Quando a situação está como “a emitir”, significa que o pagamento está em processamento. A mensagem “emitido” significa que o governo já enviou as informações ao banco e o pagamento está programado.
Quando aparece situação emitida no seguro-desemprego?
O seguro-desemprego costuma cair com 30 dias após o pedido inicial do benefício, caso seja devidamente aprovado. Além disso, é possível consultar a data de recebimento do benefício pela Carteira de Trabalho Digital, pelo Caixa Tem ou através do site da Caixa.
Uma das mensagens de status que o trabalhador pode receber é “Parcela emitida“. Isso significa que o governo já depositou o valor da parcela na conta bancária do trabalhador. O valor da parcela geralmente fica disponível para saque no dia seguinte ao dia do depósito.
O que significa seguro-desemprego emitido e a emitir? Quando o seguro-desemprego está na situação “A emitir”, significa que o benefício está passando pelo processo de análise. Ou seja, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está avaliando suas informações para entender se você tem direito ao seguro.
SITUAÇÃO PARCELA "A EMITIR, EMITIDA, DEVOLVIDA" SAIBA O MOTIVO
Como saber se o meu seguro foi liberado?
Você pode acompanhar a liberação de seu benefício pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. É possível verificar o valor e a quantidade de parcelas, bem como as datas de liberação do benefício.
Você deve acompanhar a situação da análise do recurso no portal gov.br ou pelo aplicativo SINE-Fácil. Escolha a opção “Consultar Seguro-Desemprego”. Se o seu recurso for aceito, você verá as datas de pagamento previstas para cada uma das parcelas.
O benefício será creditado automaticamente na conta informada quando do requerimento, seja na CAIXA ou em outra Instituição Financeira. O crédito para outras instituições financeiras ocorrerá por meio de Transferência Eletrônica de Valores – TED.
O seguro-desemprego pode cair em qualquer horário correspondente aos serviços bancários, ou seja, das 10h às 16h. Em alguns casos, o valor fica disponível nas primeiras horas do dia. Caso o valor não caia na conta durante este período, ele pode estar em processamento, podendo cair até às 21 horas.
Normalmente cai no dia útil em que saiu do banco origem mas pode ocorrer algum inconsistência conforme Nubank explicou na dúvida de outro cliente na imagem abaixo, caso você não queira aguardar até final do dia, entre em contato com o banco de origem para verificar o que aconteceu.
Como saber em qual conta foi depositado o seguro-desemprego?
É possível acompanhar o andamento da solicitação do benefício e fazer a consulta seguro-desemprego pelo CPF através do site da Caixa Econômica Federal, pelo app Carteira de Trabalho Digital, pelo aplicativo Sine Fácil ou ainda no pelo site do Ministério do Trabalho.
Segundo as normas bancárias e práticas gerais, se a data de pagamento do seguro-desemprego cair em um sábado, domingo ou feriado, o pagamento é antecipado para o dia útil anterior.
Quando a situação está como “a emitir”, significa que o pagamento está em processamento. A mensagem “emitido” significa que o governo já enviou as informações ao banco e o pagamento está programado.
Significa que foi emitida uma certidão nos autos sobre algum procedimento cartorário. Pode ser, entre outros, certificação de prazo, conclusão ao juiz, etc.
Quando aparece parcela emitida no seguro-desemprego, o que significa?
O que é? Esse serviço deve ser solicitado quando você fez a solicitação pelo aplicativo e finalizou o serviço. Na tela final, foram mostradas informações do valor da(s) parcela(s), data de recebimento, mas na data indicada no aplicativo o pagamento não caiu na conta.
Pedido faturado: o pedido está confirmado e já foi emitida a nota fiscal; Pedido enviado: quando a mercadoria foi expedida, já saiu da empresa do vendedor e está a caminho do cliente.
De forma prática, podemos dizer que a nota fiscal de compra, também conhecida como nota fiscal de entrada, é o documento para comprovação fiscal da movimentação de mercadorias recebidas, ao contrário da nota fiscal de saída, que é emitida quando você vende algo.
Quando a parcela do seguro-desemprego é emitida pode ser cancelada?
Posso ter o seguro cancelado? Sim. A regra do seguro-desemprego é a de que o benefício deve ser pago somente para trabalhadores que não possuem nenhuma fonte de renda (formal ou informal). Caso seja identificada alguma fonte de renda pelo Ministério do Trabalho ou Receita Federal, o seguro-desemprego será suspenso.
Você pode realizar a consulta do seu seguro-desemprego pelo telefone da Caixa Econômica Federal, no Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo número 0800 726 0207. Também é possível utilizar a Central Alô Trabalho, por meio do telefone 158, para fazer o pedido.