Há muitas razões para o seu cão o lamber. Pode ser para demonstrar afeto ou para chamar a sua atenção. Pode também ser um sinal de stress e ansiedade. O comportamento de lamber pode parecer simples, mas na verdade é bastante complexo e pode ter diferentes significados.
Em uma matilha, o cachorro ou o lobo lambe os animais de que gosta. Atitudes como essa, antes reservadas apenas aos membros de sua própria espécie, passaram a ser aplicadas a seres humanos – em especial aos donos – quando os cães foram domesticados. Além de afeto, a lambidela pode ser uma demonstração de reverência.
Nesse caso as lambidelas são geralmente mútuas e acontecem principalmente quando eles estão a descansar. Independentemente de ser dirigido a outros cães ou a pessoas, o lamber é sempre um cumprimento amigável, um sinal de alegria ou uma expressão de amizade.
Como o humano oferece alimento, carinho e atenção, eles podem usar as lambidas como uma forma de demonstrar identificação e agradecimento. Pela lambida eles consegue reconhecer o humor, identificar o estado de saúde, e ainda, descobrir por onde o humano esteve e até com quais pessoas ele andou antes de chegar em casa.
A forma mais comum e conhecida de demonstração de contentamento dos cães é o balançar do rabo. Apesar de não ser exclusivo para mostrar alegria, é uma das formas de mostrar afeto e carinho.
Cheira você bastante: Alguns cachorros gostam de ficar perto dos donos e cheirar o pescoço, braços e pernas para absorver o cheiro natural ou perfume. Eles podem até roubar roupas, como meias suadas e camisetas velhas, para levar para onde dormem.
Esse pode, sim, ser um dos vários motivos por que o cachorro lambe o pé do dono. O bichinho pode demonstrar, por meio desse gesto, que gosta muito da companhia do tutor.
O que significa o cachorro te lamber o tempo todo?
É uma forma de confirmação de vínculo entre os cães, ou entre o cachorro e o ser humano. A lambida pode acontecer também como uma forma de “cheirar melhor” algum cão, pessoa ou superfície. No céu da boca do cachorro existe um órgão específico para auxiliar na captação de moléculas de cheiro.
Assim, quando o cachorro lambe o dono, pode estar querendo dizer alguma coisa citada acima: pode ser um simples gesto de demonstração de afeto e adoração, para comer ou descobrir para onde o tutor foi e se ele está de bom humor.
O que significa quando seu cachorro fica te seguindo?
Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência. Em alguns casos, pode ser até porque o pote de ração dele está vazio. Confira alguns possíveis motivos de por que o cachorro segue o dono.
O que significa quando o cachorro se espreguiça na sua frente?
Este é um movimento caraterístico que os cães fazem e que parece um espreguiçar demorado. É uma forma de os cães sinalizarem uns aos outros que gostariam de brincar. Na posição de brincadeira, o cão apresenta-se com a anca no ar e encosta a parte da frente ao chão com as patas anteriores esticadas à frente.
O peludo que lambe seu corpo, a parede, o chão e tudo o que vê pela frente pode estar apresentando um distúrbio de comportamento. Este possivelmente está relacionado a problemas compulsivos, estresse e ansiedade ou, ainda, a alterações neurológicas.
Se o seu cão começar a lamber-se demasiado, isto pode significar stress ou ansiedade. Barulhos altos, mudança de casa ou ansiedade de separação podem provocar stress no seu cão, que procurará formas de se acalmar. O ato de lamber liberta endorfinas, que ajudam o seu cão a acalmar-se em situações stressantes.
Apesar de alguns estudos, incluindo um publicado na prestigiada revista Nature, afirmarem que ter um animal de estimação desde a infância pode ajudar a reduzir o risco de alergias ou doenças como a asma, os especialistas aconselham evitar o contato da boca do animal com nosso rosto e nossa comida.
O que significa quando seu cachorro fica te olhando?
8 – Olhar nos olhos: o contato visual é uma forma de comunicação importante para os cães. Se o seu cachorro te olha nos olhos, é prova de de que ele está confiante e se sente bem com você.
O que significa quando o cachorro começa a lamber você?
Essa é uma prática comum dos cães para chamar a atenção do seu dono, principalmente quando estão carentes. Os cães associam as lambidas ao amor, e costumam repetir esse ato para pedir carinho.
Os cães podem lamber seus tutores por outras diversas razões, como pedir carinho, chamar a atenção, ou até mesmo se o tutor está transpirando bastante.
Normalmente, os cachorros lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho. Os “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas.
Então, nesse caso, o que fazer para o cachorro parar de lamber é retirar objetos perigosos ao alcance. As lambidas podem ser causadas por estresse, ansiedade e até solidão, sentimentos que podem ser agravados na ausência do tutor, por exemplo. Então, é preciso acostumar o pet a passar algum tempo sozinho.
Definitivamente, a razão mais comum são as causas comportamentais. O estresse, ansiedade, ócio, depressão ou até mesmo a falta de atenção podem desencadear o problema. Quando um cachorro fica muito tempo parado, ele busca outras formas de gastar toda a energia disponível, entre elas a lambedura.
Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho. Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver.
Os olhos de um cachorro dizem muito e você pode se comunicar da mesma forma. Quando um cão te olha de forma fixa, é uma maneira de dizer 'Eu te amo'. A oxitocina, o 'hormônio do amor', aumenta tanto em cães quanto em humanos quando eles compartilham um olhar gentil.
Quando um cachorro te lambe, ele quer dizer que você é importante na vida dele, que faz bem estar perto de você. Claro que não pode ser nada exagerado. Aquele cachorro que lambe o tempo todo, pode denotar insegurança e carência excessiva de atenção. Mas uma lambidinha fofa é um delicioso “eu te amo”.
Alguns comportamentos específicos ajudam a descobrir quem é o “preferido” do pet. Por exemplo, se o bichinho costuma seguir você o tempo todo (e não faz o mesmo com outros integrantes da família), ele provavelmente o adotou como tutor ou tutora. Outro indício é ele mostrar brinquedos e chamar você para brincar.