QAP (Estou na escuta): Indica que o operador está disponível e atento à comunicação. QSL (Entendido): Utilizado para confirmar que uma mensagem foi recebida e compreendida. TKS (Obrigado): Expressão de agradecimento, embora não faça parte do Código Q oficial, é amplamente utilizada.
QTI significa, Qual é o seu rumo verdadeiro, sendo a resposta dada em graus, quando utilizado por navios. Hoje é utilizado para saber sua rota, seu caminho... QTA significa mensagem cancelada. Qth significa qual seu endereço.
TKS (Obrigado): Expressão de agradecimento, embora não faça parte do Código Q oficial, é amplamente utilizada. QRV (Estou à disposição): Indica que o operador está pronto para receber instruções ou chamadas.
QRA: Qual é o seu nome? [originalmente usado para perguntar o nome de um navio ou estação de transmissão]. QRS: Fale mais devagar. QRL: Você está ocupado? QRV: Estou à disposição [pronto].
As agressões contra a mulher ocorreram em 26 de setembro, mesmo ela estando algemada e cercada por vários policiais. Nos prints do grupo, alguns PMs da cidade já tinham a foto da vítima e a trataram como “QBU”, que na gíria policial significa pessoa com transtornos mentais.
Este hábito acabou migrando para o radioamadorismo e o “QAP” ganhou significados diversos. Porém no radioamadorismo adotam-se os códigos específicos para estas funções: QSY para mudança de QRG, QSL para confirmação de recebimento, e QRV para confirmação de disponibilidade.
Caminhão ou carrilho rebocável utilizados no procedimento de drenagem de detritos e abastecimento do líquido de rinsagem dos toaletes das aeronaves. Este equipamento e seu procedimento também são conhecidos como QTU.