O cordão umbilical liga o bebê à placenta, órgão responsável por transferir oxigênio e micronutrientes da mãe para o bebê. Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.
Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco. Isso é chamado de granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado. Pode surgir também uma protuberância abaixo do umbigo conhecida como hérnia umbilical.
Dra. Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.
Desde sempre, ela ouvia as pessoas dizerem que era bom guardar o umbigo para depois enterrar, isso porque existe uma lenda que diz que ao enterrar o umbigo próximo a um pé de bananeira traz sorte da vida da criança. “É para ser próspera.
Com quantos dias é normal cair o umbigo do bebê? | Dra. Tati Lemos
O que diz a Bíblia sobre guardar umbigo?
Quando você nasceu, ninguém se importou, ninguém cortou o cordão umbilical, ninguém se preocupou em lavar e esfregar seu corpo com sal, ninguém a vestiu. Foi assim que eu a encontrei. Ninguém teve pena, ninguém se interessou por você, para dar um pouco de carinho e compaixão.
Antigamente, a tradição era enterrar o umbigo do bebê em um lugar que determinasse o futuro da criança. Embaixo de uma roseira para uma linda mulher, na porteira da fazenda para um fazendeiro próspero e assim por diante.
Com o avanço da ciência está comprovado que o armazenamento deste pequeno pedaço do corpo que liga o feto a mãe pode evitar doenças e salvar vidas no futuro. O congelamento do cordão é tão importante porque em seu sangue estão localizadas células-tronco, consideradas muito especiais.
Você deve estar se perguntando, agora, o que fazer para que o cordão umbilical seja armazenado após o nascimento do bebê. É possível evitar o descarte doando o cordão para um banco público da rede BrasilCord. No banco público, o sangue de cordão umbilical é coletado por um profissional no momento do parto.
Dica: pode limpar sem medo, o bebê não sente nenhuma dor no processo, pois as células da região já estão mortas. O cordão umbilical deve cair entre uma e duas semanas de vida.
Ele vai ressecar e endurecer antes de finalmente cair. A cor também muda: o coto umbilical fica amarelado, vai escurecendo até cair. Quanto tempo demora para cair o coto umbilical? O coto umbilical costuma cair entre 7 e 15 dias de vida do recém-nascido.
Quanto tempo leva para o umbigo do bebê entrar para dentro?
Em média, a cicatrização do tecido demora de 7 a 14 dias para acontecer. Após esse período, o coto umbilical acaba caindo naturalmente, como uma casquinha de machucado. É neste momento que o umbigo “para fora” pode se revelar.
Doença infecciosa aguda também conhecida como “mal de sete dias”, grave, não contagiosa, que acomete o recém nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante.
A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço.
Caso o bebê apresente algum desconforto durante a limpeza ou haja secreção de cor amarela com mau cheiro ou vermelhidão ao redor da região umbilical, um profissional de saúde deve ser procurado.
O chakra umbilical dá a energia vital. Também é o que guarda tudo aquilo que faz o corpo se movimentar, se abastecer e se sentir vivo. É por isso que sua cor é o laranja, igualmente associado à energia. Quando alguém está precisando de energia, inclusive, pode usar algo dessa cor, seja uma pedra ou uma roupa.
Para estes(as) indígenas, o ato de enterrar o coto umbilical atua em prol da constituição da pessoa e do parentesco, das capacidades de agir no mundo como parente, das habilidades conferidas no desempenho de um ofício, bem como é considerado uma das primeiras formas de conectar a pessoa humana à terra.
Uma delas sugere que a sobra do umbigo deve ser enterrada junto a uma planta para garantir prosperidade. Outra diz que se deve dar o coto para uma vaca comer para atrair sorte.
E nos adultos, qual a função do umbigo? Depois do nascimento, o umbigo torna-se meramente uma cicatriz. Ele deixa de ter uma função fisiológica, ainda que esteja presente em todos os seres humanos. No entanto, é fundamental continuar higienizando bem a região.
Colocar o esparadrapo para tampar o umbigo é uma crença muito antiga, que muitas pessoas acreditam ser um pequeno ritual de proteção. Dizem que ao tampar o chakra umbilical você estaria repelindo energias negativas que tentassem entrar no seu campo.
Muitas mães ficam em dúvida de como fica o umbigo depois que cai. Afinal, depois que isso acontece, a pele subjacente deve, na melhor das hipóteses, se curar sozinha. Em alguns casos, pode parecer um pouco áspero ou sair um pouco de líquido. Mas não se desespere, apenas mantenha o umbigo do seu bebê seco e limpo.