés no chão" significa ser realista, ter os pés no chão, não ser iludido por sonhos ou expectativas irreais. No curta, essa expressão foi usada para mostrar que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo personagem, ele manteve os pés no chão e continuou lutando por seus objetivos.
Apenas Moisés e Josué ouviram do Senhor esta ordem: “Não te aproxima daqui. Tira as sandálias dos teus pés porque o lugar em que pisas é terra santa”. (Êxodo 3.5 e Josué 5.15) A bíblia diz que ambos ficaram estarrecidos.
A função das sandálias é calçar os homens, ajudando-os a caminhar e peregrinar sem ferir os pés. Mas se por um lado elas conferem àquele que as usa certo ar pomposo e dignidade, por outro lado elas são símbolos de humildade.
Qual foi o profeta que pulou sem tocar os pés no chão?
Com isso Pedro tomou o coxo pela mão e o ajudou a levantar-se. Ao fazer isso, os pés e os tornozelos do homem foram curados e ficaram tão fortes que ele se levantou de um pulo e começou a caminhar! Então, caminhando, pulando e louvando a Deus, entrou no pátio do templo com eles.
Apesar de andar descalço não causar resfriados, gripes e afins, a sabedoria popular não está totalmente errada. A prática "pode gerar sensibilidades de rinite, como uma rinite vasomotora, que é aquela [ativada] por variação de temperatura", pondera a otorrinolaringologista pediátrica Maura Neves.
Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não fazer aliança com a Síria e Israel contra a Assíria. Também profetizou sobre a destruição dos iníquos, a coligação de Israel nos últimos dias e o poder de Jesus Cristo para salvar Seu povo caso ele se arrependesse.
Isaías fala dos juízos de Deus contra as nações iníquas. Israel encherá a Terra. Isaías 28–35 Isaías prediz a apostasia, a Restauração e o surgimento do Livro de Mórmon. Israel será dispersa por ter rejeitado o Senhor e os profetas.
Estudos indicam que caminhar descalço ou utilizar calçados minimalistas (com design simples e flexível, permitindo maior liberdade de movimentos) pode fortalecer os pés, aumentar a musculatura e aprimorar a forma de andar.
A conclusão que a professora Adelman tirar dessas evidências é a seguinte: “O levantamento de pés no ritual hitita e a remoção das sandálias no ritual israelita simbolizam a mesma coisa: abstenção de qualquer reivindicação de posse da terra.